A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES ACERCA DOS DESAFIOS INERENTES À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS DOCENTES DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE BOA VISTA-RR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Luana Cristina dos Santos; Universidad Internacional Tres Fronteras
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos; Centro Universitário Católica de Quixadá; Instituto Universitário Italiano de Rosário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2160
Resumo: O estudo apresentado neste trabalho traz reflexões sobre os desafios inerentes ao processo de construção de identidade profissional do professor, reconhecendo a importância deste profissional numa visão ampla na sociedade. Desta forma objetivou descrever os desafios inerentes à construção da identidade dos professores da rede de ensino estadual de Boa Vista-RR, causadas por fatores externos e internos, compreendendo de que forma interferem diretamente na prática docente, no período de 2015 a 2016. O estudo priorizou a pesquisa bibliográfica, de campo e descritiva. A coleta de dados ocorreu através da observação não-participantes utilizando a técnica de grupos focais com a participação de 36 professores. Concluiu-se que os desafios inerentes a construção da identidade do professor não ocorre somente pelo campo individual, mas perpassa por todas as relações que o circunda no decorrer da sua história, na relação com o outro, com a escola, com o sistema educacional e com o poder público. THE PERSPECTIVE OF TEACHERS ABOUT THE CHALLENGES INHERENT TO THE CONSTRUCTION OF THE PROFESSIONAL IDENTITY OF THE TEACHERS OF THE TEACHING NETWORK OF THE CITY OF BOA VISTA-RR ABSTRACT The study presented in this paper reflects on the challenges of professional identity construction process of the teacher, recognizing the importance of this professional a broad view in society. In this way, the objective was to describe the challenges inherent to the construction of the identity of the teachers of the state education network of Boa Vista-RR, caused by external and internal factors, including how they directly interfere in teaching practice, from 2015 to 2016. The study prioritized bibliographical field and descriptive research. Data were collected through non-participant observation using the focus group technique with the participation of 36 teachers. It was concluded that the challenges inherent in the construction of the teacher's identity do not only occur through the individual field, but it runs through all the relationships that surround it in the course of its history, in the relationship with the other, with the school, with the educational system and with the government.
id Católica_321cd6069376fa411939f6c244b43393
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2160
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES ACERCA DOS DESAFIOS INERENTES À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS DOCENTES DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE BOA VISTA-RRCiências Huamanas; EducaçãoProfessor. Desafios. Construção Identidade.O estudo apresentado neste trabalho traz reflexões sobre os desafios inerentes ao processo de construção de identidade profissional do professor, reconhecendo a importância deste profissional numa visão ampla na sociedade. Desta forma objetivou descrever os desafios inerentes à construção da identidade dos professores da rede de ensino estadual de Boa Vista-RR, causadas por fatores externos e internos, compreendendo de que forma interferem diretamente na prática docente, no período de 2015 a 2016. O estudo priorizou a pesquisa bibliográfica, de campo e descritiva. A coleta de dados ocorreu através da observação não-participantes utilizando a técnica de grupos focais com a participação de 36 professores. Concluiu-se que os desafios inerentes a construção da identidade do professor não ocorre somente pelo campo individual, mas perpassa por todas as relações que o circunda no decorrer da sua história, na relação com o outro, com a escola, com o sistema educacional e com o poder público. THE PERSPECTIVE OF TEACHERS ABOUT THE CHALLENGES INHERENT TO THE CONSTRUCTION OF THE PROFESSIONAL IDENTITY OF THE TEACHERS OF THE TEACHING NETWORK OF THE CITY OF BOA VISTA-RR ABSTRACT The study presented in this paper reflects on the challenges of professional identity construction process of the teacher, recognizing the importance of this professional a broad view in society. In this way, the objective was to describe the challenges inherent to the construction of the identity of the teachers of the state education network of Boa Vista-RR, caused by external and internal factors, including how they directly interfere in teaching practice, from 2015 to 2016. The study prioritized bibliographical field and descriptive research. Data were collected through non-participant observation using the focus group technique with the participation of 36 teachers. It was concluded that the challenges inherent in the construction of the teacher's identity do not only occur through the individual field, but it runs through all the relationships that surround it in the course of its history, in the relationship with the other, with the school, with the educational system and with the government.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACamargo, Luana Cristina dos Santos; Universidad Internacional Tres FronterasCarneiro, Stânia Nágila Vasconcelos; Centro Universitário Católica de Quixadá; Instituto Universitário Italiano de Rosário2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/216010.25190/rec.v7i2.2160Revista Expressão Católica; v. 7, n. 2 (2018): Rev. Expr. Catól.; 27-342357-848310.25190/rec.v7i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2160/pdf1/*ref*/ALARCÃO, I. Para uma conceptualização dos fenômenos de insucesso/sucesso escolares no ensino superior. In: TAVARES, J.; SANTIAGO, R. A. (Orgs.). Ensino superior (in)sucesso acadêmico. Porto: Porto Editora, 2000./*ref*/BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1985./*ref*/CODO, W. (Coord.). Educação: carinho e trabalho: burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. Petrópolis, RJ: Vozes/Brasília: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação: Universidade de Brasília. Laboratório de Psicologia do Trabalho. 2002./*ref*/DUBAR, C. La socialisation. Construction dês identités sociales e professionnelles. Paris: Armand Colin, 2001./*ref*/GONDIM, S. M. G. Grupos focais como técnicas de investigação qualitativa: desafios metodológicos. In: Fórum de comparação, sugere que é possível conciliar o grupo Investigação qualitativa. 