A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1322 |
Resumo: | Este artigo apresenta as características e potencialidades das ferramentas da internet e ressalta a evolução da Web 2.0, que evoluiu com a ajuda dos avanços das linguagens de programação que permitiram o desenvolvimento de aplicativos para web conferindo um maior dinamismo para os usuários e para a sua aprendizagem. Essa nova geração da internet é composta por redes sociais, conteúdos gerados por usuários, softwares como serviços, podcasting, blogs e wikis. Com a Web 2.0, através dos recursos das redes sociais virtuais e serviços de colaboração online, os internautas passaram a interagir no mundo virtual de forma diferenciada, com a possibilidade de criação e compartilhamento de informação. O artigo objetiva também entender como funcionam esses aplicativos da Web 2.0 e como eles podem ser utilizados por educadores. Por fim, ressalta como a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação se torna essencial e urgente para a socialização e para o desenvolvimento integral da formação dos alunos. |
id |
Católica_b5f96a62121356229c662d9c97d07fd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1322 |
network_acronym_str |
Católica |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMCiências SociaisWeb 2.0. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ferramentas educacionais.Este artigo apresenta as características e potencialidades das ferramentas da internet e ressalta a evolução da Web 2.0, que evoluiu com a ajuda dos avanços das linguagens de programação que permitiram o desenvolvimento de aplicativos para web conferindo um maior dinamismo para os usuários e para a sua aprendizagem. Essa nova geração da internet é composta por redes sociais, conteúdos gerados por usuários, softwares como serviços, podcasting, blogs e wikis. Com a Web 2.0, através dos recursos das redes sociais virtuais e serviços de colaboração online, os internautas passaram a interagir no mundo virtual de forma diferenciada, com a possibilidade de criação e compartilhamento de informação. O artigo objetiva também entender como funcionam esses aplicativos da Web 2.0 e como eles podem ser utilizados por educadores. Por fim, ressalta como a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação se torna essencial e urgente para a socialização e para o desenvolvimento integral da formação dos alunos.Núcleo de Publicação UNICATÓLICABezerra, Júlio César CavalcanteBrito, Sydneia de Oliveira2017-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/132210.25190/rec.v2i2.1322Revista Expressão Católica; v. 2, n. 2 (2013): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v2i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1322/1085/*ref*/BRASIL, Comitê Gestor da Internet. Pesquisa sobre o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil –TIC – 2005-2009. São Paulo. 2010. Disponível em: <http://www.cetic.br/tic/5anos/index.htm>. Acesso em: 10 set. 2011./*ref*/BLATTMANN, Ursula; SILVA, Fabiano Couto Corrêa. Colaboração e Interação na web 2.0 e biblioteca 2.0. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 12, n.2, p. 191-215, jul./dez. 2007./*ref*/CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Indicadores de qualidade de “sites” educativos. Universidade do Minho. (2006). Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação, n.2, Ministério da Educação, 55-78. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5922/1/Indicadores%20de%20Qualidade%20de%20Sites%20-SACAUSEF%20-AAC.pdf>. Acesso em: 10 set. 2011./*ref*/__________. (org). Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores. Ministério da Educação/DGIDC. 2008./*ref*/CABRAL FILHO, Adilson Vaz; COUTINHO, Guttemberg. Web 2.0: Caminhos e desafios no desenvolvimento da Internet. A Internet na América Latina. Porto Alegre: Sulina, 2009./*ref*/COSTA, Adriano Medeiros. Fugindo da Banalidade: O uso do Orkut como extensão da sala de aula. 269 p. Dissertação (Mestrado em Meios de Comunicação e Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2008./*ref*/DOWBOR, Ladislau. O papel da informação no desenvolvimento social. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2010. São Paulo: Comitê Gestor de Internet – CGI. GRAELLS, P. M. La web 2.0 y sus aplicaciones didácticas. Disponível em: <http://dewey.uab.es/pmarques/web20.htm>. Acesso em: 10 set. 2011./*ref*/JOHNSON, Larry et al. (2011). The 2011 Horizon Report. Austin, Texas: The New Media Consortium. Disponível em: <http://wp.nmc.org/horizon2011>. Acesso em: 10 set. 2011./*ref*/MACHADO, Ana Claudia Teixeira. Novas formas de produção de conhecimento: Utilização de ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico. Revista Udesc Virtual, v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/udescvirtual/article/view/1655>. Acesso em: 10 set. 2011./*ref*/MARINHO, Simão Pedro. et al. Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces da web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergências de mídia. Revista e-Curriculum, PUCSP-SP, v. 4, n. 2, 2009. Disponível em <http://www.pucsp.com.br/ecurriculum>. Acesso em: 17 set. 2011./*ref*/MUÑOZ, Caroline Lego; TOWNER, Terri. (2009).Opening Facebook: How to Use Facebook in the College Classroom. Society for Information Technology and Teacher Education conference. Charleston, South Carolina./*ref*/O'REILLY, Tim. What is web 2.0. Disponível em: <http://www.oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html>. Acesso em: 17 set. 2011./*ref*/PRIMO, Alex. Fases do desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas formas de ser, conhecer, comunicar e produzir em sociedade. Salvador: EDUFBA, 2008./*ref*/RIBEIRO, Adriano Carlos; SHONS, Cláudio Henrique. A contribuição da Web 2.0 nos sistemas de educação online. Congresso Brasileiro de Sistemas – Centro Universitário de Franca Uni-FACEF. 2008./*ref*/TREIN, Daiana; SCHLEMMER, Eliane. Projetos de aprendizagem baseados em problema no contexto da web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica. Revista e-Curriculum, PUCSP-SP, v.4, n. 2, 2009. Disponível em: <http://www.pucsp.com.br/ecurriculum>. Acesso em: 17 set. 2011./*ref*/TORRES, Claudio. A Bíblia do marketing digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na Internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009./*ref*/XAVIER, Antonio Carlos. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Revista Caleidoscópio, Unisinos, v. 9, n. 1, 2011.Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:22.639Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title |
A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Bezerra, Júlio César Cavalcante Ciências Sociais Web 2.0. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ferramentas educacionais. |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
author |
Bezerra, Júlio César Cavalcante |
author_facet |
Bezerra, Júlio César Cavalcante Brito, Sydneia de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Sydneia de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Júlio César Cavalcante Brito, Sydneia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Web 2.0. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ferramentas educacionais. |
topic |
Ciências Sociais Web 2.0. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ferramentas educacionais. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo apresenta as características e potencialidades das ferramentas da internet e ressalta a evolução da Web 2.0, que evoluiu com a ajuda dos avanços das linguagens de programação que permitiram o desenvolvimento de aplicativos para web conferindo um maior dinamismo para os usuários e para a sua aprendizagem. Essa nova geração da internet é composta por redes sociais, conteúdos gerados por usuários, softwares como serviços, podcasting, blogs e wikis. Com a Web 2.0, através dos recursos das redes sociais virtuais e serviços de colaboração online, os internautas passaram a interagir no mundo virtual de forma diferenciada, com a possibilidade de criação e compartilhamento de informação. O artigo objetiva também entender como funcionam esses aplicativos da Web 2.0 e como eles podem ser utilizados por educadores. Por fim, ressalta como a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação se torna essencial e urgente para a socialização e para o desenvolvimento integral da formação dos alunos. |
description |
