RESULTADOS DA PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO RAINHA DO SERTÃO (UNICATÓLICA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Leonardo Araújo; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sousa, Manoel Messias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1486
Resumo: Este artigo objetiva apresentar os principais resultados de uma pesquisa de acompanhamento dos alunos egressos do Centro Universitário Rainha do Sertão (UNICATÓLICA). A pesquisa utilizou de método quantitativo e amostral (n= 1.074) para coleta de dados junto aos alunos egressos de dez cursos de graduação da IES. A pesquisa investigou sobre quatro categorias de análise: perfil sócio econômico, efetividade profissional, avaliação do curso, e relação com a instituição. Os resultados da pesquisa refletem em indicadores que devem ser analisados como instrumentos para subsidiar avaliação, planejamento e qualidade no serviço da IES. A pesquisa foi realizada tomando como referência dados estratificados de dez cursos diferentes. No entanto este artigo apresenta os dados descritivos acerca à amostra completa do estudo. Como destaque para estes dados percebemos razoável estabilidade econômica dos ex-alunos, sua rápida absorção pelo mercado de trabalho, avaliações satisfatórias em relação à formação, e pouca participação dos egressos nos espaços e serviços da IES após a graduação.
id Católica_2417b239adf03699b3cc515be7715891
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1486
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling RESULTADOS DA PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO RAINHA DO SERTÃO (UNICATÓLICA)Ciências SociaisPesquisa de avaliação. Acompanhamento de egressos. Ensino superior.Este artigo objetiva apresentar os principais resultados de uma pesquisa de acompanhamento dos alunos egressos do Centro Universitário Rainha do Sertão (UNICATÓLICA). A pesquisa utilizou de método quantitativo e amostral (n= 1.074) para coleta de dados junto aos alunos egressos de dez cursos de graduação da IES. A pesquisa investigou sobre quatro categorias de análise: perfil sócio econômico, efetividade profissional, avaliação do curso, e relação com a instituição. Os resultados da pesquisa refletem em indicadores que devem ser analisados como instrumentos para subsidiar avaliação, planejamento e qualidade no serviço da IES. A pesquisa foi realizada tomando como referência dados estratificados de dez cursos diferentes. No entanto este artigo apresenta os dados descritivos acerca à amostra completa do estudo. Como destaque para estes dados percebemos razoável estabilidade econômica dos ex-alunos, sua rápida absorção pelo mercado de trabalho, avaliações satisfatórias em relação à formação, e pouca participação dos egressos nos espaços e serviços da IES após a graduação.Núcleo de Publicação UNICATÓLICALima, Leonardo Araújo; Centro Universitário Católica de QuixadáSousa, Manoel Messias de2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/148610.25190/rec.v5i1.1486Revista Expressão Católica; v. 5, n. 1 (2016): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v5i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1486/1218/*ref*/ANDRIOLA, W. B. Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ensaio: aval. pol.. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.17, n. 62, p. 153-168. 2009./*ref*/______. Avaliando o Impacto da Qualidade da Gestão Acadêmica no Desempenho dos Cursos de Graduação. Um Estudo em Universidade Pública Brasileira. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, Fortaleza, v. 8, n.2, p. 233-254. 2015./*ref*/ANTUNES, Ricardo L. C. O Caracol e Sua Concha: Ensaios Sobre a Nova Morfologia do Trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005./*ref*/BRASIL. Lei Nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 (Institui o Estatuto da Juventude). Brasília, 2013./*ref*/RISTOFF, D. I. Avaliação Institucional: pensando princípios. In: DIAS SOBRINHO, J.; BALZAN, N. C. Avaliação institucional: teorias e experiências. São Paulo: Cortez, 2005.Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:22.528Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv RESULTADOS DA PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO RAINHA DO SERTÃO (UNICATÓLICA)
title RESULTADOS DA PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO RAINHA DO SERTÃO (UNICATÓLICA)
spellingShingle RESULTADOS DA PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO RAINHA DO SERTÃO (UNICATÓLICA)
Lima, Leonardo Araújo; Centro Universitário Católica de Quixadá
Ciências Sociais
Pesquisa de avaliação. Acompanhamento de egressos. Ensino superior.
