ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: USO DE INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIAS
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Data de Publicação: | 2019 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2445 |
Resumo: | A educação como transmissora de conhecimentos e formadora de cidadãos, precisa incorporar ao tradicional método de ensino novas experiências que permitam a interação de tecnologias no currículo escolar. O objetivo deste texto é conhecer o método de ensino tradicional e interdisciplinar em sala de aula, relacioná-los e propor estratégias tecnológicas para o ensino das disciplinas de Ciências Humanas. Justifica-se por ser necessário o conhecimento de ferramentas que interajam e favoreçam a preparação do aluno com ensino inovador. O trabalho adota abordagem qualitativa, de natureza aplicada e o procedimento metodológico é o bibliográfico. A interdisciplinaridade bem como a tecnologia aplicada no ensino de Ciências Humanas auxilia na atualização da educação. Inserir meios tecnológicos são uma alternativa atraente, dinâmica e progressista aos estudantes, acompanhando os avanços científicos da sociedade. É necessário que o professor tenha flexibilidade para saber qual tecnologia e método é cativante para cada aula, dependendo do conteúdo e da predileção da turma. As ideias aqui sugeridas para cada disciplina da área fazem parte da rotina de alguns profissionais da educação e são consideradas eficazes e bastante práticas ao ensino. A metodologia utilizada por professores em aulas, na verdade, alia conhecimento teórico com uso de tecnologias de ensino, auxiliando no melhor aproveitamento de conteúdos e experiências, não deixando o papel de transmissão do conhecimento somente à tecnologia utilizada. HUMAN SCIENCES TEACHING: USE OF INTERDISCIPLINARITY AND TECHNOLOGIES ABSTRACT Education as a transmitter of knowledge and trainer of citizens needs to incorporate to the traditional method of teaching new experiences that allow the interaction of technologies in the school curriculum. This paper aims to know the traditional teaching method and interdisciplinary method in classroom, relate them and propose technologies strategies to the Human Sciences teaching. It is justified for being necessary the knowledge of tools that interact and support the student preparation with an innovator teaching. The paper adopts the qualitative approach, of an applied nature and the bibliographic methodology. Both interdisciplinarity and technology applied in the Human Sciences teaching help in the education actualization. Introducing technological means is an attractive alternative, dynamic and progressive to the students, following the scientific advances of society. It is necessary that the teacher should have flexibility to know which technology and method is captivating for each class, depending on the subject and the students’ preference. The ideas suggested for each discipline are part of the routine of some educational professionals and are considered effective and fairly practical to teaching. The methodology used by teachers in classes, in fact, attaches theoretical knowledge with the use of teaching technologies, helping in a better use of content and experiences, not leaving knowledge sharing role only to the technology used. |
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ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: USO DE INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIASEducação; Enfoque interdisciplinar; Inovações tecnológicasA educação como transmissora de conhecimentos e formadora de cidadãos, precisa incorporar ao tradicional método de ensino novas experiências que permitam a interação de tecnologias no currículo escolar. O objetivo deste texto é conhecer o método de ensino tradicional e interdisciplinar em sala de aula, relacioná-los e propor estratégias tecnológicas para o ensino das disciplinas de Ciências Humanas. Justifica-se por ser necessário o conhecimento de ferramentas que interajam e favoreçam a preparação do aluno com ensino inovador. O trabalho adota abordagem qualitativa, de natureza aplicada e o procedimento metodológico é o bibliográfico. A interdisciplinaridade bem como a tecnologia aplicada no ensino de Ciências Humanas auxilia na atualização da educação. Inserir meios tecnológicos são uma alternativa atraente, dinâmica e progressista aos estudantes, acompanhando os avanços científicos da sociedade. É necessário que o professor tenha flexibilidade para saber qual tecnologia e método é cativante para cada aula, dependendo do conteúdo e da predileção da turma. As ideias aqui sugeridas para cada disciplina da área fazem parte da rotina de alguns profissionais da educação e são consideradas eficazes e bastante práticas ao ensino. A metodologia utilizada por professores em aulas, na verdade, alia conhecimento teórico com uso de tecnologias de ensino, auxiliando no melhor aproveitamento de conteúdos e experiências, não deixando o papel de transmissão do conhecimento somente à tecnologia utilizada. HUMAN SCIENCES TEACHING: USE OF INTERDISCIPLINARITY AND TECHNOLOGIES ABSTRACT Education as a transmitter of knowledge and trainer of citizens needs to incorporate to the traditional method of teaching new experiences that allow the interaction of technologies in the school curriculum. This paper aims to know the traditional teaching method and interdisciplinary method in classroom, relate them and propose technologies strategies to the Human Sciences teaching. It is justified for being necessary the knowledge of tools that interact and support the student preparation with an innovator teaching. The paper adopts the qualitative approach, of an applied nature and the bibliographic methodology. Both interdisciplinarity and technology applied in the Human Sciences teaching help in the education actualization. Introducing technological means is an attractive alternative, dynamic and progressive to the students, following the scientific advances of society. It is necessary that the teacher should have flexibility to know which technology and method is captivating for each class, depending on the subject and the students’ preference. The ideas suggested for each discipline are part of the routine of some educational professionals and are considered effective and fairly practical to teaching. The methodology used by teachers in classes, in fact, attaches theoretical knowledge with the use of teaching technologies, helping in a better use of content and experiences, not leaving knowledge sharing role only to the technology used.