Este artigo apresenta as características e potencialidades das ferramentas da internet e ressalta a evolução da Web 2.0, que evoluiu com a ajuda dos avanços das linguagens de programação que permitiram o desenvolvimento de aplicativos para web conferindo um maior dinamismo para os usuários e para a sua aprendizagem. Essa nova geração da internet é composta por redes sociais, conteúdos gerados por usuários, softwares como serviços, podcasting, blogs e wikis. Com a Web 2.0, através dos recursos das redes sociais virtuais e serviços de colaboração online, os internautas passaram a interagir no mundo virtual de forma diferenciada, com a possibilidade de criação e compartilhamento de informação. O artigo objetiva também entender como funcionam esses aplicativos da Web 2.0 e como eles podem ser utilizados por educadores. Por fim, ressalta como a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação se torna essencial e urgente para a socialização e para o desenvolvimento integral da formação dos alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1322 10.25190/rec.v2i2.1322 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1322 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v2i2.1322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1322/1085 /*ref*/BRASIL, Comitê Gestor da Internet. Pesquisa sobre o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil –TIC – 2005-2009. São Paulo. 2010. Disponível em: <http://www.cetic.br/tic/5anos/index.htm>. Acesso em: 10 set. 2011. /*ref*/BLATTMANN, Ursula; SILVA, Fabiano Couto Corrêa. Colaboração e Interação na web 2.0 e biblioteca 2.0. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 12, n.2, p. 191-215, jul./dez. 2007. /*ref*/CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Indicadores de qualidade de “sites” educativos. Universidade do Minho. (2006). Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação, n.2, Ministério da Educação, 55-78. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5922/1/Indicadores%20de%20Qualidade%20de%20Sites%20-SACAUSEF%20-AAC.pdf>. Acesso em: 10 set. 2011. /*ref*/__________. (org). Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores. Ministério da Educação/DGIDC. 2008. /*ref*/CABRAL FILHO, Adilson Vaz; COUTINHO, Guttemberg. Web 2.0: Caminhos e desafios no desenvolvimento da Internet. A Internet na América Latina. Porto Alegre: Sulina, 2009. /*ref*/COSTA, Adriano Medeiros. Fugindo da Banalidade: O uso do Orkut como extensão da sala de aula. 269 p. Dissertação (Mestrado em Meios de Comunicação e Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2008. /*ref*/DOWBOR, Ladislau. O papel da informação no desenvolvimento social. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2010. São Paulo: Comitê Gestor de Internet – CGI. GRAELLS, P. M. La web 2.0 y sus aplicaciones didácticas. Disponível em: <http://dewey.uab.es/pmarques/web20.htm>. Acesso em: 10 set. 2011. /*ref*/JOHNSON, Larry et al. (2011). The 2011 Horizon Report. Austin, Texas: The New Media Consortium. Disponível em: <http://wp.nmc.org/horizon2011>. Acesso em: 10 set. 2011. /*ref*/MACHADO, Ana Claudia Teixeira. Novas formas de produção de conhecimento: Utilização de ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico. Revista Udesc Virtual, v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/udescvirtual/article/view/1655>. Acesso em: 10 set. 2011. /*ref*/MARINHO, Simão Pedro. et al. Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces da web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergências de mídia. Revista e-Curriculum, PUCSP-SP, v. 4, n. 2, 2009. Disponível em <http://www.pucsp.com.br/ecurriculum>. Acesso em: 17 set. 2011. /*ref*/MUÑOZ, Caroline Lego; TOWNER, Terri. (2009).Opening Facebook: How to Use Facebook in the College Classroom. Society for Information Technology and Teacher Education conference. Charleston, South Carolina. /*ref*/O'REILLY, Tim. What is web 2.0. Disponível em: <http://www.oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html>. Acesso em: 17 set. 2011. /*ref*/PRIMO, Alex. Fases do desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas formas de ser, conhecer, comunicar e produzir em sociedade. Salvador: EDUFBA, 2008. /*ref*/RIBEIRO, Adriano Carlos; SHONS, Cláudio Henrique. A contribuição da Web 2.0 nos sistemas de educação online. Congresso Brasileiro de Sistemas – Centro Universitário de Franca Uni-FACEF. 2008. /*ref*/TREIN, Daiana; SCHLEMMER, Eliane. Projetos de aprendizagem baseados em problema no contexto da web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica. Revista e-Curriculum, PUCSP-SP, v.4, n. 2, 2009. Disponível em: <http://www.pucsp.com.br/ecurriculum>. Acesso em: 17 set. 2011. /*ref*/TORRES, Claudio. A Bíblia do marketing digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na Internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009. /*ref*/XAVIER, Antonio Carlos. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Revista Caleidoscópio, Unisinos, v. 9, n. 1, 2011. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 2, n. 2 (2013): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v2i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1665948717092438016 |