Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitiello,Márcio Abondanza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cacete,Núria Hanglei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100208
Resumo: RESUMO Neste terceiro decênio do século XXI, período no qual ações neoconservadoras buscam eufemizar, distorcer e invisibilizar temas sociais, políticos, econômicos e culturais, as discussões sobre currículo escolar e políticas públicas educacionais tornam-se centrais. Inicialmente, promovemos uma análise da relação entre currículo e poder, no qual diferentes atores exprimem suas intencionalidades, sobrelevando alguns temas e subjazendo outros. Em seguida, abordamos o papel do livro didático no currículo escolar, especialmente no âmbito do ensino de Geografia, em uma perspectiva que ora relativiza, ora prioriza o uso desses manuais nos processos de ensino e aprendizagem. Por fim, buscamos compreender as políticas públicas relativas ao livro didático e as recentes ações no campo do currículo, consubstanciadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Reforma do Ensino Médio.
id EAA-1_042cd8e86d01e8338f6d8741b1362f5c
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782021000100208
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no BrasilBase Nacional Comum CurricularPrograma Nacional do Livro Didáticopolítica educacionalRESUMO Neste terceiro decênio do século XXI, período no qual ações neoconservadoras buscam eufemizar, distorcer e invisibilizar temas sociais, políticos, econômicos e culturais, as discussões sobre currículo escolar e políticas públicas educacionais tornam-se centrais. Inicialmente, promovemos uma análise da relação entre currículo e poder, no qual diferentes atores exprimem suas intencionalidades, sobrelevando alguns temas e subjazendo outros. Em seguida, abordamos o papel do livro didático no currículo escolar, especialmente no âmbito do ensino de Geografia, em uma perspectiva que ora relativiza, ora prioriza o uso desses manuais nos processos de ensino e aprendizagem. Por fim, buscamos compreender as políticas públicas relativas ao livro didático e as recentes ações no campo do currículo, consubstanciadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Reforma do Ensino Médio.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100208Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260013info:eu-repo/semantics/openAccessVitiello,Márcio AbondanzaCacete,Núria Hangleipor2021-03-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100208Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-03-16T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil
title Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil
spellingShingle Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil
Vitiello,Márcio Abondanza
Base Nacional Comum Curricular
Programa Nacional do Livro Didático
política educacional
title_short Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil
title_full Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil
title_fullStr Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil
title_full_unstemmed Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil
title_sort Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil
author Vitiello,Márcio Abondanza
author_facet Vitiello,Márcio Abondanza
Cacete,Núria Hanglei
author_role author
author2 Cacete,Núria Hanglei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitiello,Márcio Abondanza
Cacete,Núria Hanglei
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular
Programa Nacional do Livro Didático
política educacional
topic Base Nacional Comum Curricular
Programa Nacional do Livro Didático
política educacional
description RESUMO Neste terceiro decênio do século XXI, período no qual ações neoconservadoras buscam eufemizar, distorcer e invisibilizar temas sociais, políticos, econômicos e culturais, as discussões sobre currículo escolar e políticas públicas educacionais tornam-se centrais. Inicialmente, promovemos uma análise da relação entre currículo e poder, no qual diferentes atores exprimem suas intencionalidades, sobrelevando alguns temas e subjazendo outros. Em seguida, abordamos o papel do livro didático no currículo escolar, especialmente no âmbito do ensino de Geografia, em uma perspectiva que ora relativiza, ora prioriza o uso desses manuais nos processos de ensino e aprendizagem. Por fim, buscamos compreender as políticas públicas relativas ao livro didático e as recentes ações no campo do currículo, consubstanciadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Reforma do Ensino Médio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100208
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782021260013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.26 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493151412224