METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO EDUCATIVO CRITICO REFLEXIVO COM DISCENTES DO CURSO DE FR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, BarrosKarla Bruna Nogueira Torres; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Prado, Regilane Matos da Silva, Loureiro, Anny Natércia da Costa, Varela, Danielle Santiago da Silva, Borges, Karla Deisy Morais, Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1405
Resumo: A graduação em Farmácia requer o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes específicas a esta área. A escolha da metodologia adequada é fundamental para preparar os discentes às demandas dos serviços em saúde. Assim, o objetivo deste foi relatar a experiência da aplicação do arco de Maguerez junto aos discentes do curso de Farmácia. A prática realizou-se em maio de 2013, com sete alunos do curso de Farmácia de uma instituição privada em Quixadá, como atividade do módulo de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem do Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde da UECE. Consistiu na aplicação do Arco de Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, elaboração dos pontos–chave, teorização, hipóteses de solução  e aplicação na realidade. O problema formulado pelos discentes foi: “ansiedade em relação às dificuldades profissionais que se pode enfrentar enquanto farmacêuticos recém-formados.” Para explicar o problema destacam-se os seguintes pontos chaves: falta de preparo para a prática profissional, ênfase em conteúdos em detrimento de uma aproximação com a realidade e novas responsabilidades exigidas pelo mercado. A teorização foi realizada através do relato de experiências das facilitadoras e a utilização de artigos científicos. Em seguida foram apontadas hipóteses de solução para o problema: reestruturação curricular e mudanças de posturas de docentes e discentes. O método finalizou com a aplicação na realidade que se deu através da elaboração de um plano de atividades a serem desenvolvidas no curso e os estudantes apresentaram entusiasmo e interesse na construção do arco.
id Católica_d645d7e635f1c971cbe0d132c9ac38ca
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1405
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO EDUCATIVO CRITICO REFLEXIVO COM DISCENTES DO CURSO DE FRCiências SociaisMetodologias Ativas. Arco de Maguarez. Processo Ensino-Aprendizagem.A graduação em Farmácia requer o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes específicas a esta área. A escolha da metodologia adequada é fundamental para preparar os discentes às demandas dos serviços em saúde. Assim, o objetivo deste foi relatar a experiência da aplicação do arco de Maguerez junto aos discentes do curso de Farmácia. A prática realizou-se em maio de 2013, com sete alunos do curso de Farmácia de uma instituição privada em Quixadá, como atividade do módulo de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem do Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde da UECE. Consistiu na aplicação do Arco de Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, elaboração dos pontos–chave, teorização, hipóteses de solução  e aplicação na realidade. O problema formulado pelos discentes foi: “ansiedade em relação às dificuldades profissionais que se pode enfrentar enquanto farmacêuticos recém-formados.” Para explicar o problema destacam-se os seguintes pontos chaves: falta de preparo para a prática profissional, ênfase em conteúdos em detrimento de uma aproximação com a realidade e novas responsabilidades exigidas pelo mercado. A teorização foi realizada através do relato de experiências das facilitadoras e a utilização de artigos científicos. Em seguida foram apontadas hipóteses de solução para o problema: reestruturação curricular e mudanças de posturas de docentes e discentes. O método finalizou com a aplicação na realidade que se deu através da elaboração de um plano de atividades a serem desenvolvidas no curso e os estudantes apresentaram entusiasmo e interesse na construção do arco.Núcleo de Publicação UNICATÓLICABarros, BarrosKarla Bruna Nogueira Torres; Centro Universitário Católica de QuixadáPrado, Regilane Matos da SilvaLoureiro, Anny Natércia da CostaVarela, Danielle Santiago da SilvaBorges, Karla Deisy MoraisMachado, Maria de Fátima Antero Sousa2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/140510.25190/rec.v3i1.1405Revista Expressão Católica; v. 3, n. 1 (2014): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v3i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1405/1138/*ref*/BERBEL, N. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, p. 139-154, 1998./*ref*/BORDENAVE, J. D. E; Pereira A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2002./*ref*/CYRINO, E. G., TORALLES-PEREIRA, M. L. Trabalhando com estratégias de ensino aprendizagem por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, v. 20, n. 3, p. 780-788, maio./jun. 2004./*ref*/MITRE, S. M; BATISTA, R. S; MENDONÇA, J. M. G; PINTO, N. M. M; MEIRELLES, C. A. B; PORTO,C. P; MOREIRA .T; HOFFMANN,L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, v. 13, sup. 2, p. 2133-2144, 2008./*ref*/PRADO, M. L. et al. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, mar. 2012.Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:07Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:08.865Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO EDUCATIVO CRITICO REFLEXIVO COM DISCENTES DO CURSO DE FR
title METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO EDUCATIVO CRITICO REFLEXIVO COM DISCENTES DO CURSO DE FR
spellingShingle METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO EDUCATIVO CRITICO REFLEXIVO COM DISCENTES DO CURSO DE FR
Barros, BarrosKarla Bruna Nogueira Torres; Centro Universitário Católica de Quixadá
Ciências Sociais
Metodologias Ativas. Arco de Maguarez. Processo Ensino-Aprendizagem.
