GESTÃO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1296 |
Resumo: | Envolto no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), surge o trabalho aqui apresentado como movimento de análise da realidade vivida à luz de reflexões teóricas. Este estudo possui uma perspectiva que trata sobre a IES confessional com um olhar direcionado sobre a gestão. Desta forma, para elaboração deste optou-se por um estudo exploratório tendo como principal objetivo a reflexão sobre conceitos e ideias, seguindo os procedimentos de uma investigação bibliográfica. As discussões apresentam-se divididas em três momentos que contemplam: o contexto histórico da educação superior no Brasil; a gestão e a IES confessional; as políticas educacionais e aspectos legais. Observa-se que não existe um modelo que se adéque perfeitamente a uma IES confessional, toda a vivência da instituição esta envolta na realidade onde está inserida, apresentando, assim suas particularidades. Os resultados, obtidos pelo ainda tímido tratamento sobre o assunto, observado na busca de mate |
id |
Católica_2ce897d103c75c19fa007b7c356a2ae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1296 |
network_acronym_str |
Católica |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONALCiências SociaisGestão. Reflexão. IES Confessional.Envolto no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), surge o trabalho aqui apresentado como movimento de análise da realidade vivida à luz de reflexões teóricas. Este estudo possui uma perspectiva que trata sobre a IES confessional com um olhar direcionado sobre a gestão. Desta forma, para elaboração deste optou-se por um estudo exploratório tendo como principal objetivo a reflexão sobre conceitos e ideias, seguindo os procedimentos de uma investigação bibliográfica. As discussões apresentam-se divididas em três momentos que contemplam: o contexto histórico da educação superior no Brasil; a gestão e a IES confessional; as políticas educacionais e aspectos legais. Observa-se que não existe um modelo que se adéque perfeitamente a uma IES confessional, toda a vivência da instituição esta envolta na realidade onde está inserida, apresentando, assim suas particularidades. Os resultados, obtidos pelo ainda tímido tratamento sobre o assunto, observado na busca de mateNúcleo de Publicação UNICATÓLICATahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; Centro Universitário Católica de QuixadáVieira, Maria Dias Cavalcante2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/129610.25190/rec.v1i2.1296Revista Expressão Católica; v. 1, n. 2 (2012): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v1i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1296/1059/*ref*/BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, NauraSyriaCarapeto; AGUIAR, Márcia Angela da S. Aguiar (Org). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2001./*ref*/BRAGA, R.; MONTEIRO, C. Planejamento estratégico – Sistêmico para Instituições de Ensino. São Paulo: Hopper, 2005./*ref*/BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (2004). Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2004/coeficiente_brasil.shtm>. Acesso em: 01 jul. 2012./*ref*/BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (2004). Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2009/>. Acesso em: 01 jul. 2012./*ref*/BRASIL. Plano Nacional De Educação. Brasília: 2000./*ref*/BRASIL. Constituição Federal. Brasilia: 1988./*ref*/BRASIL. Lei 9394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996./*ref*/CURY, C. R. J. Gestão democrática da educação: exigências e desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, São Bernardo do Campo, v. 18, n.2, 2002, v. 18, n. 2, p. 163-174./*ref*/FONSECA, S. Modelos de gestão como “poder organizador” nas IES de administração. 2008. Disponível em: <http://www.raui2008.ul.pt/documentos/raui/sonia_fonseca.pdf.> Acesso: 13 fev. 2011./*ref*/LIBANEO, J. C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2005./*ref*/LIMA, L.C. Construindo modelos de gestão escolar. Portugal: Instituto de Inovação Educacional, 1999 (Cadernos de Organização e Gestão Curricular). Disponível em: <http://www.iie.minedu.pt/edicoes/livros/ccoge>. Acesso em: 15 jan. 2012./*ref*/MOREIRA, H. CALEFFE, L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006./*ref*/NÓBREGA, C. A ciência da gestão – marketing, inovação, estratégia: um físico explica a gestão – a maior inovação do século XX – com uma ciência. 2 ed. Rio de Janeiro: Senc, 2004./*ref*/RAMOS, E.; MENDONÇA, N.; NASSER, S. Avaliação da qualidade do ensino: fazendo e aprendendo. Florianópolis, SC: UFSC, 1994./*ref*/TACHIZAWA, T, ANDRADE, R.O. B. Gestão de Instituições de Ensino. 4. Ed. Rev. amp. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006./*ref*/DRUCKER, P.F.T. Tradução de HESSELBEIN, F. et.al. O Líder do Futuro: visões estratégias e práticas para uma nova era. São Paulo: Futura, 1996./*ref*/SABIA C.P.P. ROSSINHOLI, M. Profissionalização da Gestão das Instituições de Ensino Superior privada na década de 90. In: XII ENANGRAD, 2001. São Paulo, Anais./*ref*/SCHWARTZMAN, J., SCHWARTZMAN, S. O ensino superior privado como setor econômico. 2002. Disponível em: <http://biblioteca.planejamento.gov.br/biblioteca-tematica-1/textos/educacao-cultura/texto-98-2013-o-ensino-superior-privado-como-setor-economico.pdf> Acesso em: 15 ago. 2012./*ref*/TEIXEIRA, Anísio. Educação Superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. 1989. Disponível em: <http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/livros/chama_cap3.htm.> Acesso em: 13 jun. 2012./*ref*/VIANA, A. L. Abordagens Metodológicas em Políticas Públicas. Caderno de Pesquisas NEPP, Campinas, n.5, 1988./*ref*/TEIXEIRA, Anísio. Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1989. 212p.Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:08.823Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAL |
title |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAL |
spellingShingle |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAL Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Gestão. Reflexão. IES Confessional. |
title_short |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAL |
title_full |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAL |
title_fullStr |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAL |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAL |
title_sort |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAL |
author |
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá Vieira, Maria Dias Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Maria Dias Cavalcante |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá Vieira, Maria Dias Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Gestão. Reflexão. IES Confessional. |
topic |
Ciências Sociais Gestão. Reflexão. IES Confessional. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Envolto no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), surge o trabalho aqui apresentado como movimento de análise da realidade vivida à luz de reflexões teóricas. Este estudo possui uma perspectiva que trata sobre a IES confessional com um olhar direcionado sobre a gestão. Desta forma, para elaboração deste optou-se por um estudo exploratório tendo como principal objetivo a reflexão sobre conceitos e ideias, seguindo os procedimentos de uma investigação bibliográfica. As discussões apresentam-se divididas em três momentos que contemplam: o contexto histórico da educação superior no Brasil; a gestão e a IES confessional; as políticas educacionais e aspectos legais. Observa-se que não existe um modelo que se adéque perfeitamente a uma IES confessional, toda a vivência da instituição esta envolta na realidade onde está inserida, apresentando, assim suas particularidades. Os resultados, obtidos pelo ainda tímido tratamento sobre o assunto, observado na busca de mate |
description |
Envolto no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), surge o trabalho aqui apresentado como movimento de análise da realidade vivida à luz de reflexões teóricas. Este estudo possui uma perspectiva que trata sobre a IES confessional com um olhar direcionado sobre a gestão. Desta forma, para elaboração deste optou-se por um estudo exploratório tendo como principal objetivo a reflexão sobre conceitos e ideias, seguindo os procedimentos de uma investigação bibliográfica. As discussões apresentam-se divididas em três momentos que contemplam: o contexto histórico da educação superior no Brasil; a gestão e a IES confessional; as políticas educacionais e aspectos legais. Observa-se que não existe um modelo que se adéque perfeitamente a uma IES confessional, toda a vivência da instituição esta envolta na realidade onde está inserida, apresentando, assim suas particularidades. Os resultados, obtidos pelo ainda tímido tratamento sobre o assunto, observado na busca de mate |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1296 10.25190/rec.v1i2.1296 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1296 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v1i2.1296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1296/1059 /*ref*/BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, NauraSyriaCarapeto; AGUIAR, Márcia Angela da S. Aguiar (Org). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2001. /*ref*/BRAGA, R.; MONTEIRO, C. Planejamento estratégico – Sistêmico para Instituições de Ensino. São Paulo: Hopper, 2005. /*ref*/BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (2004). Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2004/coeficiente_brasil.shtm>. Acesso em: 01 jul. 2012. /*ref*/BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (2004). Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2009/>. Acesso em: 01 jul. 2012. /*ref*/BRASIL. Plano Nacional De Educação. Brasília: 2000. /*ref*/BRASIL. Constituição Federal. Brasilia: 1988. /*ref*/BRASIL. Lei 9394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996. /*ref*/CURY, C. R. J. Gestão democrática da educação: exigências e desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, São Bernardo do Campo, v. 18, n.2, 2002, v. 18, n. 2, p. 163-174. /*ref*/FONSECA, S. Modelos de gestão como “poder organizador” nas IES de administração. 2008. Disponível em: <http://www.raui2008.ul.pt/documentos/raui/sonia_fonseca.pdf.> Acesso: 13 fev. 2011. /*ref*/LIBANEO, J. C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2005. /*ref*/LIMA, L.C. Construindo modelos de gestão escolar. Portugal: Instituto de Inovação Educacional, 1999 (Cadernos de Organização e Gestão Curricular). Disponível em: <http://www.iie.minedu.pt/edicoes/livros/ccoge>. Acesso em: 15 jan. 2012. /*ref*/MOREIRA, H. CALEFFE, L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. /*ref*/NÓBREGA, C. A ciência da gestão – marketing, inovação, estratégia: um físico explica a gestão – a maior inovação do século XX – com uma ciência. 2 ed. Rio de Janeiro: Senc, 2004. /*ref*/RAMOS, E.; MENDONÇA, N.; NASSER, S. Avaliação da qualidade do ensino: fazendo e aprendendo. Florianópolis, SC: UFSC, 1994. /*ref*/TACHIZAWA, T, ANDRADE, R.O. B. Gestão de Instituições de Ensino. 4. Ed. Rev. amp. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. /*ref*/DRUCKER, P.F.T. Tradução de HESSELBEIN, F. et.al. O Líder do Futuro: visões estratégias e práticas para uma nova era. São Paulo: Futura, 1996. /*ref*/SABIA C.P.P. ROSSINHOLI, M. Profissionalização da Gestão das Instituições de Ensino Superior privada na década de 90. In: XII ENANGRAD, 2001. São Paulo, Anais. /*ref*/SCHWARTZMAN, J., SCHWARTZMAN, S. O ensino superior privado como setor econômico. 2002. Disponível em: <http://biblioteca.planejamento.gov.br/biblioteca-tematica-1/textos/educacao-cultura/texto-98-2013-o-ensino-superior-privado-como-setor-economico.pdf> Acesso em: 15 ago. 2012. /*ref*/TEIXEIRA, Anísio. Educação Superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. 1989. Disponível em: <http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/livros/chama_cap3.htm.> Acesso em: 13 jun. 2012. /*ref*/VIANA, A. L. Abordagens Metodológicas em Políticas Públicas. Caderno de Pesquisas NEPP, Campinas, n.5, 1988. /*ref*/TEIXEIRA, Anísio. Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1989. 212p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 1, n. 2 (2012): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v1i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1665948716443369472 |