TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Leonardo Rocha; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cavalcante, Francisca Linéia de Lima, Meireles, Alandson Mendonça Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1413
Resumo: Este trabalho apresenta uma avaliação crítica sistematizada sobre a utilização das tecnologias como uma prática pedagógica inovadora, com o intuito de substituir os métodos tradicionais de ensino, baseados no Instrucionismo, pelos aspectos relacionados ao Construcionismo. Nessa perspectiva é abordada uma evolução das tecnologias, desde as máquinas de ensinar, propostas por Skinner, até a utilização do computador e da robótica educacional, enfatizando os princípios da teoria Construcionista como mecanismos para uma inovação pedagógica, ressaltando o pensamento pedagógico de um dos estudiosos seminais do século XX que é Seymour Papert, contextualizando a importância da análise das suas ideias pedagógicas para o contexto social dos séculos XX e XXI. São apresentadas algumas seções que abordam mecanismos sobre a relação entre educação e tecnologia, robótica educacional, construcionismo e inovação pedagógica.
id Católica_24f64b2a28c2382f486136641710909e
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1413
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORACiências SociaisTecnologia. Instrucionismo. Construcionismo. Inovação.Este trabalho apresenta uma avaliação crítica sistematizada sobre a utilização das tecnologias como uma prática pedagógica inovadora, com o intuito de substituir os métodos tradicionais de ensino, baseados no Instrucionismo, pelos aspectos relacionados ao Construcionismo. Nessa perspectiva é abordada uma evolução das tecnologias, desde as máquinas de ensinar, propostas por Skinner, até a utilização do computador e da robótica educacional, enfatizando os princípios da teoria Construcionista como mecanismos para uma inovação pedagógica, ressaltando o pensamento pedagógico de um dos estudiosos seminais do século XX que é Seymour Papert, contextualizando a importância da análise das suas ideias pedagógicas para o contexto social dos séculos XX e XXI. São apresentadas algumas seções que abordam mecanismos sobre a relação entre educação e tecnologia, robótica educacional, construcionismo e inovação pedagógica.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAMoreira, Leonardo Rocha; Centro Universitário Católica de QuixadáCavalcante, Francisca Linéia de LimaMeireles, Alandson Mendonça Ribeiro2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/141310.25190/rec.v3i1.1413Revista Expressão Católica; v. 3, n. 1 (2014): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v3i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1413/1146/*ref*/ALMEIDA, Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. Coleção Informática para a mudança na Educação. Brasília: Ministério da Educação e Cultura (MEC), Proinfo, 2000./*ref*/DEWEY, John. Experiência e educação: textos fundantes de educação. Petrópolis: Vozes, 2010./*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Inovação Pedagógica: Significado e Campo (de investigação). In Alice Mendonça & António V. Bento (Org). Educação em Tempo de Mudança. Funchal: Grafimadeira, pp 277-287, 2008./*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Convergência entre a teoria de Vygotsky e o construtivismo/construcionismo (draft). Ilha da Madeira (PT): Universidadde da Madeira, 2004./*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Avaliar Software “Educativo”. In: Actas da III Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga: Universidade do Minho, 2003./*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Novas tecnologias, cognição e cultura: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico (4,16 Mbytes) (tese de Doutoramento). Lisboa: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2000./*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970./*ref*/KUHN, T. S. The Structure of Scientific Revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1962./*ref*/PAPERT, S. A Família em Rede - Ultrapassando a barreira digital entre gerações. Lisboa: Relógio D’água Editores, 1996./*ref*/PAPERT, S. The cildren´s machine: Rethinking schools in the age of computer. New York: Basic Books, 1993./*ref*/PAPERT, S. Computer as Material: Messing with Time. In R. P. Taylor (Ed.) The computer in the school: Tutor, tool, tutee. New York: Teachers College Press, 1988./*ref*/PAPERT, S. Mindstorms - Children, Computers and Powerful Ideas. New York: Basic Books, Inc.., 1980./*ref*/PIAGET, J. Fazer e Compreender. São Paulo: Editora Melhoramentos e Editora da Universidade de São Paulo, 1972./*ref*/SOUSA, M. J; FINO, C. N. As Tic abrindo caminho a um novo paradigma educacional, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, I Volume (p. 371 - 381). Braga: Universidade do Minho, 2001./*ref*/TOFFLER, Alvin. O choque do futuro. Editora Artenova: Rio de Janeiro, 1973./*ref*/VALENTE, José Armando . Diferentes usos do Computador na Educação. http://www.proinfo.gov.br/didatica/testosie/prf_txtie2.shtm. 2000. Acesso em 25 de novembro de 2013./*ref*/VALENTE, José Armando. “A Espiral da Espiral de Aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação”, Tese (Livre Docência) – Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, abril 2005./*ref*/VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:22.819Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA
title TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA
spellingShingle TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA
Moreira, Leonardo Rocha; Centro Universitário Católica de Quixadá
Ciências Sociais
Tecnologia. Instrucionismo. Construcionismo. Inovação.
title_short TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA
title_full TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA
title_fullStr TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA
title_sort TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA
author Moreira, Leonardo Rocha; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_facet Moreira, Leonardo Rocha; Centro Universitário Católica de Quixadá
Cavalcante, Francisca Linéia de Lima
Meireles, Alandson Mendonça Ribeiro
author_role author
author2 Cavalcante, Francisca Linéia de Lima
Meireles, Alandson Mendonça Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Leonardo Rocha; Centro Universitário Católica de Quixadá
Cavalcante, Francisca Linéia de Lima
Meireles, Alandson Mendonça Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Tecnologia. Instrucionismo. Construcionismo. Inovação.
topic Ciências Sociais
Tecnologia. Instrucionismo. Construcionismo. Inovação.
