MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1449 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle vem se inserindo na educação e se disseminando. O objetivo desse trabalho é apresentar e analisar os recursos desse ambiente, como eles funcionam e de que forma podem influenciar na comunicação e no processo de aprendizagem dos alunos. Utilizou-se de análise qualitativa e pesquisa bibliográfica para as devidas análises e colaborações teóricas, obtendo-se esclarecimentos sobre as relações existentes no nível de comunicação e aprendizagem do Moodle e suas ferramentas. |
id |
Católica_2a088c34fb4a9334330919ea8982d6b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1449 |
network_acronym_str |
Católica |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMCiências SociaisMoodle. Ferramentas. Comunicação. Aprendizagem.O presente trabalho apresenta como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle vem se inserindo na educação e se disseminando. O objetivo desse trabalho é apresentar e analisar os recursos desse ambiente, como eles funcionam e de que forma podem influenciar na comunicação e no processo de aprendizagem dos alunos. Utilizou-se de análise qualitativa e pesquisa bibliográfica para as devidas análises e colaborações teóricas, obtendo-se esclarecimentos sobre as relações existentes no nível de comunicação e aprendizagem do Moodle e suas ferramentas.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASilva Júnior, Antonio Neuton da; Centro Universitário Católica de QuixadáLima, Gabriela Cíntia Cavalcante deBezerra, Júlio César Cavalcante2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/144910.25190/rec.v4i1.1449Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1449/1182/*ref*/ARCOS, Catarina. MOODLE: O que é o moodle? 2010. Disponível em: https://sites.google.com/a/eu.ipp.pt/moodle/home/historia. Acesso em: 06 set. 2013./*ref*/BEHAR, Patricia Alejandra. Modelos pedagógicos em educação à distância. In:BEHAR, P.A.(Org.). Modelos pedagógicos em educação à distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. p.15-32. Disponível em:<http://www.umcpos.com.b r/centraldoaluno/arquivos/31_10_2012_164/Texto_4._Modelos_Pedagogicos_em_Educacao_a_Distancia.pdf>. Acesso em: 29 set. 2013./*ref*/COELHO, Pollyanna Jericó Pinto; ALVES, Jefferson Fernandes. Visões camaleônicas: vantagens e limites do uso vídeo no processo de ensino-aprendizagem. Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina, n.13, p.111-122, dez.2005. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos /files/Revista/N%2013/artigo10.pdf>. Acesso em: 20 set. 2013./*ref*/FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO. Núcleo de Pesquisa. Regulamento de trabalhos científicos. Quixadá: FCRS, 2012. Disponível em: <http://catolicadequixada.files.wordpress.com/2013/06/regulamento-de-trabalh os-cientc3adficos-2012-2.pdf>. Acesso em: 19 set. 2013./*ref*/IAHN, Luciene Ferreira; BENTES, Roberto de Fino. Ambiente Virtual de Aprendizagem apoiando melhorias no ensino presencial e a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, Manaus, Brasil, p. 1-10, 2011. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/c d/201.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2014./*ref*/LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática; Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993./*ref*/OLIVEIRA, Manfredo A. de. Reviravolta lingüístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Edições Loyola, 2008./*ref*/PEDROSO, Deucélia Eva. Interfaces Gráficas em Ambientes de E-learning: Caso VIASK. Florianopólis, 2002, 120p. Dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2002. Disponível em:<https://epositorio.ufsc.br/ bitstream/handle/123456789/83286/222581.pdf?sequence=1>. Acesso em: 29 set.2013./*ref*/REGO, Mauro Alex; PADOVANI, Stephania. Requisitos para o design de interface de ambiente virtual de aprendizagem voltado à capacitação de agentes do design possível. In: III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE: DESAFIOS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, Paraná, Brasil, 2009. Disponível em: <http://www.designemartigos.com.br/design-de-interface-para-ambiente-virtual-de-aprendizagem/>. Acesso em: 03 jul. 2013./*ref*/SANTOS, Edméa Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas. Revista FAEBA: Educação e Contemporaneidade, v.11, n. 18, p.425-435, nov. 2003. Disponível em: <http://www.uneb.br/revistada faeeba/files/2011/05/numero18.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2013.Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:27Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:27.965Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
title |
MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Silva Júnior, Antonio Neuton da; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Moodle. Ferramentas. Comunicação. Aprendizagem. |
title_short |
MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
title_full |
MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
author |
