AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Angélica Schiavão
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Almeida, Vivian Fernandes Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2497
Resumo: A Educação a Distância (EAD) tem conquistado espaço ao lado do modelo presencial de ensino e crescendo a cada dia, contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Sabemos que essa modalidade de ensino necessitou de grande aparato tecnológico e exige inovações para proporcionar agilidade e eficiência na transmissão de materiais. Dessa forma, nosso objetivo, neste artigo, é apresentar um breve histórico da Educação a Distância no Brasil, destacando a evolução dos meios de comunicação utilizados através dos anos. Também, queremos expor a trajetória histórica das Tecnologias de Comunicação e Informação, bem como sua integração ao ensino. Assim, sabendo que a tecnologia como finalidade pedagógica é indispensável para a EAD como conhecemos, pretendemos compreender quais ferramentas tecnológicas exercem papel de maior destaque nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A importância dessa pesquisa, para nós, é o fato de as ferramentas tecnológicas deixaram de ser um recurso didático possível, passando a compor recursos indispensáveis no processo de ensino aprendizagem.
id UNICESU -1_ec9827ade6dbd430d759711906ce7ae9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2497
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAAmbientes Virtuais de AprendizagemEducação a DistânciaTecnologias de Informação e ComunicaçãoA Educação a Distância (EAD) tem conquistado espaço ao lado do modelo presencial de ensino e crescendo a cada dia, contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Sabemos que essa modalidade de ensino necessitou de grande aparato tecnológico e exige inovações para proporcionar agilidade e eficiência na transmissão de materiais. Dessa forma, nosso objetivo, neste artigo, é apresentar um breve histórico da Educação a Distância no Brasil, destacando a evolução dos meios de comunicação utilizados através dos anos. Também, queremos expor a trajetória histórica das Tecnologias de Comunicação e Informação, bem como sua integração ao ensino. Assim, sabendo que a tecnologia como finalidade pedagógica é indispensável para a EAD como conhecemos, pretendemos compreender quais ferramentas tecnológicas exercem papel de maior destaque nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A importância dessa pesquisa, para nós, é o fato de as ferramentas tecnológicas deixaram de ser um recurso didático possível, passando a compor recursos indispensáveis no processo de ensino aprendizagem.Unicesumar2019-09-13T17:03:49Z2019-09-13T17:03:49Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2497otherBandeira, Angélica SchiavãoAlmeida, Vivian Fernandes Carvalho dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:52Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:09:16.837Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Bandeira, Angélica Schiavão
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Educação a Distância
Tecnologias de Informação e Comunicação
title_short AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author Bandeira, Angélica Schiavão
author_facet Bandeira, Angélica Schiavão
Almeida, Vivian Fernandes Carvalho de
author_role author
author2 Almeida, Vivian Fernandes Carvalho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Angélica Schiavão
Almeida, Vivian Fernandes Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Educação a Distância
Tecnologias de Informação e Comunicação
topic Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Educação a Distância
Tecnologias de Informação e Comunicação
dc.description.none.fl_txt_mv A Educação a Distância (EAD) tem conquistado espaço ao lado do modelo presencial de ensino e crescendo a cada dia, contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Sabemos que essa modalidade de ensino necessitou de grande aparato tecnológico e exige inovações para proporcionar agilidade e eficiência na transmissão de materiais. Dessa forma, nosso objetivo, neste artigo, é apresentar um breve histórico da Educação a Distância no Brasil, destacando a evolução dos meios de comunicação utilizados através dos anos. Também, queremos expor a trajetória histórica das Tecnologias de Comunicação e Informação, bem como sua integração ao ensino. Assim, sabendo que a tecnologia como finalidade pedagógica é indispensável para a EAD como conhecemos, pretendemos compreender quais ferramentas tecnológicas exercem papel de maior destaque nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A importância dessa pesquisa, para nós, é o fato de as ferramentas tecnológicas deixaram de ser um recurso didático possível, passando a compor recursos indispensáveis no processo de ensino aprendizagem.
description A Educação a Distância (EAD) tem conquistado espaço ao lado do modelo presencial de ensino e crescendo a cada dia, contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Sabemos que essa modalidade de ensino necessitou de grande aparato tecnológico e exige inovações para proporcionar agilidade e eficiência na transmissão de materiais. Dessa forma, nosso objetivo, neste artigo, é apresentar um breve histórico da Educação a Distância no Brasil, destacando a evolução dos meios de comunicação utilizados através dos anos. Também, queremos expor a trajetória histórica das Tecnologias de Comunicação e Informação, bem como sua integração ao ensino. Assim, sabendo que a tecnologia como finalidade pedagógica é indispensável para a EAD como conhecemos, pretendemos compreender quais ferramentas tecnológicas exercem papel de maior destaque nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A importância dessa pesquisa, para nós, é o fato de as ferramentas tecnológicas deixaram de ser um recurso didático possível, passando a compor recursos indispensáveis no processo de ensino aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-13T17:03:49Z
2019-09-13T17:03:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2497
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2497
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948636887252992