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho apresenta uma avaliação crítica sistematizada sobre a utilização das tecnologias como uma prática pedagógica inovadora, com o intuito de substituir os métodos tradicionais de ensino, baseados no Instrucionismo, pelos aspectos relacionados ao Construcionismo. Nessa perspectiva é abordada uma evolução das tecnologias, desde as máquinas de ensinar, propostas por Skinner, até a utilização do computador e da robótica educacional, enfatizando os princípios da teoria Construcionista como mecanismos para uma inovação pedagógica, ressaltando o pensamento pedagógico de um dos estudiosos seminais do século XX que é Seymour Papert, contextualizando a importância da análise das suas ideias pedagógicas para o contexto social dos séculos XX e XXI. São apresentadas algumas seções que abordam mecanismos sobre a relação entre educação e tecnologia, robótica educacional, construcionismo e inovação pedagógica.
description Este trabalho apresenta uma avaliação crítica sistematizada sobre a utilização das tecnologias como uma prática pedagógica inovadora, com o intuito de substituir os métodos tradicionais de ensino, baseados no Instrucionismo, pelos aspectos relacionados ao Construcionismo. Nessa perspectiva é abordada uma evolução das tecnologias, desde as máquinas de ensinar, propostas por Skinner, até a utilização do computador e da robótica educacional, enfatizando os princípios da teoria Construcionista como mecanismos para uma inovação pedagógica, ressaltando o pensamento pedagógico de um dos estudiosos seminais do século XX que é Seymour Papert, contextualizando a importância da análise das suas ideias pedagógicas para o contexto social dos séculos XX e XXI. São apresentadas algumas seções que abordam mecanismos sobre a relação entre educação e tecnologia, robótica educacional, construcionismo e inovação pedagógica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1413
10.25190/rec.v3i1.1413
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1413
identifier_str_mv 10.25190/rec.v3i1.1413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1413/1146
/*ref*/ALMEIDA, Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. Coleção Informática para a mudança na Educação. Brasília: Ministério da Educação e Cultura (MEC), Proinfo, 2000.
/*ref*/DEWEY, John. Experiência e educação: textos fundantes de educação. Petrópolis: Vozes, 2010.
/*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Inovação Pedagógica: Significado e Campo (de investigação). In Alice Mendonça & António V. Bento (Org). Educação em Tempo de Mudança. Funchal: Grafimadeira, pp 277-287, 2008.
/*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Convergência entre a teoria de Vygotsky e o construtivismo/construcionismo (draft). Ilha da Madeira (PT): Universidadde da Madeira, 2004.
/*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Avaliar Software “Educativo”. In: Actas da III Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga: Universidade do Minho, 2003.
/*ref*/FINO, Carlos Nogueira. Novas tecnologias, cognição e cultura: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico (4,16 Mbytes) (tese de Doutoramento). Lisboa: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2000.
/*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
/*ref*/KUHN, T. S. The Structure of Scientific Revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1962.
/*ref*/PAPERT, S. A Família em Rede - Ultrapassando a barreira digital entre gerações. Lisboa: Relógio D’água Editores, 1996.
/*ref*/PAPERT, S. The cildren´s machine: Rethinking schools in the age of computer. New York: Basic Books, 1993.
/*ref*/PAPERT, S. Computer as Material: Messing with Time. In R. P. Taylor (Ed.) The computer in the school: Tutor, tool, tutee. New York: Teachers College Press, 1988.
/*ref*/PAPERT, S. Mindstorms - Children, Computers and Powerful Ideas. New York: Basic Books, Inc.., 1980.
/*ref*/PIAGET, J. Fazer e Compreender. São Paulo: Editora Melhoramentos e Editora da Universidade de São Paulo, 1972.
/*ref*/SOUSA, M. J; FINO, C. N. As Tic abrindo caminho a um novo paradigma educacional, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, I Volume (p. 371 - 381). Braga: Universidade do Minho, 2001.
/*ref*/TOFFLER, Alvin. O choque do futuro. Editora Artenova: Rio de Janeiro, 1973.
/*ref*/VALENTE, José Armando . Diferentes usos do Computador na Educação. http://www.proinfo.gov.br/didatica/testosie/prf_txtie2.shtm. 2000. Acesso em 25 de novembro de 2013.
/*ref*/VALENTE, José Armando. “A Espiral da Espiral de Aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação”, Tese (Livre Docência) – Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, abril 2005.
/*ref*/VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 3, n. 1 (2014): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v3i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948717129138176