ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: USO DE INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Elanny Damasceno; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alcócer, Juan Carlos Alvarado; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil, Pinto, Olienaide Ribeiro de Oliveira; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil, Silva, Brenda Damasceno; Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC/UECE, Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2445
Resumo: A educação como transmissora de conhecimentos e formadora de cidadãos, precisa incorporar ao tradicional método de ensino novas experiências que permitam a interação de tecnologias no currículo escolar. O objetivo deste texto é conhecer o método de ensino tradicional e interdisciplinar em sala de aula, relacioná-los e propor estratégias tecnológicas para o ensino das disciplinas de Ciências Humanas. Justifica-se por ser necessário o conhecimento de ferramentas que interajam e favoreçam a preparação do aluno com ensino inovador. O trabalho adota abordagem qualitativa, de natureza aplicada e o procedimento metodológico é o bibliográfico. A interdisciplinaridade bem como a tecnologia aplicada no ensino de Ciências Humanas auxilia na atualização da educação. Inserir meios tecnológicos são uma alternativa atraente, dinâmica e progressista aos estudantes, acompanhando os avanços científicos da sociedade. É necessário que o professor tenha flexibilidade para saber qual tecnologia e método é cativante para cada aula, dependendo do conteúdo e da predileção da turma. As ideias aqui sugeridas para cada disciplina da área fazem parte da rotina de alguns profissionais da educação e são consideradas eficazes e bastante práticas ao ensino. A metodologia utilizada por professores em aulas, na verdade, alia conhecimento teórico com uso de tecnologias de ensino, auxiliando no melhor aproveitamento de conteúdos e experiências, não deixando o papel de transmissão do conhecimento somente à tecnologia utilizada. HUMAN SCIENCES TEACHING: USE OF INTERDISCIPLINARITY AND TECHNOLOGIES ABSTRACT Education as a transmitter of knowledge and trainer of citizens needs to incorporate to the traditional method of teaching new experiences that allow the interaction of technologies in the school curriculum. This paper aims to know the traditional teaching method and interdisciplinary method in classroom, relate them and propose technologies strategies to the Human Sciences teaching. It is justified for being necessary the knowledge of tools that interact and support the student preparation with an innovator teaching. The paper adopts the qualitative approach, of an applied nature and the bibliographic methodology. Both interdisciplinarity and technology applied in the Human Sciences teaching help in the education actualization. Introducing technological means is an attractive alternative, dynamic and progressive to the students, following the scientific advances of society. It is necessary that the teacher should have flexibility to know which technology and method is captivating for each class, depending on the subject and the students’ preference. The ideas suggested for each discipline are part of the routine of some educational professionals and are considered effective and fairly practical to teaching. The methodology used by teachers in classes, in fact, attaches theoretical knowledge with the use of teaching technologies, helping in a better use of content and experiences, not leaving knowledge sharing role only to the technology used.
id Católica_6c0d2e0201a970bdeabb9f0bc4da4c20
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2445
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: USO DE INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIASEducação; Enfoque interdisciplinar; Inovações tecnológicasA educação como transmissora de conhecimentos e formadora de cidadãos, precisa incorporar ao tradicional método de ensino novas experiências que permitam a interação de tecnologias no currículo escolar. O objetivo deste texto é conhecer o método de ensino tradicional e interdisciplinar em sala de aula, relacioná-los e propor estratégias tecnológicas para o ensino das disciplinas de Ciências Humanas. Justifica-se por ser necessário o conhecimento de ferramentas que interajam e favoreçam a preparação do aluno com ensino inovador. O trabalho adota abordagem qualitativa, de natureza aplicada e o procedimento metodológico é o bibliográfico. A interdisciplinaridade bem como a tecnologia aplicada no ensino de Ciências Humanas auxilia na atualização da educação. Inserir meios tecnológicos são uma alternativa atraente, dinâmica e progressista aos estudantes, acompanhando os avanços científicos da sociedade. É necessário que o professor tenha flexibilidade para saber qual tecnologia e método é cativante para cada aula, dependendo do conteúdo e da predileção da turma. As ideias aqui sugeridas para cada disciplina da área fazem parte da rotina de alguns profissionais da educação e são consideradas eficazes e bastante práticas ao