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESSilva, Maria Elanny Damasceno; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, BrasilAlcócer, Juan Carlos Alvarado; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, BrasilPinto, Olienaide Ribeiro de Oliveira; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, BrasilSilva, Brenda Damasceno; Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC/UECE, Brasil2019-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/244510.25190/rec.v8i1.2445Revista Expressão Católica; v. 8, n. 1 (2019): Rev. 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In: SANTANA, J. R. et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 1 – A filosofia e as ciências humanas e sociais: por uma didática para o ensino das humanidades. Fortaleza: Gráfica Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN’s). Brasília, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Acesso em: 07 jun. 2017./*ref*/CABRAL, Z. A; RODRIGUES, FAGUNDES, C. V. Tecnologia e sala de aula: a formação docente em foco. Revista Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 17, n. 5, Selitec 15/16, p. 491-500, 2016./*ref*/CARLOS, J. G. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Janeiro 2007, 172 p. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília/UnB, Brasília/DF, 2007. 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Ensinar Filosofia utilizando software online e de autoria: construindo tirinhas. Revista Compartilhando Saberes, Paraíba, v. 1, ago./dez. 2014./*ref*/POLON, P. H. H.; POLON, L. C. K. Interdisciplinaridade na educação: ciências humanas e a formação do sujeito. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, v. 16, n. 30, 2017./*ref*/PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, M. E. B. de; MORAN, J. M. (Org.). Integração das Tecnologias na Educação. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005, 204 p. Disponível em: http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/livros/Salto_tecnologias.pdf. Acesso em: 09 jun. 2017./*ref*/PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://goo.gl/pbhkR8. Acesso em: 27 abr. 2017./*ref*/PROTETTI, F. H. Afinal, existe algum aspecto positivo no modelo da Escola Tradicional? 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Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 5 – O ensino de Geografia. Fortaleza: Gráfica, Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009. Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/humanas/Data%5CSites%5C1%5CEpistemologias.fasc.05.pdf. Acesso em: 09 jun. 2017./*ref*/SOUZA, C. da S.; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais: aspectos gerais. Revista Medicina, Ribeirão Preto, São Paulo, v. 47, n. 3, pág. 284-292, 2014./*ref*/SOUZA, S. de; ARAÚJO, F. M. L. O ensino de história: por que ensinar? O que ensinar? Como ensinar? In: ARAÚJO, F. M. L. et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 4 – O ensino de História. Fortaleza: Gráfica Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009. Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/humanas/Data%5CSites%5C1%5CEpistemologias%20-%2004.pdf. Acesso em: 27 jun. 2017./*ref*/SOUZA, V. R. de; FICK, V. M. S.. Apresentação. In: SANTANA, J. R. et al. (Org.). Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Humanidades. Fascículo 1 – A filosofia e as ciências humanas e sociais: por uma didática para o ensino das humanidades. Fortaleza: Gráfica Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009. Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/humanas/Data%5CSites%5C1%5CEpistemologias%20-%2001.pdf. Acesso em: 14 jun. 2017./*ref*/THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.39, set./dez. 2008./*ref*/THOMAZ, L. R. A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de sociologia. In: V Encontro Nacional sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica, 2017. Brasília: Acontece Eventos. Disponível em: https://goo.gl/ubySZi. Acesso em: 13 maio 2018./*ref*/UNESCO BRASIL. Ensino de Ciências: o futuro em risco. 2005. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139948.por.pdf. Acesso em: 13 jun. 2017./*ref*/XAVIER, A. Z.; SIQUEIRA, H. S. G. Desafios da Interdisciplinaridade na prática educacional: um estudo de caso na Escola Érico Veríssimo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) –Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Rio Grande do Sul, 2016.Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:08.673Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
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A educação como transmissora de conhecimentos e formadora de cidadãos, precisa incorporar ao tradicional método de ensino novas experiências que permitam a interação de tecnologias no currículo escolar. O objetivo deste texto é conhecer o método de ensino tradicional e interdisciplinar em sala de aula, relacioná-los e propor estratégias tecnológicas para o ensino das disciplinas de Ciências Humanas. Justifica-se por ser necessário o conhecimento de ferramentas que interajam e favoreçam a preparação do aluno com ensino inovador. O trabalho adota abordagem qualitativa, de natureza aplicada e o procedimento metodológico é o bibliográfico. A interdisciplinaridade bem como a tecnologia aplicada no ensino de Ciências Humanas auxilia na atualização da educação. Inserir meios tecnológicos são uma alternativa atraente, dinâmica e progressista aos estudantes, acompanhando os avanços científicos da sociedade. É necessário que o professor tenha flexibilidade para saber qual tecnologia e método