O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1318 |
Resumo: | Os estudos sobre a formação docente nos cursos de licenciatura tem sido objeto de estudo no campo da educação. A defesa do professor intelectual, crítico e reflexivo nem sempre tem considerado a contribuição da Filosofia na elaboração dos seus princípios. O objetivo desta pesquisa é analisar a compreensão dos alunos acerca do Estágio no decorrer do curso de licenciatura.Optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa, a revisão bibliográfica, a pesquisa de campo e a análise de conteúdo. A pesquisa de campo consultou dez estudantes de Licenciatura em Filosofia da turma de Prática de Ensino da Universidade Estadual do Ceará.O embasamento teórico para as análises dos dados ancorou-se nos estudos de Gallo (2008), Ghedin (2009), Severino (1994), Lima (2012), Pimenta e Lima (2004), dentre outros. Os resultados da pesquisa revelaram que o Estágio é um dos momentos mais significativos do curso universitário, pois possibilita ao aluno a vivência, na prática,dos ensinamentos teóricos e o contato com a realidade da profissão docente. Cada graduando tem um conceito e um significado para tal vivência, que influenciará, como passo inicial no exercício do magistério e na construção de sua identidade professoral. |
id |
Católica_9e12bd9249393d5ea8d20c2f0d11d5e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1318 |
network_acronym_str |
Católica |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIACiências SociaisEstágio. Ensino de Filosofia. Formação docente.Os estudos sobre a formação docente nos cursos de licenciatura tem sido objeto de estudo no campo da educação. A defesa do professor intelectual, crítico e reflexivo nem sempre tem considerado a contribuição da Filosofia na elaboração dos seus princípios. O objetivo desta pesquisa é analisar a compreensão dos alunos acerca do Estágio no decorrer do curso de licenciatura.Optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa, a revisão bibliográfica, a pesquisa de campo e a análise de conteúdo. A pesquisa de campo consultou dez estudantes de Licenciatura em Filosofia da turma de Prática de Ensino da Universidade Estadual do Ceará.O embasamento teórico para as análises dos dados ancorou-se nos estudos de Gallo (2008), Ghedin (2009), Severino (1994), Lima (2012), Pimenta e Lima (2004), dentre outros. Os resultados da pesquisa revelaram que o Estágio é um dos momentos mais significativos do curso universitário, pois possibilita ao aluno a vivência, na prática,dos ensinamentos teóricos e o contato com a realidade da profissão docente. Cada graduando tem um conceito e um significado para tal vivência, que influenciará, como passo inicial no exercício do magistério e na construção de sua identidade professoral.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAAraújo, Regiane RodriguesLima, Maria Socorro LucenaCosta, Elisangela André da SilvaAlves, Francione Charapa2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/131810.25190/rec.v2i1.1318Revista Expressão Católica; v. 2, n. 1 (2013): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v2i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1318/1081/*ref*/FLICK, Uwe. Introdução á pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009./*ref*/GALLO, Silvio. Filosofia da Educação no Brasil do século XX: da crítica ao conceito. EccosRevista Cientifica. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 261-284, Jul/Dez. 2007. Disponível em: <http://www.scholar.google.com.br>. Acesso: em 09 set. 2012./*ref*/______. A Filosofia e seu ensino:conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, Renê J. T; GOTO, Roberto. Filosofia no Ensino Médio: Temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007./*ref*/GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2009./*ref*/KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Col. Os Pensadores./*ref*/LIMA, Maria S. L. Estágio e Aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012./*ref*/______. A Hora da Prática: reflexões sobre o Estágio Supervisionado e ação docente. 4. ed. - Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004./*ref*/LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995./*ref*/MARX, K. O capital: Crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1985. Col. Os Pensadores./*ref*/PIMENTA, Selma Garrido. Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? . 7. ed. – São Paulo: Cortez, 2006./*ref*/______; GHEDIN, Evandro. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. Cortez Editora 2006/*ref*/______; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004./*ref*/PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. 2. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979./*ref*/RIOS, Terezinha A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006./*ref*/SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da Educação: Construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994./*ref*/TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2007./*ref*/TONET, Ivo. Educação, Cidadania e Emancipação Humana. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2005./*ref*/VÁSQUEZ, Adolfo S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:08.718Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIA |
title |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIA |
spellingShingle |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIA Araújo, Regiane Rodrigues Ciências Sociais Estágio. Ensino de Filosofia. Formação docente. |
title_short |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIA |
title_full |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIA |
title_fullStr |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIA |
title_full_unstemmed |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIA |
title_sort |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIA |
author |
Araújo, Regiane Rodrigues |
author_facet |
Araújo, Regiane Rodrigues Lima, Maria Socorro Lucena Costa, Elisangela André da Silva Alves, Francione Charapa |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria Socorro Lucena Costa, Elisangela André da Silva Alves, Francione Charapa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Regiane Rodrigues Lima, Maria Socorro Lucena Costa, Elisangela André da Silva Alves, Francione Charapa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Estágio. Ensino de Filosofia. Formação docente. |
topic |
Ciências Sociais Estágio. Ensino de Filosofia. Formação docente. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Os estudos sobre a formação docente nos cursos de licenciatura tem sido objeto de estudo no campo da educação. A defesa do professor intelectual, crítico e reflexivo nem sempre tem considerado a contribuição da Filosofia na elaboração dos seus princípios. O objetivo desta pesquisa é analisar a compreensão dos alunos acerca do Estágio no decorrer do curso de licenciatura.Optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa, a revisão bibliográfica, a pesquisa de campo e a análise de conteúdo. A pesquisa de campo consultou dez estudantes de Licenciatura em Filosofia da turma de Prática de Ensino da Universidade Estadual do Ceará.O embasamento teórico para as análises dos dados ancorou-se nos estudos de Gallo (2008), Ghedin (2009), Severino (1994), Lima (2012), Pimenta e Lima (2004), dentre outros. Os resultados da pesquisa revelaram que o Estágio é um dos momentos mais significativos do curso universitário, pois possibilita ao aluno a vivência, na prática,dos ensinamentos teóricos e o contato com a realidade da profissão docente. Cada graduando tem um conceito e um significado para tal vivência, que influenciará, como passo inicial no exercício do magistério e na construção de sua identidade professoral. |
description |
Os estudos sobre a formação docente nos cursos de licenciatura tem sido objeto de estudo no campo da educação. A defesa do professor intelectual, crítico e reflexivo nem sempre tem considerado a contribuição da Filosofia na elaboração dos seus princípios. O objetivo desta pesquisa é analisar a compreensão dos alunos acerca do Estágio no decorrer do curso de licenciatura.Optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa, a revisão bibliográfica, a pesquisa de campo e a análise de conteúdo. A pesquisa de campo consultou dez estudantes de Licenciatura em Filosofia da turma de Prática de Ensino da Universidade Estadual do Ceará.O embasamento teórico para as análises dos dados ancorou-se nos estudos de Gallo (2008), Ghedin (2009), Severino (1994), Lima (2012), Pimenta e Lima (2004), dentre outros. Os resultados da pesquisa revelaram que o Estágio é um dos momentos mais significativos do curso universitário, pois possibilita ao aluno a vivência, na prática,dos ensinamentos teóricos e o contato com a realidade da profissão docente. Cada graduando tem um conceito e um significado para tal vivência, que influenciará, como passo inicial no exercício do magistério e na construção de sua identidade professoral. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1318 10.25190/rec.v2i1.1318 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1318 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v2i1.1318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1318/1081 /*ref*/FLICK, Uwe. Introdução á pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. /*ref*/GALLO, Silvio. Filosofia da Educação no Brasil do século XX: da crítica ao conceito. EccosRevista Cientifica. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 261-284, Jul/Dez. 2007. Disponível em: <http://www.scholar.google.com.br>. Acesso: em 09 set. 2012. /*ref*/______. A Filosofia e seu ensino:conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, Renê J. T; GOTO, Roberto. Filosofia no Ensino Médio: Temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007. /*ref*/GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2009. /*ref*/KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Col. Os Pensadores. /*ref*/LIMA, Maria S. L. Estágio e Aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012. /*ref*/______. A Hora da Prática: reflexões sobre o Estágio Supervisionado e ação docente. 4. ed. - Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004. /*ref*/LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995. /*ref*/MARX, K. O capital: Crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1985. Col. Os Pensadores. /*ref*/PIMENTA, Selma Garrido. Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? . 7. ed. – São Paulo: Cortez, 2006. /*ref*/______; GHEDIN, Evandro. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. Cortez Editora 2006 /*ref*/______; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. /*ref*/PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. 2. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. /*ref*/RIOS, Terezinha A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. /*ref*/SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da Educação: Construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994. /*ref*/TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2007. /*ref*/TONET, Ivo. Educação, Cidadania e Emancipação Humana. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2005. /*ref*/VÁSQUEZ, Adolfo S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 2, n. 1 (2013): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v2i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1665948716421349376 |