O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2090 |
Resumo: | O presente estudo objetiva refletir sobre o estágio curricular como campo de conhecimento espaço/tempo de construção da profissionalidade docente. Teve como ponto de partida a necessidade de discussão sobre as diferentes concepções de estágio que se fizeram presentes no contexto da formação de professores no Brasil, dessa forma, seus reflexos sobre a construção da identidade profissional dos professores. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, destacando as produções teóricas que abordam as categorias, concepções de estágio supervisionado e profissionalidade docente. Para tanto, foram utilizadas produções de pesquisadores de referência e textos presentes nos anais do XVIII Endipe, realizado em 2016 em Cuiabá / Mato Grosso. Os resultados apontam para o estágio com pesquisa como uma perspectiva emergente na formação de professores, que potencializa o desenvolvimento de uma identidade profissional docente marcada pela compreensão crítica da realidade e pela postura investigativo-reflexiva no contexto de trabalho. |
id |
Católica_5cc35a022f9be31bdc3891d7d9742f5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2090 |
network_acronym_str |
Católica |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTECiências Humanas; EducaçãoEstágio Supervisionado. Formação docente. Profissionalidade.O presente estudo objetiva refletir sobre o estágio curricular como campo de conhecimento espaço/tempo de construção da profissionalidade docente. Teve como ponto de partida a necessidade de discussão sobre as diferentes concepções de estágio que se fizeram presentes no contexto da formação de professores no Brasil, dessa forma, seus reflexos sobre a construção da identidade profissional dos professores. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, destacando as produções teóricas que abordam as categorias, concepções de estágio supervisionado e profissionalidade docente. Para tanto, foram utilizadas produções de pesquisadores de referência e textos presentes nos anais do XVIII Endipe, realizado em 2016 em Cuiabá / Mato Grosso. Os resultados apontam para o estágio com pesquisa como uma perspectiva emergente na formação de professores, que potencializa o desenvolvimento de uma identidade profissional docente marcada pela compreensão crítica da realidade e pela postura investigativo-reflexiva no contexto de trabalho.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACNPqUniversidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraFreitas, Bruno Miranda; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)Costa, Elisangela André da Silva; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ DocenteLima, Maria Socorro Lucena; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/209010.25190/rec.v6i1.2090Revista Expressão Católica; v. 6, n. 1 (2017): Revista Expressão Católica; 36-422357-848310.25190/rec.v6i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2090/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2090/208/*ref*/ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. (Org.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014. 156 p./*ref*/CASCIANO, R. L. Onde está a didática como núcleo articulador da formação e da atuação profissional docente? In XVIII ENDIPE, Anais..., Cuiabá: UFMT, 2016./*ref*/COSTA, E. A. da S. Formação continuada de professores alfabetizadores em Horizonte: de momentos graves a momentos grávidos. 74p. Monografia (Curso de Especialização em Educação Biocêntrica). Fortaleza: UECE, 2008./*ref*/COSTA, E. A. da Silva; LIMA, M. S. L. Os desafios da aprendizagem da profissão e o estágio. Revista Expressão Católica, v. 1, p. 6974, 2012./*ref*/GHEDIN, E.; OLIVEIRA, E. S.; ALMEIDA, W. A. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015./*ref*/IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011./*ref*/LIBÂNEO, J. C. Gestão e Organização do Espaço Pedagógico: Teoria e Prática. 5 ed. revista e ampliada. Goiânia: MF Livros, 2008./*ref*/LIMA, M. S. L. Prática de estágio supervisionado em formação continuada. In: ROSA, D. E. G.; SOUSA, V. Camilo de. (Org.). Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002./*ref*/______. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012. 172 p. (Coleção Formar)/*ref*/MARIN, A. J. O trabalho docente: núcleo de perspectiva globalizadora de estudos sobre ensino. In: ______. (Coord.). Didática e trabalho docente. Araraquara: JM, 1996. p. 23-43./*ref*/NÓVOA, A. A formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991./*ref*/ORSANO, A. C. F. Narrativas de professores: revelando a profissionalidade docente e sua construção na educação profissional e tecnológica. In XVII ENDIPE, Anais..., Cuiabá: UFMT, 2016./*ref*/PIMENTA, S. G.; LIMA, M. do S. L. Estágio e docência. 8. ed. (Revisada e Ampliada). São Paulo: Cortez, 2017./*ref*/SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991. P. 61-92.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:22.596Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE |
title |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE |
spellingShingle |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE Freitas, Bruno Miranda; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) Ciências Humanas; Educação Estágio Supervisionado. Formação docente. Profissionalidade. |
title_short |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE |
title_full |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE |
title_fullStr |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE |
title_full_unstemmed |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE |
title_sort |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE |
author |
Freitas, Bruno Miranda; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) |
author_facet |
Freitas, Bruno Miranda; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) Costa, Elisangela André da Silva; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente Lima, Maria Socorro Lucena; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Elisangela André da Silva; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente Lima, Maria Socorro Lucena; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Bruno Miranda; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) Costa, Elisangela André da Silva; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente Lima, Maria Socorro Lucena; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; Educação Estágio Supervisionado. Formação docente. Profissionalidade. |
topic |
Ciências Humanas; Educação Estágio Supervisionado. Formação docente. Profissionalidade. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo objetiva refletir sobre o estágio curricular como campo de conhecimento espaço/tempo de construção da profissionalidade docente. Teve como ponto de partida a necessidade de discussão sobre as diferentes concepções de estágio que se fizeram presentes no contexto da formação de professores no Brasil, dessa forma, seus reflexos sobre a construção da identidade profissional dos professores. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, destacando as produções teóricas que abordam as categorias, concepções de estágio supervisionado e profissionalidade docente. Para tanto, foram utilizadas produções de pesquisadores de referência e textos presentes nos anais do XVIII Endipe, realizado em 2016 em Cuiabá / Mato Grosso. Os resultados apontam para o estágio com pesquisa como uma perspectiva emergente na formação de professores, que potencializa o desenvolvimento de uma identidade profissional docente marcada pela compreensão crítica da realidade e pela postura investigativo-reflexiva no contexto de trabalho. |
description |
O presente estudo objetiva refletir sobre o estágio curricular como campo de conhecimento espaço/tempo de construção da profissionalidade docente. Teve como ponto de partida a necessidade de discussão sobre as diferentes concepções de estágio que se fizeram presentes no contexto da formação de professores no Brasil, dessa forma, seus reflexos sobre a construção da identidade profissional dos professores. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, destacando as produções teóricas que abordam as categorias, concepções de estágio supervisionado e profissionalidade docente. Para tanto, foram utilizadas produções de pesquisadores de referência e textos presentes nos anais do XVIII Endipe, realizado em 2016 em Cuiabá / Mato Grosso. Os resultados apontam para o estágio com pesquisa como uma perspectiva emergente na formação de professores, que potencializa o desenvolvimento de uma identidade profissional docente marcada pela compreensão crítica da realidade e pela postura investigativo-reflexiva no contexto de trabalho. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos Originais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2090 10.25190/rec.v6i1.2090 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2090 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v6i1.2090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2090/pdf http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2090/208 /*ref*/ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. (Org.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014. 156 p. /*ref*/CASCIANO, R. L. Onde está a didática como núcleo articulador da formação e da atuação profissional docente? In XVIII ENDIPE, Anais..., Cuiabá: UFMT, 2016. /*ref*/COSTA, E. A. da S. Formação continuada de professores alfabetizadores em Horizonte: de momentos graves a momentos grávidos. 74p. Monografia (Curso de Especialização em Educação Biocêntrica). Fortaleza: UECE, 2008. /*ref*/COSTA, E. A. da Silva; LIMA, M. S. L. Os desafios da aprendizagem da profissão e o estágio. Revista Expressão Católica, v. 1, p. 6974, 2012. /*ref*/GHEDIN, E.; OLIVEIRA, E. S.; ALMEIDA, W. A. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015. /*ref*/IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011. /*ref*/LIBÂNEO, J. C. Gestão e Organização do Espaço Pedagógico: Teoria e Prática. 5 ed. revista e ampliada. Goiânia: MF Livros, 2008. /*ref*/LIMA, M. S. L. Prática de estágio supervisionado em formação continuada. In: ROSA, D. E. G.; SOUSA, V. Camilo de. (Org.). Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. /*ref*/______. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012. 172 p. (Coleção Formar) /*ref*/MARIN, A. J. O trabalho docente: núcleo de perspectiva globalizadora de estudos sobre ensino. In: ______. (Coord.). Didática e trabalho docente. Araraquara: JM, 1996. p. 23-43. /*ref*/NÓVOA, A. A formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991. /*ref*/ORSANO, A. C. F. Narrativas de professores: revelando a profissionalidade docente e sua construção na educação profissional e tecnológica. In XVII ENDIPE, Anais..., Cuiabá: UFMT, 2016. /*ref*/PIMENTA, S. G.; LIMA, M. do S. L. Estágio e docência. 8. ed. (Revisada e Ampliada). São Paulo: Cortez, 2017. /*ref*/SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991. P. 61-92. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 6, n. 1 (2017): Revista Expressão Católica; 36-42 2357-8483 10.25190/rec.v6i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1665948717080903680 |