é cativante para cada aula, dependendo do conteúdo e da predileção da turma. As ideias aqui sugeridas para cada disciplina da área fazem parte da rotina de alguns profissionais da educação e são consideradas eficazes e bastante práticas ao ensino. A metodologia utilizada por professores em aulas, na verdade, alia conhecimento teórico com uso de tecnologias de ensino, auxiliando no melhor aproveitamento de conteúdos e experiências, não deixando o papel de transmissão do conhecimento somente à tecnologia utilizada. HUMAN SCIENCES TEACHING: USE OF INTERDISCIPLINARITY AND TECHNOLOGIES ABSTRACT Education as a transmitter of knowledge and trainer of citizens needs to incorporate to the traditional method of teaching new experiences that allow the interaction of technologies in the school curriculum. This paper aims to know the traditional teaching method and interdisciplinary method in classroom, relate them and propose technologies strategies to the Human Sciences teaching. It is justified for being necessary the knowledge of tools that interact and support the student preparation with an innovator teaching. The paper adopts the qualitative approach, of an applied nature and the bibliographic methodology. Both interdisciplinarity and technology applied in the Human Sciences teaching help in the education actualization. Introducing technological means is an attractive alternative, dynamic and progressive to the students, following the scientific advances of society. It is necessary that the teacher should have flexibility to know which technology and method is captivating for each class, depending on the subject and the students’ preference. The ideas suggested for each discipline are part of the routine of some educational professionals and are considered effective and fairly practical to teaching. The methodology used by teachers in classes, in fact, attaches theoretical knowledge with the use of teaching technologies, helping in a better use of content and experiences, not leaving knowledge sharing role only to the technology used. |
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A educação como transmissora de conhecimentos e formadora de cidadãos, precisa incorporar ao tradicional método de ensino novas experiências que permitam a interação de tecnologias no currículo escolar. O objetivo deste texto é conhecer o método de ensino tradicional e interdisciplinar em sala de aula, relacioná-los e propor estratégias tecnológicas para o ensino das disciplinas de Ciências Humanas. Justifica-se por ser necessário o conhecimento de ferramentas que interajam e favoreçam a preparação do aluno com ensino inovador. O trabalho adota abordagem qualitativa, de natureza aplicada e o procedimento metodológico é o bibliográfico. A interdisciplinaridade bem como a tecnologia aplicada no ensino de Ciências Humanas auxilia na atualização da educação. Inserir meios tecnológicos são uma alternativa atraente, dinâmica e progressista aos estudantes, acompanhando os avanços científicos da sociedade. É necessário que o professor tenha flexibilidade para saber qual tecnologia e método é cativante para cada aula, dependendo do conteúdo e da predileção da turma. As ideias aqui sugeridas para cada disciplina da área fazem parte da rotina de alguns profissionais da educação e são consideradas eficazes e bastante práticas ao ensino. A metodologia utilizada por professores em aulas, na verdade, alia conhecimento teórico com uso de tecnologias de ensino, auxiliando no melhor aproveitamento de conteúdos e experiências, não deixando o papel de transmissão do conhecimento somente à tecnologia utilizada. HUMAN SCIENCES TEACHING: USE OF INTERDISCIPLINARITY AND TECHNOLOGIES ABSTRACT Education as a transmitter of knowledge and trainer of citizens needs to incorporate to the traditional method of teaching new experiences that allow the interaction of technologies in the school curriculum. This paper aims to know the traditional teaching method and interdisciplinary method in classroom, relate them and propose technologies strategies to the Human Sciences teaching. It is justified for being necessary the knowledge of tools that interact and support the student preparation with an innovator teaching. The paper adopts the qualitative approach, of an applied nature and the bibliographic methodology. Both interdisciplinarity and technology applied in the Human Sciences teaching help in the education actualization. Introducing technological means is an attractive alternative, dynamic and progressive to the students, following the scientific advances of society. It is necessary that the teacher should have flexibility to know which technology and method is captivating for each class, depending on the subject and the students’ preference. The ideas suggested for each discipline are part of the routine of some educational professionals and are considered effective and fairly practical to teaching. The methodology used by teachers in classes, in fact, attaches theoretical knowledge with the use of teaching technologies, helping in a better use of content and experiences, not leaving knowledge sharing role only to the technology used. |
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Fascículo 1 – A filosofia e as ciências humanas e sociais: por uma didática para o ensino das humanidades. Fortaleza: Gráfica Editora R. Esteves Tipogresso Ltda., 2009. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN’s). Brasília, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Acesso em: 07 jun. 2017. /*ref*/CABRAL, Z. A; RODRIGUES, FAGUNDES, C. V. Tecnologia e sala de aula: a formação docente em foco. Revista Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 17, n. 5, Selitec 15/16, p. 491-500, 2016. /*ref*/CARLOS, J. G. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Janeiro 2007, 172 p. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília/UnB, Brasília/DF, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/2961/1/2007_JairoGoncalvesCarlos.pdf. Acesso em: 11 maio 2018. /*ref*/COHEN, M. 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