GESTÃO ESCOLAR E AÇÕES AFIRMATIVAS: ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE REDENÇÃO-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Luana Mateus de; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira -UNILAB
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Caxile, Carlos Rafael Vieira; Faculdade do Maciço de Baturité, Silveira, Ana Lúcia Nobre da; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Martins, Elcimar Simão; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2125
Resumo: A utilização de elementos ligados à história e cultura afro-brasileira no apresenta-se como marco fundamental para a formação de uma nova perspectiva da história e concepção social de determinada população. Este trabalho tem por escopo principal refletir sobre a lei 10.639/2003 e sua abordagem em uma escola pública de Redenção-Ceará, por meio de uma pesquisa qualitativa, pois visa elencar reflexões a respeito da gestão escolar e a implantação da referida lei. Além da revisão bibliográfica foram realizadas entrevistas com quatro sujeitos da escola (diretor, coordenadora pedagógica, estudante e professora da disciplina de História) como estratégia de aproximação com a realidade. Os resultados apontam que ainda há diversos desafios para a efetivação da educação para as relações étnico-raciais, pois essas legislações requerem outros paradigmas para se pensar a diferença e a desconstrução dos processos coloniais e das relações de poder e saber vigentes nos currículos escolares e práticas docentes. Nessa perspectiva, conclui-se que enquanto a escola permanecer trabalhando com a lei apenas através de projetos para culminância no dia da consciência negra o real objetivo em relação ao contexto negro não estará sendo efetivado.
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Nessa perspectiva, conclui-se que enquanto a escola permanecer trabalhando com a lei apenas através de projetos para culminância no dia da consciência negra o real objetivo em relação ao contexto negro não estará sendo efetivado.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASousa, Luana Mateus de; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira -UNILABCaxile, Carlos Rafael Vieira; Faculdade do Maciço de BaturitéSilveira, Ana Lúcia Nobre da; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)Martins, Elcimar Simão; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)2018-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/212510.25190/rec.v6i2.2125Revista Expressão Católica; v. 6, n. 2 (2017): Revista Expressão Católica; 56-622357-848310.25190/rec.v6i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2125/pdf/*ref*/BRASIL. 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