GESTÃO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vieira, Maria Dias Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1296
Resumo: Envolto no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), surge o trabalho aqui apresentado como movimento de análise da realidade vivida à luz de reflexões teóricas. Este estudo possui uma perspectiva que trata sobre a IES confessional com um olhar direcionado sobre a gestão. Desta forma, para elaboração deste optou-se por um estudo exploratório tendo como principal objetivo a reflexão sobre conceitos e ideias, seguindo os procedimentos de uma investigação bibliográfica. As discussões apresentam-se divididas em três momentos que contemplam: o contexto histórico da educação superior no Brasil; a gestão e a IES confessional; as políticas educacionais e aspectos legais. Observa-se que não existe um modelo que se adéque perfeitamente a uma IES confessional, toda a vivência da instituição esta envolta na realidade onde está inserida, apresentando, assim suas particularidades. Os resultados, obtidos pelo ainda tímido tratamento sobre o assunto, observado na busca de mate
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Observa-se que não existe um modelo que se adéque perfeitamente a uma IES confessional, toda a vivência da instituição esta envolta na realidade onde está inserida, apresentando, assim suas particularidades. Os resultados, obtidos pelo ainda tímido tratamento sobre o assunto, observado na busca de mateNúcleo de Publicação UNICATÓLICATahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; Centro Universitário Católica de QuixadáVieira, Maria Dias Cavalcante2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/129610.25190/rec.v1i2.1296Revista Expressão Católica; v. 1, n. 2 (2012): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v1i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1296/1059/*ref*/BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, NauraSyriaCarapeto; AGUIAR, Márcia Angela da S. Aguiar (Org). 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description Envolto no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), surge o trabalho aqui apresentado como movimento de análise da realidade vivida à luz de reflexões teóricas. Este estudo possui uma perspectiva que trata sobre a IES confessional com um olhar direcionado sobre a gestão. Desta forma, para elaboração deste optou-se por um estudo exploratório tendo como principal objetivo a reflexão sobre conceitos e ideias, seguindo os procedimentos de uma investigação bibliográfica. As discussões apresentam-se divididas em três momentos que contemplam: o contexto histórico da educação superior no Brasil; a gestão e a IES confessional; as políticas educacionais e aspectos legais. Observa-se que não existe um modelo que se adéque perfeitamente a uma IES confessional, toda a vivência da instituição esta envolta na realidade onde está inserida, apresentando, assim suas particularidades. Os resultados, obtidos pelo ainda tímido tratamento sobre o assunto, observado na busca de mate
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