USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Goretti Guerreiro Silva de; Universidade da Madeira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bello, Olidnéri; Colégio Militar de Fortaleza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2198
Resumo: O avanço da tecnologia domina vários setores da sociedade e encontra-se inserido na escola, onde professor e aluno, sujeitos da educação no processo ensino e aprendizagem necessitam acompanhar as mudanças no mundo atual. Neste estudo se objetiva reconhecer a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em produção inovadora de aprendizagem, de forma significativa, criativa e inteligente, como instrumento auxiliar na prática pedagógica do professor, em sala de aula, direcionada por procedimentos metodológicos compatíveis às necessidades dos alunos. Estruturou-se com apresentação de alguns conceitos sobre a Inovação Pedagógica e a relevância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Observa-se a necessidade da formação e do aperfeiçoamento dos professores quanto ao uso das TICs, para melhor desempenhar e mediar à construção do conhecimento, na renovação da prática pedagógica e não ser apenas o transmissor de informações, assim, como as TICs não sejam consideradas como recurso tecnológico em sala de aula, mas, como instrumento facilitador no processo do ensino-aprendizagem, enquanto o aluno seja o sujeito ativo na construção do conhecimento, já que as tecnologias ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender.
id Católica_7bdedd3220154e75f3e6f7e0763e7f2b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2198
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEMTecnologias da Informação e Comunicação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Inovação Pedagógica.O avanço da tecnologia domina vários setores da sociedade e encontra-se inserido na escola, onde professor e aluno, sujeitos da educação no processo ensino e aprendizagem necessitam acompanhar as mudanças no mundo atual. Neste estudo se objetiva reconhecer a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em produção inovadora de aprendizagem, de forma significativa, criativa e inteligente, como instrumento auxiliar na prática pedagógica do professor, em sala de aula, direcionada por procedimentos metodológicos compatíveis às necessidades dos alunos. Estruturou-se com apresentação de alguns conceitos sobre a Inovação Pedagógica e a relevância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Observa-se a necessidade da formação e do aperfeiçoamento dos professores quanto ao uso das TICs, para melhor desempenhar e mediar à construção do conhecimento, na renovação da prática pedagógica e não ser apenas o transmissor de informações, assim, como as TICs não sejam consideradas como recurso tecnológico em sala de aula, mas, como instrumento facilitador no processo do ensino-aprendizagem, enquanto o aluno seja o sujeito ativo na construção do conhecimento, já que as tecnologias ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASousa, Maria Goretti Guerreiro Silva de; Universidade da MadeiraBello, Olidnéri; Colégio Militar de Fortaleza2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/219810.25190/rec.v7i1.2198Revista Expressão Católica; v. 7, n. 1 (2018): Revista Expressão Católica; 69-742357-848310.25190/rec.v7i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2198/pdf/*ref*/BELO, O. Disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Curso de Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica, da Universidade da Madeira. 14 de nov. de 2015. Notas de aula./*ref*/FREIRE, P.; PAPERT, S. O futuro da escola e o impacto dos novos meios de comunicação no modelo de escola atual. Produtor: Márcia Moreno e Marco Aurélio Del Rosso. TV PUC de São Paulo com apoio do Jornal Data. nov. 1995./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000./*ref*/FINO, C. N. Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação). In: Actas do III Colóquio DCE – Uma. Funchal: Universidade da Madeira. 2007./*ref*/KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2001. (Coleção Debates)/*ref*/MENEZES, P. Tradição e Inovação no Ensino de Física: grupos colaborativos de professores dando estabilidade a mudanças. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2003./*ref*/MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000./*ref*/MOREIRA, L. R.; CAVALCANTE, F. L. de L.; MEIRELES, A. M. R. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA. Revista Expressão Católica, [s.l.], v. 3, n. 1, p.319-336, 30 jun. 2014. Expressao Catolica. http://dx.doi.org/10.25190/rec.v3i1.1413./*ref*/TARDIF, M. Os professores face ao saber docente: esboço de uma problemática do saber docente. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991./*ref*/TOFFLER, A. Choque do Futuro. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 1984./*ref*/VALENTE, J. A. (Org.). Liberando a Mente: Computadores na Educação Especial. Campinas, São Paulo: Gráfica da UNICAMP, 1991.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:08.997Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM
title USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM
spellingShingle USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM
Sousa, Maria Goretti Guerreiro Silva de; Universidade da Madeira
Tecnologias da Informação e Comunicação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Inovação Pedagógica.