ensino. A metodologia utilizada por professores em aulas, na verdade, alia conhecimento teórico com uso de tecnologias de ensino, auxiliando no melhor aproveitamento de conteúdos e experiências, não deixando o papel de transmissão do conhecimento somente à tecnologia utilizada. HUMAN SCIENCES TEACHING: USE OF INTERDISCIPLINARITY AND TECHNOLOGIES ABSTRACT Education as a transmitter of knowledge and trainer of citizens needs to incorporate to the traditional method of teaching new experiences that allow the interaction of technologies in the school curriculum. This paper aims to know the traditional teaching method and interdisciplinary method in classroom, relate them and propose technologies strategies to the Human Sciences teaching. It is justified for being necessary the knowledge of tools that interact and support the student preparation with an innovator teaching. The paper adopts the qualitative approach, of an applied nature and the bibliographic methodology. Both interdisciplinarity and technology applied in the Human Sciences teaching help in the education actualization. Introducing technological means is an attractive alternative, dynamic and progressive to the students, following the scientific advances of society. It is necessary that the teacher should have flexibility to know which technology and method is captivating for each class, depending on the subject and the students’ preference. The ideas suggested for each discipline are part of the routine of some educational professionals and are considered effective and fairly practical to teaching. The methodology used by teachers in classes, in fact, attaches theoretical knowledge with the use of teaching technologies, helping in a better use of content and experiences, not leaving knowledge sharing role only to the technology used.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESSilva, Maria Elanny Damasceno; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, BrasilAlcócer, Juan Carlos Alvarado; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, BrasilPinto, Olienaide Ribeiro de Oliveira; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, BrasilSilva, Brenda Damasceno; Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC/UECE, Brasil2019-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/244510.25190/rec.v8i1.2445Revista Expressão Católica; v. 8, n. 1 (2019): Rev. Expr. Catól.; 70-792357-848310.25190/rec.v8i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2445/pdf4/*ref*/ALMEIDA, M. E. B. de. Prática e formação de professores na integração de mídias. Prática Pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. In: ALMEIDA, M. E. B. de; MORAN, J. M. (Org.). Integração das Tecnologias na Educação. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: Ministério da Educação. Seed, 2005, 204 p./*ref*/ALTERMANN, C. D. C.; GARCIA, A.; MELLO-CARPES, P. Apresentação de resultados de pesquisa científica como estratégia para aumentar o interesse dos alunos em fisiologia. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 14, n. 1, 2016./*ref*/BOTELHO, L. B. A filosofia e as ciências humanas e sociais: por uma didática para o ensino das humanidades. In: SANTANA, J. R. et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 1 – A filosofia e as ciências humanas e sociais: por uma didática para o ensino das humanidades. Fortaleza: Gráfica Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN’s). Brasília, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Acesso em: 07 jun. 2017./*ref*/CABRAL, Z. A; RODRIGUES, FAGUNDES, C. V. Tecnologia e sala de aula: a formação docente em foco. Revista Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 17, n. 5, Selitec 15/16, p. 491-500, 2016./*ref*/CARLOS, J. G. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Janeiro 2007, 172 p. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília/UnB, Brasília/DF, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/2961/1/2007_JairoGoncalvesCarlos.pdf. Acesso em: 11 maio 2018./*ref*/COHEN, M. Alunos no centro do conhecimento. Revista Educação, 2017. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/foco-no-aluno/. Acesso em: 09 maio 2018./*ref*/DWYER, T. Sociologia, tecnologias de informação e comunicação. In: MORAES, C. A. C. (Org.). Coleção Explorando o ensino - Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v. 15, 2010, Cap. 8, 304 p. Disponível em: https://goo.gl/UufP2H. Acesso em: 13 maio 2018./*ref*/EMERGENTE, A.; SILVA, F. A. D. da; GOMES, E. E. Os usos das redes sociais no ensino de sociologia na escola: tempo, espaço e didática. In: V Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica. Brasília: Acontece Eventos. 