A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Júlio César Cavalcante
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Brito, Sydneia de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1322
Resumo: Este artigo apresenta as características e potencialidades das ferramentas da internet e ressalta a evolução da Web 2.0, que evoluiu com a ajuda dos avanços das linguagens de programação que permitiram o desenvolvimento de aplicativos para web conferindo um maior dinamismo para os usuários e para a sua aprendizagem. Essa nova geração da internet é composta por redes sociais, conteúdos gerados por usuários, softwares como serviços, podcasting, blogs e wikis. Com a Web 2.0, através dos recursos das redes sociais virtuais e serviços de colaboração online, os internautas passaram a interagir no mundo virtual de forma diferenciada, com a possibilidade de criação e compartilhamento de informação. O artigo objetiva também entender como funcionam esses aplicativos da Web 2.0 e como eles podem ser utilizados por educadores. Por fim, ressalta como a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação se torna essencial e urgente para a socialização e para o desenvolvimento integral da formação dos alunos.
id Católica_b5f96a62121356229c662d9c97d07fd4
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1322
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMCiências SociaisWeb 2.0. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ferramentas educacionais.Este artigo apresenta as características e potencialidades das ferramentas da internet e ressalta a evolução da Web 2.0, que evoluiu com a ajuda dos avanços das linguagens de programação que permitiram o desenvolvimento de aplicativos para web conferindo um maior dinamismo para os usuários e para a sua aprendizagem. Essa nova geração da internet é composta por redes sociais, conteúdos gerados por usuários, softwares como serviços, podcasting, blogs e wikis. Com a Web 2.0, através dos recursos das redes sociais virtuais e serviços de colaboração online, os internautas passaram a interagir no mundo virtual de forma diferenciada, com a possibilidade de criação e compartilhamento de informação. O artigo objetiva também entender como funcionam esses aplicativos da Web 2.0 e como eles podem ser utilizados por educadores. Por fim, ressalta como a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação se torna essencial e urgente para a socialização e para o desenvolvimento integral da formação dos alunos.Núcleo de Publicação UNICATÓLICABezerra, Júlio César CavalcanteBrito, Sydneia de Oliveira2017-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/132210.25190/rec.v2i2.1322Revista Expressão Católica; v. 2, n. 2 (2013): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v2i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1322/1085/*ref*/BRASIL, Comitê Gestor da Internet. Pesquisa sobre o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil –TIC – 2005-2009. São Paulo. 2010. Disponível em: <http://www.cetic.br/tic/5anos/index.htm>. Acesso em: 10 set. 2011./*ref*/BLATTMANN, Ursula; SILVA, Fabiano Couto Corrêa. Colaboração e Interação na web 2.0 e biblioteca 2.0. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 12, n.2, p. 191-215, jul./dez. 2007./*ref*/CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Indicadores de qualidade de “sites” educativos. Universidade do Minho. (2006). Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação, n.2, Ministério da Educação, 55-78. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5922/1/Indicadores%20de%20Qualidade%20de%20Sites%20-SACAUSEF%20-AAC.pdf>. Acesso em: 10 set. 2011./*ref*/__________. (org). Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores. Ministério da Educação/DGIDC. 2008./*ref*/CABRAL FILHO, Adilson Vaz; COUTINHO, Guttemberg. Web 2.0: Caminhos e desafios no desenvolvimento da Internet. A Internet na América Latina. Porto Alegre: Sulina, 2009./*ref*/COSTA, Adriano Medeiros. Fugindo da Banalidade: O uso do Orkut como extensão da sala de aula. 269 p. Dissertação (Mestrado em Meios de Comunicação e Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2008./*ref*/DOWBOR, Ladislau. O papel da informação no desenvolvimento social. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2010. São Paulo: Comitê Gestor de Internet – CGI. GRAELLS, P. M. La web 2.0 y sus aplicaciones didácticas. Disponível em: <http://dewey.uab.es/pmarques/web20.htm>. Acesso em: 10 set. 2011./*ref*/JOHNSON, Larry et al. (2011). The 2011 Horizon Report. Austin, Texas: The New Media Consortium. Disponível em: <http://wp.nmc.org/horizon2011>. Acesso em: 10 set. 2011./*ref*/MACHADO, Ana Claudia Teixeira. Novas formas de produção de conhecimento: Utilização de ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico. Revista Udesc Virtual, v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/udescvirtual/article/view/1655>. Acesso em: 10 set. 2011./*ref*/MARINHO, Simão Pedro. et al. Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces da web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergências de mídia. Revista e-Curriculum, PUCSP-SP, v. 4, n. 2, 2009. Disponível em <http://www.pucsp.com.br/ecurriculum>. Acesso em: 17 set. 2011./*ref*/MUÑOZ, Caroline Lego; TOWNER, Terri. (2009).Opening Facebook: How to Use Facebook in the College Classroom. Society for Information Technology and Teacher Education conference. Charleston, South Carolina./*ref*/O'REILLY, Tim. What is web 2.0. Disponível em: <http://www.oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html>. Acesso em: 17 set. 2011./*ref*/PRIMO, Alex. Fases do desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas formas de ser, conhecer, comunicar e produzir em sociedade. Salvador: EDUFBA, 2008./*ref*/RIBEIRO, Adriano Carlos; SHONS, Cláudio Henrique. A contribuição da Web 2.0 nos sistemas de educação online. Congresso Brasileiro de Sistemas – Centro Universitário de Franca Uni-FACEF. 2008./*ref*/TREIN, Daiana; SCHLEMMER, Eliane. Projetos de aprendizagem baseados em problema no contexto da web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica. Revista e-Curriculum, PUCSP-SP, v.4, n. 2, 2009. Disponível em: <http://www.pucsp.com.br/ecurriculum>. Acesso em: 17 set. 2011./*ref*/TORRES, Claudio. A Bíblia do marketing digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na Internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009./*ref*/XAVIER, Antonio Carlos. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Revista Caleidoscópio, Unisinos, v. 9, n. 1, 2011.Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:22.639Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Bezerra, Júlio César Cavalcante
Ciências Sociais
Web 2.0. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ferramentas educacionais.
title_short A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_sort A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
author Bezerra, Júlio César Cavalcante
author_facet Bezerra, Júlio César Cavalcante
Brito, Sydneia de Oliveira
author_role author
author2 Brito, Sydneia de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Júlio César Cavalcante
Brito, Sydneia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Web 2.0. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ferramentas educacionais.
topic Ciências Sociais
Web 2.0. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ferramentas educacionais.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo apresenta as características e potencialidades das ferramentas da internet e ressalta a evolução da Web 2.0, que evoluiu com a ajuda dos avanços das linguagens de programação que permitiram o desenvolvimento de aplicativos para web conferindo um maior dinamismo para os usuários e para a sua aprendizagem. Essa nova geração da internet é composta por redes sociais, conteúdos gerados por usuários, softwares como serviços, podcasting, blogs e wikis. Com a Web 2.0, através dos recursos das redes sociais virtuais e serviços de colaboração online, os internautas passaram a interagir no mundo virtual de forma diferenciada, com a possibilidade de criação e compartilhamento de informação. O artigo objetiva também entender como funcionam esses aplicativos da Web 2.0 e como eles podem ser utilizados por educadores. Por fim, ressalta como a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação se torna essencial e urgente para a socialização e para o desenvolvimento integral da formação dos alunos.
description Este artigo apresenta as características e potencialidades das ferramentas da internet e ressalta a evolução da Web 2.0, que evoluiu com a ajuda dos avanços das linguagens de programação que permitiram o desenvolvimento de aplicativos para web conferindo um maior dinamismo para os usuários e para a sua aprendizagem. Essa nova geração da internet é composta por redes sociais, conteúdos gerados por usuários, softwares como serviços, podcasting, blogs e wikis. Com a Web 2.0, através dos recursos das redes sociais virtuais e serviços de colaboração online, os internautas passaram a interagir no mundo virtual de forma diferenciada, com a possibilidade de criação e compartilhamento de informação. O artigo objetiva também entender como funcionam esses aplicativos da Web 2.0 e como eles podem ser utilizados por educadores. Por fim, ressalta como a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação se torna essencial e urgente para a socialização e para o desenvolvimento integral da formação dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1322
10.25190/rec.v2i2.1322
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1322
identifier_str_mv 10.25190/rec.v2i2.1322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1322/1085
/*ref*/BRASIL, Comitê Gestor da Internet. Pesquisa sobre o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil –TIC – 2005-2009. São Paulo. 2010. Disponível em: <http://www.cetic.br/tic/5anos/index.htm>. Acesso em: 10 set. 2011.