title_short USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM
title_full USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM
title_fullStr USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM
title_sort USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÃO INOVADORA DE APRENDIZAGEM
author Sousa, Maria Goretti Guerreiro Silva de; Universidade da Madeira
author_facet Sousa, Maria Goretti Guerreiro Silva de; Universidade da Madeira
Bello, Olidnéri; Colégio Militar de Fortaleza
author_role author
author2 Bello, Olidnéri; Colégio Militar de Fortaleza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Goretti Guerreiro Silva de; Universidade da Madeira
Bello, Olidnéri; Colégio Militar de Fortaleza
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Inovação Pedagógica.
topic Tecnologias da Informação e Comunicação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Inovação Pedagógica.
dc.description.none.fl_txt_mv O avanço da tecnologia domina vários setores da sociedade e encontra-se inserido na escola, onde professor e aluno, sujeitos da educação no processo ensino e aprendizagem necessitam acompanhar as mudanças no mundo atual. Neste estudo se objetiva reconhecer a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em produção inovadora de aprendizagem, de forma significativa, criativa e inteligente, como instrumento auxiliar na prática pedagógica do professor, em sala de aula, direcionada por procedimentos metodológicos compatíveis às necessidades dos alunos. Estruturou-se com apresentação de alguns conceitos sobre a Inovação Pedagógica e a relevância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Observa-se a necessidade da formação e do aperfeiçoamento dos professores quanto ao uso das TICs, para melhor desempenhar e mediar à construção do conhecimento, na renovação da prática pedagógica e não ser apenas o transmissor de informações, assim, como as TICs não sejam consideradas como recurso tecnológico em sala de aula, mas, como instrumento facilitador no processo do ensino-aprendizagem, enquanto o aluno seja o sujeito ativo na construção do conhecimento, já que as tecnologias ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender.
description O avanço da tecnologia domina vários setores da sociedade e encontra-se inserido na escola, onde professor e aluno, sujeitos da educação no processo ensino e aprendizagem necessitam acompanhar as mudanças no mundo atual. Neste estudo se objetiva reconhecer a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em produção inovadora de aprendizagem, de forma significativa, criativa e inteligente, como instrumento auxiliar na prática pedagógica do professor, em sala de aula, direcionada por procedimentos metodológicos compatíveis às necessidades dos alunos. Estruturou-se com apresentação de alguns conceitos sobre a Inovação Pedagógica e a relevância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Observa-se a necessidade da formação e do aperfeiçoamento dos professores quanto ao uso das TICs, para melhor desempenhar e mediar à construção do conhecimento, na renovação da prática pedagógica e não ser apenas o transmissor de informações, assim, como as TICs não sejam consideradas como recurso tecnológico em sala de aula, mas, como instrumento facilitador no processo do ensino-aprendizagem, enquanto o aluno seja o sujeito ativo na construção do conhecimento, já que as tecnologias ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2198
10.25190/rec.v7i1.2198
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2198
identifier_str_mv 10.25190/rec.v7i1.2198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2198/pdf
/*ref*/BELO, O. Disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Curso de Mestrado em Educação, área de Inovação Pedagógica, da Universidade da Madeira. 14 de nov. de 2015. Notas de aula.
/*ref*/FREIRE, P.; PAPERT, S. O futuro da escola e o impacto dos novos meios de comunicação no modelo de escola atual. Produtor: Márcia Moreno e Marco Aurélio Del Rosso. TV PUC de São Paulo com apoio do Jornal Data. nov. 1995.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
/*ref*/FINO, C. N. Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação). In: Actas do III Colóquio DCE – Uma. Funchal: Universidade da Madeira. 2007.
/*ref*/KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2001. (Coleção Debates)
/*ref*/MENEZES, P. Tradição e Inovação no Ensino de Física: grupos colaborativos de professores dando estabilidade a mudanças. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2003.
/*ref*/MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.
/*ref*/MOREIRA, L. R.; CAVALCANTE, F. L. de L.; MEIRELES, A. M. R. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM CENÁRIO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA. Revista Expressão Católica, [s.l.], v. 3, n. 1, p.319-336, 30 jun. 2014. Expressao Catolica. http://dx.doi.org/10.25190/rec.v3i1.1413.
/*ref*/TARDIF, M. Os professores face ao saber docente: esboço de uma problemática do saber docente. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991.
/*ref*/TOFFLER, A. Choque do Futuro. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 1984.
/*ref*/VALENTE, J. A. (Org.). Liberando a Mente: Computadores na Educação Especial. Campinas, São Paulo: Gráfica da UNICAMP, 1991.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 7, n. 1 (2018): Revista Expressão Católica; 69-74
2357-8483
10.25190/rec.v7i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948716474826752