2017. p. 14. Disponível em: https://goo.gl/a2zehF. Acesso em: 14 maio 2018./*ref*/GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008./*ref*/JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976./*ref*/LABURÚ, C. E. ARRUDA, S. de M.; NARDI, R. Pluralismo Metodológico no Ensino de Ciências. Revista Ciência & Educação, Bauru, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista/UNESP, Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003./*ref*/LIMA, M. D.; LIMA, S. D. C. Experiências, caminhos e possibilidades da utilização das tecnologias informacionais como ferramentas pedagógicas nas aulas de Sociologia. Cadernos da Educação Básica, v. 1, n. 2, out. 2016./*ref*/LIMA, M. R. de; SILVA, N. I. da; ARAÚJO, R. K. de S; ABRANCHES, S. O Impacto do Uso das Tecnologias no Aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental I. 2007. Disponível em: https://goo.gl/tHneH6. Acesso em: 04 jun. 2007./*ref*/MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011./*ref*/NASCIMENTO, A. M. M. D. Ensinar Filosofia utilizando software online e de autoria: construindo tirinhas. Revista Compartilhando Saberes, Paraíba, v. 1, ago./dez. 2014./*ref*/POLON, P. H. H.; POLON, L. C. K. Interdisciplinaridade na educação: ciências humanas e a formação do sujeito. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, v. 16, n. 30, 2017./*ref*/PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, M. E. B. de; MORAN, J. M. (Org.). Integração das Tecnologias na Educação. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005, 204 p. Disponível em: http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/livros/Salto_tecnologias.pdf. Acesso em: 09 jun. 2017./*ref*/PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://goo.gl/pbhkR8. Acesso em: 27 abr. 2017./*ref*/PROTETTI, F. H. Afinal, existe algum aspecto positivo no modelo da Escola Tradicional? Revista Espaço Acadêmico, v. 106, p. 75-83, mar. 2010./*ref*/SANTANA, J. R. As tecnologias educacionais na perspectiva do ensino de ciências sociais e humanas: ideias fundamentais sobre as engenharias pedagógicas e didáticas. In: SANTANA, J. R. et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 1 – A filosofia e as ciências humanas e sociais: por uma didática para o ensino das humanidades. Fortaleza: Gráfica Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009. Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/humanas/Data%5CSites%5C1%5CEpistemologias%20-%2001.pdf. Acesso em: 03 jun. 2017./*ref*/SILVA, H. M. G. D.; DAVID, C. M.; MANTOVANI, A. A tecnologia como aliada no ensino de História e a sua adesão nas escolas de educação básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, Araraquara, v. 10, n.2, abr./jun. 2015./*ref*/SILVA, S. A. da; COSTA, O. J. L.; SOUZA, V. R. de; FICK, V. M. S. O ensino de geografia. In: SILVA, S. A. da; et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 5 – O ensino de Geografia. Fortaleza: Gráfica, Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009. Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/humanas/Data%5CSites%5C1%5CEpistemologias.fasc.05.pdf. Acesso em: 09 jun. 2017./*ref*/SOUZA, C. da S.; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais: aspectos gerais. Revista Medicina, Ribeirão Preto, São Paulo, v. 47, n. 3, pág. 284-292, 2014./*ref*/SOUZA, S. de; ARAÚJO, F. M. L. O ensino de história: por que ensinar? O que ensinar? Como ensinar? In: ARAÚJO, F. M. L. et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 4 – O ensino de História. Fortaleza: Gráfica Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009. Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/humanas/Data%5CSites%5C1%5CEpistemologias%20-%2004.pdf. Acesso em: 27 jun. 2017./*ref*/SOUZA, V. R. de; FICK, V. M. S.. Apresentação. In: SANTANA, J. R. et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 1 – A filosofia e as ciências humanas e sociais: por uma didática para o ensino das humanidades. Fortaleza: Gráfica Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009. Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/humanas/Data%5CSites%5C1%5CEpistemologias%20-%2001.pdf. Acesso em: 14 jun. 2017./*ref*/THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.39, set./dez. 2008./*ref*/THOMAZ, L. R. A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de sociologia. In: V Encontro Nacional sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica, 2017. Brasília: Acontece Eventos. Disponível em: https://goo.gl/ubySZi. Acesso em: 13 maio 2018./*ref*/UNESCO BRASIL. Ensino de Ciências: o futuro em risco. 2005. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139948.por.pdf. Acesso em: 13 jun. 2017./*ref*/XAVIER, A. Z.; SIQUEIRA, H. S. G. Desafios da Interdisciplinaridade na prática educacional: um estudo de caso na Escola Érico Veríssimo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) –Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Rio Grande do Sul, 2016.Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:08.673Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: USO DE INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIAS
title ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: USO DE INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIAS
spellingShingle ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: USO DE INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIAS
Silva, Maria Elanny Damasceno; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil
Educação; Enfoque interdisciplinar; Inovações tecnológicas