2, 2002, Juiz de Fora – Minas Gerais. Anais... Juiz de Fora: Faculdade de Educação. CD./*ref*/IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. v. 14. São Paulo: Cortez, 2011./*ref*/JAPIASSU, H; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 5. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002./*ref*/LASKY, S. A sociocultural approach to understanding teacher identity, agency and professional vulnerability in a context of secondary school reform. Teaching and Teacher Education, 2005./*ref*/LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez. 2002. MARTINS, L. M. Análise sócio-histórica do processo de personalização de professores. 2001.Tese (Doutorado Programa de Pós-graduação em Educação) –Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP. Marília, 2001./*ref*/MORAIS, R. de. O que é ensinar. São Paulo: E.P.U. 1986./*ref*/NÓVOA, A. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora. 2000./*ref*/SAMPIERE, R. H. Metodologia de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006./*ref*/SOUSA, V. L. A trajetória de docentes no novo mundo de trabalho: resgatando algumas identidades. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2003./*ref*/VASCONCELLOS, C. dos S. Para onde vai o professor? Resgate do professor como Sujeito de Transformação. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2003./*ref*/RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:08.959Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES ACERCA DOS DESAFIOS INERENTES À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS DOCENTES DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE BOA VISTA-RR
title A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES ACERCA DOS DESAFIOS INERENTES À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS DOCENTES DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE BOA VISTA-RR
spellingShingle A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES ACERCA DOS DESAFIOS INERENTES À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS DOCENTES DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE BOA VISTA-RR
Camargo, Luana Cristina dos Santos; Universidad Internacional Tres Fronteras
Ciências Huamanas; Educação
Professor. Desafios. Construção Identidade.
title_short A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES ACERCA DOS DESAFIOS INERENTES À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS DOCENTES DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE BOA VISTA-RR
title_full A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES ACERCA DOS DESAFIOS INERENTES À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS DOCENTES DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE BOA VISTA-RR
title_fullStr A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES ACERCA DOS DESAFIOS INERENTES À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS DOCENTES DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE BOA VISTA-RR
title_full_unstemmed A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES ACERCA DOS DESAFIOS INERENTES À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS DOCENTES DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE BOA VISTA-RR
title_sort A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES ACERCA DOS DESAFIOS INERENTES À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS DOCENTES DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE BOA VISTA-RR
author Camargo, Luana Cristina dos Santos; Universidad Internacional Tres Fronteras
author_facet Camargo, Luana Cristina dos Santos; Universidad Internacional Tres Fronteras
Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos; Centro Universitário Católica de Quixadá; Instituto Universitário Italiano de Rosário
author_role author
author2 Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos; Centro Universitário Católica de Quixadá; Instituto Universitário Italiano de Rosário
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Luana Cristina dos Santos; Universidad Internacional Tres Fronteras
Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos; Centro Universitário Católica de Quixadá; Instituto Universitário Italiano de Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Huamanas; Educação
Professor. Desafios. Construção Identidade.
topic Ciências Huamanas; Educação
Professor. Desafios. Construção Identidade.
dc.description.none.fl_txt_mv O estudo apresentado neste trabalho traz reflexões sobre os desafios inerentes ao processo de construção de identidade profissional do professor, reconhecendo a importância deste profissional numa visão ampla na sociedade. Desta forma objetivou descrever os desafios inerentes à construção da identidade dos professores da rede de ensino estadual de Boa Vista-RR, causadas por fatores externos e internos, compreendendo de que forma interferem diretamente na prática docente, no período de 2015 a 2016. O estudo priorizou a pesquisa bibliográfica, de campo e descritiva. A coleta de dados ocorreu através da observação não-participantes utilizando a técnica de grupos focais com a participação de 36 professores. Concluiu-se que os desafios inerentes a construção da identidade do professor não ocorre somente pelo campo individual, mas perpassa por todas as relações que o circunda no decorrer da sua história, na relação com o outro, com a escola, com o sistema educacional e com o poder público. THE PERSPECTIVE OF TEACHERS ABOUT THE CHALLENGES INHERENT TO THE CONSTRUCTION OF THE PROFESSIONAL IDENTITY OF THE TEACHERS OF THE TEACHING NETWORK OF THE CITY OF BOA VISTA-RR ABSTRACT The study presented in this paper reflects on the challenges of professional identity construction process of the teacher, recognizing the importance of this professional a broad view in society. In this way, the objective was to describe the challenges inherent to the construction of the identity of the teachers of the state education network of Boa Vista-RR, caused by external and internal factors, including how they directly interfere in teaching practice, from 2015 to 2016. The study prioritized bibliographical field and descriptive research. Data were collected through non-participant observation using the focus group technique with the participation of 36 teachers. It was concluded that the challenges inherent in the construction of the teacher's identity do not only occur through the individual field, but it runs through all the relationships that surround it in the course of its history, in the relationship with the other, with the school, with the educational system and with the government.
