USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2198 |
Resumo: | O avanço da tecnologia domina vários setores da sociedade e encontra-se inserido na escola, onde professor e aluno, sujeitos da educação no processo ensino e aprendizagem necessitam acompanhar as mudanças no mundo atual. Neste estudo se objetiva reconhecer a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em produção inovadora de aprendizagem, de forma significativa, criativa e inteligente, como instrumento auxiliar na prática pedagógica do professor, em sala de aula, direcionada por procedimentos metodológicos compatíveis às necessidades dos alunos. Estruturou-se com apresentação de alguns conceitos sobre a Inovação Pedagógica e a relevância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Observa-se a necessidade da formação e do aperfeiçoamento dos professores quanto ao uso das TICs, para melhor desempenhar e mediar à construção do conhecimento, na renovação da prática pedagógica e não ser apenas o transmissor de informações, assim, como as TICs não sejam consideradas como recurso tecnológico em sala de aula, mas, como instrumento facilitador no processo do ensino-aprendizagem, enquanto o aluno seja o sujeito ativo na construção do conhecimento, já que as tecnologias ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender. |
id |
Católica_7bdedd3220154e75f3e6f7e0763e7f2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2198 |
network_acronym_str |
Católica |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEMTecnologias da Informação e Comunicação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Inovação Pedagógica.O avanço da tecnologia domina vários setores da sociedade e encontra-se inserido na escola, onde professor e aluno, sujeitos da educação no processo ensino e aprendizagem necessitam acompanhar as mudanças no mundo atual. Neste estudo se objetiva reconhecer a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em produção inovadora de aprendizagem, de forma significativa, criativa e inteligente, como instrumento auxiliar na prática pedagógica do professor, em sala de aula, direcionada por procedimentos metodológicos compatíveis às necessidades dos alunos. Estruturou-se com apresentação de alguns conceitos sobre a Inovação Pedagógica e a relevância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Observa-se a necessidade da formação e do aperfeiçoamento dos professores quanto ao uso das TICs, para melhor desempenhar e mediar à construção do conhecimento, na renovação da prática pedagógica e não ser apenas o transmissor de informações, assim, como as TICs não sejam consideradas como recurso tecnológico em sala de aula, mas, como instrumento facilitador no processo do ensino-aprendizagem, enquanto o aluno seja o sujeito ativo na construção do conhecimento, já que as tecnologias ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASousa, Maria Goretti Guerreiro Silva de; Universidade da MadeiraBello, Olidnéri; Colégio Militar de Fortaleza2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/219810.25190/rec.v7i1.2198Revista Expressão Católica; v. 7, n. 1 (2018): Revista Expressão Católica; 69-742357-848310.25190/rec.v7i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2198/pdf/*ref*/BELO, O. Disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Curso de Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica, da Universidade da Madeira. 14 de nov. de 2015. Notas de aula./*ref*/FREIRE, P.; PAPERT, S. O futuro da escola e o impacto dos novos meios de comunicação no modelo de escola atual. Produtor: Márcia Moreno e Marco Aurélio Del Rosso. TV PUC de São Paulo com apoio do Jornal Data. nov. 1995./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000./*ref*/FINO, C. N. Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação). In: Actas do III Colóquio DCE – Uma. Funchal: Universidade da Madeira. 2007./*ref*/KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2001. (Coleção Debates)/*ref*/MENEZES, P. Tradição e Inovação no Ensino de Física: grupos colaborativos de professores dando estabilidade a mudanças. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2003./*ref*/MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000./*ref*/MOREIRA, L. R.; CAVALCANTE, F. L. de L.; MEIRELES, A. M. R. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA. Revista Expressão Católica, [s.l.], v. 3, n. 1, p.319-336, 30 jun. 2014. Expressao Catolica. http://dx.doi.org/10.25190/rec.v3i1.1413./*ref*/TARDIF, M. Os professores face ao saber docente: esboço de uma problemática do saber docente. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991./*ref*/TOFFLER, A. Choque do Futuro. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 1984./*ref*/VALENTE, J. A. (Org.). Liberando a Mente: Computadores na Educação Especial. Campinas, São Paulo: Gráfica da UNICAMP, 1991.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:08.997Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM |
title |
USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM Sousa, Maria Goretti Guerreiro Silva de; Universidade da Madeira Tecnologias da Informação e Comunicação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Inovação Pedagógica. |
title_short |
USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM |
title_full |
USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM |
author |
Sousa, Maria Goretti Guerreiro Silva de; Universidade da Madeira |
author_facet |
Sousa, Maria Goretti Guerreiro Silva de; Universidade da Madeira Bello, Olidnéri; Colégio Militar de Fortaleza |
author_role |
author |
author2 |
Bello, Olidnéri; Colégio Militar de Fortaleza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Goretti Guerreiro Silva de; Universidade da Madeira Bello, Olidnéri; Colégio Militar de Fortaleza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e Comunicação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Inovação Pedagógica. |
topic |
Tecnologias da Informação e Comunicação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Inovação Pedagógica. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O avanço da tecnologia domina vários setores da sociedade e encontra-se inserido na escola, onde professor e aluno, sujeitos da educação no processo ensino e aprendizagem necessitam acompanhar as mudanças no mundo atual. Neste estudo se objetiva reconhecer a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em produção inovadora de aprendizagem, de forma significativa, criativa e inteligente, como instrumento auxiliar na prática pedagógica do professor, em sala de aula, direcionada por procedimentos metodológicos compatíveis às necessidades dos alunos. Estruturou-se com apresentação de alguns conceitos sobre a Inovação Pedagógica e a relevância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Observa-se a necessidade da formação e do aperfeiçoamento dos professores quanto ao uso das TICs, para melhor desempenhar e mediar à construção do conhecimento, na renovação da prática pedagógica e não ser apenas o transmissor de informações, assim, como as TICs não sejam consideradas como recurso tecnológico em sala de aula, mas, como instrumento facilitador no processo do ensino-aprendizagem, enquanto o aluno seja o sujeito ativo na construção do conhecimento, já que as tecnologias ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender. |
description |
O avanço da tecnologia domina vários setores da sociedade e encontra-se inserido na escola, onde professor e aluno, sujeitos da educação no processo ensino e aprendizagem necessitam acompanhar as mudanças no mundo atual. Neste estudo se objetiva reconhecer a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em produção inovadora de aprendizagem, de forma significativa, criativa e inteligente, como instrumento auxiliar na prática pedagógica do professor, em sala de aula, direcionada por procedimentos metodológicos compatíveis às necessidades dos alunos. Estruturou-se com apresentação de alguns conceitos sobre a Inovação Pedagógica e a relevância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Observa-se a necessidade da formação e do aperfeiçoamento dos professores quanto ao uso das TICs, para melhor desempenhar e mediar à construção do conhecimento, na renovação da prática pedagógica e não ser apenas o transmissor de informações, assim, como as TICs não sejam consideradas como recurso tecnológico em sala de aula, mas, como instrumento facilitador no processo do ensino-aprendizagem, enquanto o aluno seja o sujeito ativo na construção do conhecimento, já que as tecnologias ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos Originais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2198 10.25190/rec.v7i1.2198 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2198 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v7i1.2198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2198/pdf /*ref*/BELO, O. Disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Curso de Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica, da Universidade da Madeira. 14 de nov. de 2015. Notas de aula. /*ref*/FREIRE, P.; PAPERT, S. O futuro da escola e o impacto dos novos meios de comunicação no modelo de escola atual. Produtor: Márcia Moreno e Marco Aurélio Del Rosso. TV PUC de São Paulo com apoio do Jornal Data. nov. 1995. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000. /*ref*/FINO, C. N. Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação). In: Actas do III Colóquio DCE – Uma. Funchal: Universidade da Madeira. 2007. /*ref*/KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2001. (Coleção Debates) /*ref*/MENEZES, P. Tradição e Inovação no Ensino de Física: grupos colaborativos de professores dando estabilidade a mudanças. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2003. /*ref*/MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000. /*ref*/MOREIRA, L. R.; CAVALCANTE, F. L. de L.; MEIRELES, A. M. R. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA. Revista Expressão Católica, [s.l.], v. 3, n. 1, p.319-336, 30 jun. 2014. Expressao Catolica. http://dx.doi.org/10.25190/rec.v3i1.1413. /*ref*/TARDIF, M. Os professores face ao saber docente: esboço de uma problemática do saber docente. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991. /*ref*/TOFFLER, A. Choque do Futuro. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 1984. /*ref*/VALENTE, J. A. (Org.). Liberando a Mente: Computadores na Educação Especial. Campinas, São Paulo: Gráfica da UNICAMP, 1991. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 7, n. 1 (2018): Revista Expressão Católica; 69-74 2357-8483 10.25190/rec.v7i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1665948716474826752 |