title_short ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: USO DE INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIAS
title_full ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: USO DE INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIAS
title_fullStr ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: USO DE INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIAS
title_full_unstemmed ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: USO DE INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIAS
title_sort ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: USO DE INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIAS
author Silva, Maria Elanny Damasceno; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil
author_facet Silva, Maria Elanny Damasceno; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil
Alcócer, Juan Carlos Alvarado; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil
Pinto, Olienaide Ribeiro de Oliveira; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil
Silva, Brenda Damasceno; Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC/UECE, Brasil
author_role author
author2 Alcócer, Juan Carlos Alvarado; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil
Pinto, Olienaide Ribeiro de Oliveira; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil
Silva, Brenda Damasceno; Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC/UECE, Brasil
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Elanny Damasceno; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil
Alcócer, Juan Carlos Alvarado; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil
Pinto, Olienaide Ribeiro de Oliveira; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil
Silva, Brenda Damasceno; Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC/UECE, Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Enfoque interdisciplinar; Inovações tecnológicas
topic Educação; Enfoque interdisciplinar; Inovações tecnológicas
dc.description.none.fl_txt_mv A educação como transmissora de conhecimentos e formadora de cidadãos, precisa incorporar ao tradicional método de ensino novas experiências que permitam a interação de tecnologias no currículo escolar. O objetivo deste texto é conhecer o método de ensino tradicional e interdisciplinar em sala de aula, relacioná-los e propor estratégias tecnológicas para o ensino das disciplinas de Ciências Humanas. Justifica-se por ser necessário o conhecimento de ferramentas que interajam e favoreçam a preparação do aluno com ensino inovador. O trabalho adota abordagem qualitativa, de natureza aplicada e o procedimento metodológico é o bibliográfico. A interdisciplinaridade bem como a tecnologia aplicada no ensino de Ciências Humanas auxilia na atualização da educação. Inserir meios tecnológicos são uma alternativa atraente, dinâmica e progressista aos estudantes, acompanhando os avanços científicos da sociedade. É necessário que o professor tenha flexibilidade para saber qual tecnologia e método é cativante para cada aula, dependendo do conteúdo e da predileção da turma. As ideias aqui sugeridas para cada disciplina da área fazem parte da rotina de alguns profissionais da educação e são consideradas eficazes e bastante práticas ao ensino. A metodologia utilizada por professores em aulas, na verdade, alia conhecimento teórico com uso de tecnologias de ensino, auxiliando no melhor aproveitamento de conteúdos e experiências, não deixando o papel de transmissão do conhecimento somente à tecnologia utilizada. HUMAN SCIENCES TEACHING: USE OF INTERDISCIPLINARITY AND TECHNOLOGIES ABSTRACT Education as a transmitter of knowledge and trainer of citizens needs to incorporate to the traditional method of teaching new experiences that allow the interaction of technologies in the school curriculum. This paper aims to know the traditional teaching method and interdisciplinary method in classroom, relate them and propose technologies strategies to the Human Sciences teaching. It is justified for being necessary the knowledge of tools that interact and support the student preparation with an innovator teaching. The paper adopts the qualitative approach, of an applied nature and the bibliographic methodology. Both interdisciplinarity and technology applied in the Human Sciences teaching help in the education actualization. Introducing technological means is an attractive alternative, dynamic and progressive to the students, following the scientific advances of society. It is necessary that the teacher should have flexibility to know which technology and method is captivating for each class, depending on the subject and the students’ preference. The ideas suggested for each discipline are part of the routine of some educational professionals and are considered effective and fairly practical to teaching. The methodology used by teachers in classes, in fact, attaches theoretical knowledge with the use of teaching technologies, helping in a better use of content and experiences, not leaving knowledge sharing role only to the technology used.