Silva Júnior, Antonio Neuton da; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Silva Júnior, Antonio Neuton da; Centro Universitário Católica de Quixadá Lima, Gabriela Cíntia Cavalcante de Bezerra, Júlio César Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Gabriela Cíntia Cavalcante de Bezerra, Júlio César Cavalcante |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Júnior, Antonio Neuton da; Centro Universitário Católica de Quixadá Lima, Gabriela Cíntia Cavalcante de Bezerra, Júlio César Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Moodle. Ferramentas. Comunicação. Aprendizagem. |
topic |
Ciências Sociais Moodle. Ferramentas. Comunicação. Aprendizagem. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho apresenta como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle vem se inserindo na educação e se disseminando. O objetivo desse trabalho é apresentar e analisar os recursos desse ambiente, como eles funcionam e de que forma podem influenciar na comunicação e no processo de aprendizagem dos alunos. Utilizou-se de análise qualitativa e pesquisa bibliográfica para as devidas análises e colaborações teóricas, obtendo-se esclarecimentos sobre as relações existentes no nível de comunicação e aprendizagem do Moodle e suas ferramentas. |
description |
O presente trabalho apresenta como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle vem se inserindo na educação e se disseminando. O objetivo desse trabalho é apresentar e analisar os recursos desse ambiente, como eles funcionam e de que forma podem influenciar na comunicação e no processo de aprendizagem dos alunos. Utilizou-se de análise qualitativa e pesquisa bibliográfica para as devidas análises e colaborações teóricas, obtendo-se esclarecimentos sobre as relações existentes no nível de comunicação e aprendizagem do Moodle e suas ferramentas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1449 10.25190/rec.v4i1.1449 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1449 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v4i1.1449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1449/1182 /*ref*/ARCOS, Catarina. MOODLE: O que é o moodle? 2010. Disponível em: https://sites.google.com/a/eu.ipp.pt/moodle/home/historia. Acesso em: 06 set. 2013. /*ref*/BEHAR, Patricia Alejandra. Modelos pedagógicos em educação à distância. In:BEHAR, P.A.(Org.). Modelos pedagógicos em educação à distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. p.15-32. Disponível em:<http://www.umcpos.com.b r/centraldoaluno/arquivos/31_10_2012_164/Texto_4._Modelos_Pedagogicos_em_Educacao_a_Distancia.pdf>. Acesso em: 29 set. 2013. /*ref*/COELHO, Pollyanna Jericó Pinto; ALVES, Jefferson Fernandes. Visões camaleônicas: vantagens e limites do uso vídeo no processo de ensino-aprendizagem. Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina, n.13, p.111-122, dez.2005. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos /files/Revista/N%2013/artigo10.pdf>. Acesso em: 20 set. 2013. /*ref*/FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO. Núcleo de Pesquisa. Regulamento de trabalhos científicos. Quixadá: FCRS, 2012. Disponível em: <http://catolicadequixada.files.wordpress.com/2013/06/regulamento-de-trabalh os-cientc3adficos-2012-2.pdf>. Acesso em: 19 set. 2013. /*ref*/IAHN, Luciene Ferreira; BENTES, Roberto de Fino. Ambiente Virtual de Aprendizagem apoiando melhorias no ensino presencial e a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, Manaus, Brasil, p. 1-10, 2011. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/c d/201.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2014. /*ref*/LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática; Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. /*ref*/OLIVEIRA, Manfredo A. de. Reviravolta lingüístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Edições Loyola, 2008. /*ref*/PEDROSO, Deucélia Eva. Interfaces Gráficas em Ambientes de E-learning: Caso VIASK. Florianopólis, 2002, 120p. Dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2002. Disponível em:<https://epositorio.ufsc.br/ bitstream/handle/123456789/83286/222581.pdf?sequence=1>. Acesso em: 29 set.2013. /*ref*/REGO, Mauro Alex; PADOVANI, Stephania. Requisitos para o design de interface de ambiente virtual de aprendizagem voltado à capacitação de agentes do design possível. In: III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE: DESAFIOS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, Paraná, Brasil, 2009. Disponível em: <http://www.designemartigos.com.br/design-de-interface-para-ambiente-virtual-de-aprendizagem/>. Acesso em: 03 jul. 2013. /*ref*/SANTOS, Edméa Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas. Revista FAEBA: Educação e Contemporaneidade, v.11, n. 18, p.425-435, nov. 2003. Disponível em: <http://www.uneb.br/revistada faeeba/files/2011/05/numero18.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2013. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v4i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1665948717510819840 |