/*ref*/BLATTMANN, Ursula; SILVA, Fabiano Couto Corrêa. Colaboração e Interação na web 2.0 e biblioteca 2.0. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 12, n.2, p. 191-215, jul./dez. 2007.
/*ref*/CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Indicadores de qualidade de “sites” educativos. Universidade do Minho. (2006). Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação, n.2, Ministério da Educação, 55-78. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5922/1/Indicadores%20de%20Qualidade%20de%20Sites%20-SACAUSEF%20-AAC.pdf>. Acesso em: 10 set. 2011.
/*ref*/__________. (org). Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores. Ministério da Educação/DGIDC. 2008.
/*ref*/CABRAL FILHO, Adilson Vaz; COUTINHO, Guttemberg. Web 2.0: Caminhos e desafios no desenvolvimento da Internet. A Internet na América Latina. Porto Alegre: Sulina, 2009.
/*ref*/COSTA, Adriano Medeiros. Fugindo da Banalidade: O uso do Orkut como extensão da sala de aula. 269 p. Dissertação (Mestrado em Meios de Comunicação e Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2008.
/*ref*/DOWBOR, Ladislau. O papel da informação no desenvolvimento social. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2010. São Paulo: Comitê Gestor de Internet – CGI. GRAELLS, P. M. La web 2.0 y sus aplicaciones didácticas. Disponível em: <http://dewey.uab.es/pmarques/web20.htm>. Acesso em: 10 set. 2011.
/*ref*/JOHNSON, Larry et al. (2011). The 2011 Horizon Report. Austin, Texas: The New Media Consortium. Disponível em: <http://wp.nmc.org/horizon2011>. Acesso em: 10 set. 2011.
/*ref*/MACHADO, Ana Claudia Teixeira. Novas formas de produção de conhecimento: Utilização de ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico. Revista Udesc Virtual, v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/udescvirtual/article/view/1655>. Acesso em: 10 set. 2011.
/*ref*/MARINHO, Simão Pedro. et al. Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces da web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergências de mídia. Revista e-Curriculum, PUCSP-SP, v. 4, n. 2, 2009. Disponível em <http://www.pucsp.com.br/ecurriculum>. Acesso em: 17 set. 2011.
/*ref*/MUÑOZ, Caroline Lego; TOWNER, Terri. (2009).Opening Facebook: How to Use Facebook in the College Classroom. Society for Information Technology and Teacher Education conference. Charleston, South Carolina.
/*ref*/O'REILLY, Tim. What is web 2.0. Disponível em: <http://www.oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html>. Acesso em: 17 set. 2011.
/*ref*/PRIMO, Alex. Fases do desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas formas de ser, conhecer, comunicar e produzir em sociedade. Salvador: EDUFBA, 2008.
/*ref*/RIBEIRO, Adriano Carlos; SHONS, Cláudio Henrique. A contribuição da Web 2.0 nos sistemas de educação online. Congresso Brasileiro de Sistemas – Centro Universitário de Franca Uni-FACEF. 2008.
/*ref*/TREIN, Daiana; SCHLEMMER, Eliane. Projetos de aprendizagem baseados em problema no contexto da web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica. Revista e-Curriculum, PUCSP-SP, v.4, n. 2, 2009. Disponível em: <http://www.pucsp.com.br/ecurriculum>. Acesso em: 17 set. 2011.
/*ref*/TORRES, Claudio. A Bíblia do marketing digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na Internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009.
/*ref*/XAVIER, Antonio Carlos. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Revista Caleidoscópio, Unisinos, v. 9, n. 1, 2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 2, n. 2 (2013): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v2i2
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948717092438016