title_short RESULTADOS DA PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO RAINHA DO SERTÃO (UNICATÓLICA)
title_full RESULTADOS DA PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO RAINHA DO SERTÃO (UNICATÓLICA)
title_fullStr RESULTADOS DA PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO RAINHA DO SERTÃO (UNICATÓLICA)
title_full_unstemmed RESULTADOS DA PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO RAINHA DO SERTÃO (UNICATÓLICA)
title_sort RESULTADOS DA PESQUISA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO RAINHA DO SERTÃO (UNICATÓLICA)
author Lima, Leonardo Araújo; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_facet Lima, Leonardo Araújo; Centro Universitário Católica de Quixadá
Sousa, Manoel Messias de
author_role author
author2 Sousa, Manoel Messias de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Leonardo Araújo; Centro Universitário Católica de Quixadá
Sousa, Manoel Messias de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Pesquisa de avaliação. Acompanhamento de egressos. Ensino superior.
topic Ciências Sociais
Pesquisa de avaliação. Acompanhamento de egressos. Ensino superior.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo objetiva apresentar os principais resultados de uma pesquisa de acompanhamento dos alunos egressos do Centro Universitário Rainha do Sertão (UNICATÓLICA). A pesquisa utilizou de método quantitativo e amostral (n= 1.074) para coleta de dados junto aos alunos egressos de dez cursos de graduação da IES. A pesquisa investigou sobre quatro categorias de análise: perfil sócio econômico, efetividade profissional, avaliação do curso, e relação com a instituição. Os resultados da pesquisa refletem em indicadores que devem ser analisados como instrumentos para subsidiar avaliação, planejamento e qualidade no serviço da IES. A pesquisa foi realizada tomando como referência dados estratificados de dez cursos diferentes. No entanto este artigo apresenta os dados descritivos acerca à amostra completa do estudo. Como destaque para estes dados percebemos razoável estabilidade econômica dos ex-alunos, sua rápida absorção pelo mercado de trabalho, avaliações satisfatórias em relação à formação, e pouca participação dos egressos nos espaços e serviços da IES após a graduação.
description Este artigo objetiva apresentar os principais resultados de uma pesquisa de acompanhamento dos alunos egressos do Centro Universitário Rainha do Sertão (UNICATÓLICA). A pesquisa utilizou de método quantitativo e amostral (n= 1.074) para coleta de dados junto aos alunos egressos de dez cursos de graduação da IES. A pesquisa investigou sobre quatro categorias de análise: perfil sócio econômico, efetividade profissional, avaliação do curso, e relação com a instituição. Os resultados da pesquisa refletem em indicadores que devem ser analisados como instrumentos para subsidiar avaliação, planejamento e qualidade no serviço da IES. A pesquisa foi realizada tomando como referência dados estratificados de dez cursos diferentes. No entanto este artigo apresenta os dados descritivos acerca à amostra completa do estudo. Como destaque para estes dados percebemos razoável estabilidade econômica dos ex-alunos, sua rápida absorção pelo mercado de trabalho, avaliações satisfatórias em relação à formação, e pouca participação dos egressos nos espaços e serviços da IES após a graduação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1486
10.25190/rec.v5i1.1486
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1486
identifier_str_mv 10.25190/rec.v5i1.1486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1486/1218
/*ref*/ANDRIOLA, W. B. Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ensaio: aval. pol.. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.17, n. 62, p. 153-168. 2009.
/*ref*/______. Avaliando o Impacto da Qualidade da Gestão Acadêmica no Desempenho dos Cursos de Graduação. Um Estudo em Universidade Pública Brasileira. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, Fortaleza, v. 8, n.2, p. 233-254. 2015.
/*ref*/ANTUNES, Ricardo L. C. O Caracol e Sua Concha: Ensaios Sobre a Nova Morfologia do Trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.
/*ref*/BRASIL. Lei Nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 (Institui o Estatuto da Juventude). Brasília, 2013.
/*ref*/RISTOFF, D. I. Avaliação Institucional: pensando princípios. In: DIAS SOBRINHO, J.; BALZAN, N. C. Avaliação institucional: teorias e experiências. São Paulo: Cortez, 2005.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 5, n. 1 (2016): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v5i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948717067272192