title_short METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO EDUCATIVO CRITICO REFLEXIVO COM DISCENTES DO CURSO DE FR
title_full METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO EDUCATIVO CRITICO REFLEXIVO COM DISCENTES DO CURSO DE FR
title_fullStr METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO EDUCATIVO CRITICO REFLEXIVO COM DISCENTES DO CURSO DE FR
title_full_unstemmed METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO EDUCATIVO CRITICO REFLEXIVO COM DISCENTES DO CURSO DE FR
title_sort METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO EDUCATIVO CRITICO REFLEXIVO COM DISCENTES DO CURSO DE FR
author Barros, BarrosKarla Bruna Nogueira Torres; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_facet Barros, BarrosKarla Bruna Nogueira Torres; Centro Universitário Católica de Quixadá
Prado, Regilane Matos da Silva
Loureiro, Anny Natércia da Costa
Varela, Danielle Santiago da Silva
Borges, Karla Deisy Morais
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
author_role author
author2 Prado, Regilane Matos da Silva
Loureiro, Anny Natércia da Costa
Varela, Danielle Santiago da Silva
Borges, Karla Deisy Morais
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, BarrosKarla Bruna Nogueira Torres; Centro Universitário Católica de Quixadá
Prado, Regilane Matos da Silva
Loureiro, Anny Natércia da Costa
Varela, Danielle Santiago da Silva
Borges, Karla Deisy Morais
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Metodologias Ativas. Arco de Maguarez. Processo Ensino-Aprendizagem.
topic Ciências Sociais
Metodologias Ativas. Arco de Maguarez. Processo Ensino-Aprendizagem.
dc.description.none.fl_txt_mv A graduação em Farmácia requer o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes específicas a esta área. A escolha da metodologia adequada é fundamental para preparar os discentes às demandas dos serviços em saúde. Assim, o objetivo deste foi relatar a experiência da aplicação do arco de Maguerez junto aos discentes do curso de Farmácia. A prática realizou-se em maio de 2013, com sete alunos do curso de Farmácia de uma instituição privada em Quixadá, como atividade do módulo de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem do Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde da UECE. Consistiu na aplicação do Arco de Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, elaboração dos pontos–chave, teorização, hipóteses de solução  e aplicação na realidade. O problema formulado pelos discentes foi: “ansiedade em relação às dificuldades profissionais que se pode enfrentar enquanto farmacêuticos recém-formados.” Para explicar o problema destacam-se os seguintes pontos chaves: falta de preparo para a prática profissional, ênfase em conteúdos em detrimento de uma aproximação com a realidade e novas responsabilidades exigidas pelo mercado. A teorização foi realizada através do relato de experiências das facilitadoras e a utilização de artigos científicos. Em seguida foram apontadas hipóteses de solução para o problema: reestruturação curricular e mudanças de posturas de docentes e discentes. O método finalizou com a aplicação na realidade que se deu através da elaboração de um plano de atividades a serem desenvolvidas no curso e os estudantes apresentaram entusiasmo e interesse na construção do arco.
description A graduação em Farmácia requer o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes específicas a esta área. A escolha da metodologia adequada é fundamental para preparar os discentes às demandas dos serviços em saúde. Assim, o objetivo deste foi relatar a experiência da aplicação do arco de Maguerez junto aos discentes do curso de Farmácia. A prática realizou-se em maio de 2013, com sete alunos do curso de Farmácia de uma instituição privada em Quixadá, como atividade do módulo de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem do Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde da UECE. Consistiu na aplicação do Arco de Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, elaboração dos pontos–chave, teorização, hipóteses de solução  e aplicação na realidade. O problema formulado pelos discentes foi: “ansiedade em relação às dificuldades profissionais que se pode enfrentar enquanto farmacêuticos recém-formados.” Para explicar o problema destacam-se os seguintes pontos chaves: falta de preparo para a prática profissional, ênfase em conteúdos em detrimento de uma aproximação com a realidade e novas responsabilidades exigidas pelo mercado. A teorização foi realizada através do relato de experiências das facilitadoras e a utilização de artigos científicos. Em seguida foram apontadas hipóteses de solução para o problema: reestruturação curricular e mudanças de posturas de docentes e discentes. O método finalizou com a aplicação na realidade que se deu através da elaboração de um plano de atividades a serem desenvolvidas no curso e os estudantes apresentaram entusiasmo e interesse na construção do arco.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1405
10.25190/rec.v3i1.1405
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1405
identifier_str_mv 10.25190/rec.v3i1.1405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1405/1138
/*ref*/BERBEL, N. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, p. 139-154, 1998.
/*ref*/BORDENAVE, J. D. E; Pereira A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
/*ref*/CYRINO, E. G., TORALLES-PEREIRA, M. L. Trabalhando com estratégias de ensino aprendizagem por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, v. 20, n. 3, p. 780-788, maio./jun. 2004.
/*ref*/MITRE, S. M; BATISTA, R. S; MENDONÇA, J. M. G; PINTO, N. M. M; MEIRELLES, C. A. B; PORTO,C. P; MOREIRA .T; HOFFMANN,L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, v. 13, sup. 2, p. 2133-2144, 2008.
/*ref*/PRADO, M. L. et al. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, mar. 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 3, n. 1 (2014): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v3i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948716452806656