AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2497 |
Resumo: | A Educação a Distância (EAD) tem conquistado espaço ao lado do modelo presencial de ensino e crescendo a cada dia, contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Sabemos que essa modalidade de ensino necessitou de grande aparato tecnológico e exige inovações para proporcionar agilidade e eficiência na transmissão de materiais. Dessa forma, nosso objetivo, neste artigo, é apresentar um breve histórico da Educação a Distância no Brasil, destacando a evolução dos meios de comunicação utilizados através dos anos. Também, queremos expor a trajetória histórica das Tecnologias de Comunicação e Informação, bem como sua integração ao ensino. Assim, sabendo que a tecnologia como finalidade pedagógica é indispensável para a EAD como conhecemos, pretendemos compreender quais ferramentas tecnológicas exercem papel de maior destaque nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A importância dessa pesquisa, para nós, é o fato de as ferramentas tecnológicas deixaram de ser um recurso didático possível, passando a compor recursos indispensáveis no processo de ensino aprendizagem. |
id |
UNICESU -1_ec9827ade6dbd430d759711906ce7ae9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2497 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAAmbientes Virtuais de AprendizagemEducação a DistânciaTecnologias de Informação e ComunicaçãoA Educação a Distância (EAD) tem conquistado espaço ao lado do modelo presencial de ensino e crescendo a cada dia, contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Sabemos que essa modalidade de ensino necessitou de grande aparato tecnológico e exige inovações para proporcionar agilidade e eficiência na transmissão de materiais. Dessa forma, nosso objetivo, neste artigo, é apresentar um breve histórico da Educação a Distância no Brasil, destacando a evolução dos meios de comunicação utilizados através dos anos. Também, queremos expor a trajetória histórica das Tecnologias de Comunicação e Informação, bem como sua integração ao ensino. Assim, sabendo que a tecnologia como finalidade pedagógica é indispensável para a EAD como conhecemos, pretendemos compreender quais ferramentas tecnológicas exercem papel de maior destaque nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A importância dessa pesquisa, para nós, é o fato de as ferramentas tecnológicas deixaram de ser um recurso didático possível, passando a compor recursos indispensáveis no processo de ensino aprendizagem.Unicesumar2019-09-13T17:03:49Z2019-09-13T17:03:49Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2497otherBandeira, Angélica SchiavãoAlmeida, Vivian Fernandes Carvalho dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:52Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:09:16.837Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Bandeira, Angélica Schiavão Ambientes Virtuais de Aprendizagem Educação a Distância Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_short |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM EAD: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Bandeira, Angélica Schiavão |
author_facet |
Bandeira, Angélica Schiavão Almeida, Vivian Fernandes Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Vivian Fernandes Carvalho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira, Angélica Schiavão Almeida, Vivian Fernandes Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Educação a Distância Tecnologias de Informação e Comunicação |
topic |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem Educação a Distância Tecnologias de Informação e Comunicação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A Educação a Distância (EAD) tem conquistado espaço ao lado do modelo presencial de ensino e crescendo a cada dia, contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Sabemos que essa modalidade de ensino necessitou de grande aparato tecnológico e exige inovações para proporcionar agilidade e eficiência na transmissão de materiais. Dessa forma, nosso objetivo, neste artigo, é apresentar um breve histórico da Educação a Distância no Brasil, destacando a evolução dos meios de comunicação utilizados através dos anos. Também, queremos expor a trajetória histórica das Tecnologias de Comunicação e Informação, bem como sua integração ao ensino. Assim, sabendo que a tecnologia como finalidade pedagógica é indispensável para a EAD como conhecemos, pretendemos compreender quais ferramentas tecnológicas exercem papel de maior destaque nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A importância dessa pesquisa, para nós, é o fato de as ferramentas tecnológicas deixaram de ser um recurso didático possível, passando a compor recursos indispensáveis no processo de ensino aprendizagem. |
description |
A Educação a Distância (EAD) tem conquistado espaço ao lado do modelo presencial de ensino e crescendo a cada dia, contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Sabemos que essa modalidade de ensino necessitou de grande aparato tecnológico e exige inovações para proporcionar agilidade e eficiência na transmissão de materiais. Dessa forma, nosso objetivo, neste artigo, é apresentar um breve histórico da Educação a Distância no Brasil, destacando a evolução dos meios de comunicação utilizados através dos anos. Também, queremos expor a trajetória histórica das Tecnologias de Comunicação e Informação, bem como sua integração ao ensino. Assim, sabendo que a tecnologia como finalidade pedagógica é indispensável para a EAD como conhecemos, pretendemos compreender quais ferramentas tecnológicas exercem papel de maior destaque nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A importância dessa pesquisa, para nós, é o fato de as ferramentas tecnológicas deixaram de ser um recurso didático possível, passando a compor recursos indispensáveis no processo de ensino aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03 2019-09-13T17:03:49Z 2019-09-13T17:03:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2497 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948636887252992 |