description A educação como transmissora de conhecimentos e formadora de cidadãos, precisa incorporar ao tradicional método de ensino novas experiências que permitam a interação de tecnologias no currículo escolar. O objetivo deste texto é conhecer o método de ensino tradicional e interdisciplinar em sala de aula, relacioná-los e propor estratégias tecnológicas para o ensino das disciplinas de Ciências Humanas. Justifica-se por ser necessário o conhecimento de ferramentas que interajam e favoreçam a preparação do aluno com ensino inovador. O trabalho adota abordagem qualitativa, de natureza aplicada e o procedimento metodológico é o bibliográfico. A interdisciplinaridade bem como a tecnologia aplicada no ensino de Ciências Humanas auxilia na atualização da educação. Inserir meios tecnológicos são uma alternativa atraente, dinâmica e progressista aos estudantes, acompanhando os avanços científicos da sociedade. É necessário que o professor tenha flexibilidade para saber qual tecnologia e método é cativante para cada aula, dependendo do conteúdo e da predileção da turma. As ideias aqui sugeridas para cada disciplina da área fazem parte da rotina de alguns profissionais da educação e são consideradas eficazes e bastante práticas ao ensino. A metodologia utilizada por professores em aulas, na verdade, alia conhecimento teórico com uso de tecnologias de ensino, auxiliando no melhor aproveitamento de conteúdos e experiências, não deixando o papel de transmissão do conhecimento somente à tecnologia utilizada. HUMAN SCIENCES TEACHING: USE OF INTERDISCIPLINARITY AND TECHNOLOGIES ABSTRACT Education as a transmitter of knowledge and trainer of citizens needs to incorporate to the traditional method of teaching new experiences that allow the interaction of technologies in the school curriculum. This paper aims to know the traditional teaching method and interdisciplinary method in classroom, relate them and propose technologies strategies to the Human Sciences teaching. It is justified for being necessary the knowledge of tools that interact and support the student preparation with an innovator teaching. The paper adopts the qualitative approach, of an applied nature and the bibliographic methodology. Both interdisciplinarity and technology applied in the Human Sciences teaching help in the education actualization. Introducing technological means is an attractive alternative, dynamic and progressive to the students, following the scientific advances of society. It is necessary that the teacher should have flexibility to know which technology and method is captivating for each class, depending on the subject and the students’ preference. The ideas suggested for each discipline are part of the routine of some educational professionals and are considered effective and fairly practical to teaching. The methodology used by teachers in classes, in fact, attaches theoretical knowledge with the use of teaching technologies, helping in a better use of content and experiences, not leaving knowledge sharing role only to the technology used.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2445
10.25190/rec.v8i1.2445
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2445
identifier_str_mv 10.25190/rec.v8i1.2445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2445/pdf4
/*ref*/ALMEIDA, M. E. B. de. Prática e formação de professores na integração de mídias. Prática Pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. In: ALMEIDA, M. E. B. de; MORAN, J. M. (Org.). Integração das Tecnologias na Educação. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: Ministério da Educação. Seed, 2005, 204 p.
/*ref*/ALTERMANN, C. D. C.; GARCIA, A.; MELLO-CARPES, P. Apresentação de resultados de pesquisa científica como estratégia para aumentar o interesse dos alunos em fisiologia. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 14, n. 1, 2016.
/*ref*/BOTELHO, L. B. A filosofia e as ciências humanas e sociais: por uma didática para o ensino das humanidades. In: SANTANA, J. R. et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 1 – A filosofia e as ciências humanas e sociais: por uma didática para o ensino das humanidades. Fortaleza: Gráfica Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN’s). Brasília, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Acesso em: 07 jun. 2017.
/*ref*/CABRAL, Z. A; RODRIGUES, FAGUNDES, C. V. Tecnologia e sala de aula: a formação docente em foco. Revista Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 17, n. 5, Selitec 15/16, p. 491-500, 2016.
/*ref*/CARLOS, J. G. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Janeiro 2007, 172 p. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília/UnB, Brasília/DF, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/2961/1/2007_JairoGoncalvesCarlos.pdf. Acesso em: 11 maio 2018.
/*ref*/COHEN, M. Alunos no centro do conhecimento. Revista Educação, 2017. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/foco-no-aluno/. Acesso em: 09 maio 2018.
/*ref*/DWYER, T. Sociologia, tecnologias de informação e comunicação. In: MORAES, C. A. C. (Org.). Coleção Explorando o ensino - Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v. 15, 2010, Cap. 8, 304 p. Disponível em: https://goo.gl/UufP2H. Acesso em: 13 maio 2018.
/*ref*/EMERGENTE, A.; SILVA, F. A. D. da; GOMES, E. E. Os usos das redes sociais no ensino de sociologia na escola: tempo, espaço e didática. In: V Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica. Brasília: Acontece Eventos. 2017. p. 14. Disponível em: https://goo.gl/a2zehF. Acesso em: 14 maio 2018.
/*ref*/GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
/*ref*/JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
/*ref*/LABURÚ, C. E. ARRUDA, S. de M.; NARDI, R. Pluralismo Metodológico no Ensino de Ciências. Revista Ciência & Educação, Bauru, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista/UNESP, Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003.