description O estudo apresentado neste trabalho traz reflexões sobre os desafios inerentes ao processo de construção de identidade profissional do professor, reconhecendo a importância deste profissional numa visão ampla na sociedade. Desta forma objetivou descrever os desafios inerentes à construção da identidade dos professores da rede de ensino estadual de Boa Vista-RR, causadas por fatores externos e internos, compreendendo de que forma interferem diretamente na prática docente, no período de 2015 a 2016. O estudo priorizou a pesquisa bibliográfica, de campo e descritiva. A coleta de dados ocorreu através da observação não-participantes utilizando a técnica de grupos focais com a participação de 36 professores. Concluiu-se que os desafios inerentes a construção da identidade do professor não ocorre somente pelo campo individual, mas perpassa por todas as relações que o circunda no decorrer da sua história, na relação com o outro, com a escola, com o sistema educacional e com o poder público. THE PERSPECTIVE OF TEACHERS ABOUT THE CHALLENGES INHERENT TO THE CONSTRUCTION OF THE PROFESSIONAL IDENTITY OF THE TEACHERS OF THE TEACHING NETWORK OF THE CITY OF BOA VISTA-RR ABSTRACT The study presented in this paper reflects on the challenges of professional identity construction process of the teacher, recognizing the importance of this professional a broad view in society. In this way, the objective was to describe the challenges inherent to the construction of the identity of the teachers of the state education network of Boa Vista-RR, caused by external and internal factors, including how they directly interfere in teaching practice, from 2015 to 2016. The study prioritized bibliographical field and descriptive research. Data were collected through non-participant observation using the focus group technique with the participation of 36 teachers. It was concluded that the challenges inherent in the construction of the teacher's identity do not only occur through the individual field, but it runs through all the relationships that surround it in the course of its history, in the relationship with the other, with the school, with the educational system and with the government.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2160
10.25190/rec.v7i2.2160
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2160
identifier_str_mv 10.25190/rec.v7i2.2160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2160/pdf1
/*ref*/ALARCÃO, I. Para uma conceptualização dos fenômenos de insucesso/sucesso escolares no ensino superior. In: TAVARES, J.; SANTIAGO, R. A. (Orgs.). Ensino superior (in)sucesso acadêmico. Porto: Porto Editora, 2000.
/*ref*/BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
/*ref*/CODO, W. (Coord.). Educação: carinho e trabalho: burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. Petrópolis, RJ: Vozes/Brasília: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação: Universidade de Brasília. Laboratório de Psicologia do Trabalho. 2002.
/*ref*/DUBAR, C. La socialisation. Construction dês identités sociales e professionnelles. Paris: Armand Colin, 2001.
/*ref*/GONDIM, S. M. G. Grupos focais como técnicas de investigação qualitativa: desafios metodológicos. In: Fórum de comparação, sugere que é possível conciliar o grupo Investigação qualitativa. 2, 2002, Juiz de Fora – Minas Gerais. Anais... Juiz de Fora: Faculdade de Educação. CD.
/*ref*/IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. v. 14. São Paulo: Cortez, 2011.
/*ref*/JAPIASSU, H; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 5. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
/*ref*/LASKY, S. A sociocultural approach to understanding teacher identity, agency and professional vulnerability in a context of secondary school reform. Teaching and Teacher Education, 2005.
/*ref*/LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez. 2002. MARTINS, L. M. Análise sócio-histórica do processo de personalização de professores. 2001.Tese (Doutorado Programa de Pós-graduação em Educação) –Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP. Marília, 2001.
/*ref*/MORAIS, R. de. O que é ensinar. São Paulo: E.P.U. 1986.
/*ref*/NÓVOA, A. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora. 2000.
/*ref*/SAMPIERE, R. H. Metodologia de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
/*ref*/SOUSA, V. L. A trajetória de docentes no novo mundo de trabalho: resgatando algumas identidades. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2003.
/*ref*/VASCONCELLOS, C. dos S. Para onde vai o professor? Resgate do professor como Sujeito de Transformação. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2003.
/*ref*/RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 7, n. 2 (2018): Rev. Expr. Catól.; 27-34
2357-8483
10.25190/rec.v7i2
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948716467486720