/*ref*/LIMA, M. D.; LIMA, S. D. C. Experiências, caminhos e possibilidades da utilização das tecnologias informacionais como ferramentas pedagógicas nas aulas de Sociologia. Cadernos da Educação Básica, v. 1, n. 2, out. 2016.
/*ref*/LIMA, M. R. de; SILVA, N. I. da; ARAÚJO, R. K. de S; ABRANCHES, S. O Impacto do Uso das Tecnologias no Aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental I. 2007. Disponível em: https://goo.gl/tHneH6. Acesso em: 04 jun. 2007.
/*ref*/MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
/*ref*/NASCIMENTO, A. M. M. D. Ensinar Filosofia utilizando software online e de autoria: construindo tirinhas. Revista Compartilhando Saberes, Paraíba, v. 1, ago./dez. 2014.
/*ref*/POLON, P. H. H.; POLON, L. C. K. Interdisciplinaridade na educação: ciências humanas e a formação do sujeito. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, v. 16, n. 30, 2017.
/*ref*/PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, M. E. B. de; MORAN, J. M. (Org.). Integração das Tecnologias na Educação. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005, 204 p. Disponível em: http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/livros/Salto_tecnologias.pdf. Acesso em: 09 jun. 2017.
/*ref*/PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://goo.gl/pbhkR8. Acesso em: 27 abr. 2017.
/*ref*/PROTETTI, F. H. Afinal, existe algum aspecto positivo no modelo da Escola Tradicional? Revista Espaço Acadêmico, v. 106, p. 75-83, mar. 2010.
/*ref*/SANTANA, J. R. As tecnologias educacionais na perspectiva do ensino de ciências sociais e humanas: ideias fundamentais sobre as engenharias pedagógicas e didáticas. In: SANTANA, J. R. et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 1 – A filosofia e as ciências humanas e sociais: por uma didática para o ensino das humanidades. Fortaleza: Gráfica Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009. Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/humanas/Data%5CSites%5C1%5CEpistemologias%20-%2001.pdf. Acesso em: 03 jun. 2017.
/*ref*/SILVA, H. M. G. D.; DAVID, C. M.; MANTOVANI, A. A tecnologia como aliada no ensino de História e a sua adesão nas escolas de educação básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, Araraquara, v. 10, n.2, abr./jun. 2015.
/*ref*/SILVA, S. A. da; COSTA, O. J. L.; SOUZA, V. R. de; FICK, V. M. S. O ensino de geografia. In: SILVA, S. A. da; et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 5 – O ensino de Geografia. Fortaleza: Gráfica, Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009. Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/humanas/Data%5CSites%5C1%5CEpistemologias.fasc.05.pdf. Acesso em: 09 jun. 2017.
/*ref*/SOUZA, C. da S.; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais: aspectos gerais. Revista Medicina, Ribeirão Preto, São Paulo, v. 47, n. 3, pág. 284-292, 2014.
/*ref*/SOUZA, S. de; ARAÚJO, F. M. L. O ensino de história: por que ensinar? O que ensinar? Como ensinar? In: ARAÚJO, F. M. L. et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 4 – O ensino de História. Fortaleza: Gráfica Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009. Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/humanas/Data%5CSites%5C1%5CEpistemologias%20-%2004.pdf. Acesso em: 27 jun. 2017.
/*ref*/SOUZA, V. R. de; FICK, V. M. S.. Apresentação. In: SANTANA, J. R. et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 1 – A filosofia e as ciências humanas e sociais: por uma didática para o ensino das humanidades. Fortaleza: Gráfica Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009. Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/humanas/Data%5CSites%5C1%5CEpistemologias%20-%2001.pdf. Acesso em: 14 jun. 2017.
/*ref*/THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.39, set./dez. 2008.
/*ref*/THOMAZ, L. R. A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de sociologia. In: V Encontro Nacional sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica, 2017. Brasília: Acontece Eventos. Disponível em: https://goo.gl/ubySZi. Acesso em: 13 maio 2018.
/*ref*/UNESCO BRASIL. Ensino de Ciências: o futuro em risco. 2005. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139948.por.pdf. Acesso em: 13 jun. 2017.
/*ref*/XAVIER, A. Z.; SIQUEIRA, H. S. G. Desafios da Interdisciplinaridade na prática educacional: um estudo de caso na Escola Érico Veríssimo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) –Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Rio Grande do Sul, 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 8, n. 1 (2019): Rev. Expr. Catól.; 70-79
2357-8483
10.25190/rec.v8i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948716409815040