Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9454 |
Resumo: | As últimas décadas suscitaram debates acerca do papel da escola no ensino da língua portuguesa e das repercussões desse ensino na sociedade. Exercer o domínio da língua para o exercício da cidadania plena do indivíduo deveria ser o objetivo dessa educação, no entanto, os resultados alcançados nas avaliações externas revelam que os estudantes estão saindo da escola sem desenvolver o básico de suas competências de leitura e de escrita. Nesse sentido, mostra-se relevante refletir sobre o ensino de língua proposto nos documentos orientadores oficiais e sua efetivação no dia a dia da sala de aula, por intermédio do uso do livro didático. O presente estudo tem por objetivo realizar a investigação da prática de linguagem Análise Linguística/Semiótica em livro didático aprovado no PNLD 2020. Para isso, foram elaborados critérios qualitativos com base na revisão bibliográfica realizada a partir das diretrizes e da proposta da BNCC para o componente curricular Língua Portuguesa, das regulamentações que guiam a escolha dos materiais que participam do PNLD e das contribuições teóricas de estudiosos da área. A aplicação dos critérios efetivou-se nas atividades relacionadas à prática de linguagem em um capítulo da obra. Após a transposição dos critérios, culminaram considerações relevantes no que diz respeito à prática de ensino da língua relacionada às metodologias de ensino a partir do uso do livro didático e a consonância de sua proposta em relação aos referenciais curriculares. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_5bedc969f70f6cf731d39f5710c92884 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9454 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bett, NatanielaPressanto, Isabel Maria PaesePagot, Suzana Maria LainChiapinotto, Diego2022-02-07T17:24:30Z2022-02-07T17:24:30Z2020-07-152020https://repositorio.ucs.br/11338/9454As últimas décadas suscitaram debates acerca do papel da escola no ensino da língua portuguesa e das repercussões desse ensino na sociedade. Exercer o domínio da língua para o exercício da cidadania plena do indivíduo deveria ser o objetivo dessa educação, no entanto, os resultados alcançados nas avaliações externas revelam que os estudantes estão saindo da escola sem desenvolver o básico de suas competências de leitura e de escrita. Nesse sentido, mostra-se relevante refletir sobre o ensino de língua proposto nos documentos orientadores oficiais e sua efetivação no dia a dia da sala de aula, por intermédio do uso do livro didático. O presente estudo tem por objetivo realizar a investigação da prática de linguagem Análise Linguística/Semiótica em livro didático aprovado no PNLD 2020. Para isso, foram elaborados critérios qualitativos com base na revisão bibliográfica realizada a partir das diretrizes e da proposta da BNCC para o componente curricular Língua Portuguesa, das regulamentações que guiam a escolha dos materiais que participam do PNLD e das contribuições teóricas de estudiosos da área. A aplicação dos critérios efetivou-se nas atividades relacionadas à prática de linguagem em um capítulo da obra. Após a transposição dos critérios, culminaram considerações relevantes no que diz respeito à prática de ensino da língua relacionada às metodologias de ensino a partir do uso do livro didático e a consonância de sua proposta em relação aos referenciais curriculares. [resumo fornecido pelo autor]Base Nacional Comum CurricularPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Língua portuguesa - Estudo e ensinoLivros didáticosEstudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em LetrasCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-15 00:00:00ORIGINALTCC Nataniela Bett.pdfTCC Nataniela Bett.pdfapplication/pdf772369https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9454/1/TCC%20Nataniela%20Bett.pdf0a439512e44519e71954c20300aad915MD51TEXTTCC Nataniela Bett.pdf.txtTCC Nataniela Bett.pdf.txtExtracted texttext/plain158032https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9454/2/TCC%20Nataniela%20Bett.pdf.txtc09230ea9fc507cb2e78a70422f60a1eMD52THUMBNAILTCC Nataniela Bett.pdf.jpgTCC Nataniela Bett.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9454/3/TCC%20Nataniela%20Bett.pdf.jpgd2be1406cf0bbbb35c39b30cff8636aeMD5311338/94542022-10-18 18:00:35.49oai:repositorio.ucs.br:11338/9454Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:00:35Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023 |
title |
Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023 |
spellingShingle |
Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023 Bett, Nataniela Base Nacional Comum Curricular Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) Língua portuguesa - Estudo e ensino Livros didáticos |
title_short |
Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023 |
title_full |
Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023 |
title_fullStr |
Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023 |
title_full_unstemmed |
Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023 |
title_sort |
Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023 |
author |
Bett, Nataniela |
author_facet |
Bett, Nataniela |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Pressanto, Isabel Maria Paese Pagot, Suzana Maria Lain |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bett, Nataniela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chiapinotto, Diego |
contributor_str_mv |
Chiapinotto, Diego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) Língua portuguesa - Estudo e ensino Livros didáticos |
topic |
Base Nacional Comum Curricular Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) Língua portuguesa - Estudo e ensino Livros didáticos |
description |
As últimas décadas suscitaram debates acerca do papel da escola no ensino da língua portuguesa e das repercussões desse ensino na sociedade. Exercer o domínio da língua para o exercício da cidadania plena do indivíduo deveria ser o objetivo dessa educação, no entanto, os resultados alcançados nas avaliações externas revelam que os estudantes estão saindo da escola sem desenvolver o básico de suas competências de leitura e de escrita. Nesse sentido, mostra-se relevante refletir sobre o ensino de língua proposto nos documentos orientadores oficiais e sua efetivação no dia a dia da sala de aula, por intermédio do uso do livro didático. O presente estudo tem por objetivo realizar a investigação da prática de linguagem Análise Linguística/Semiótica em livro didático aprovado no PNLD 2020. Para isso, foram elaborados critérios qualitativos com base na revisão bibliográfica realizada a partir das diretrizes e da proposta da BNCC para o componente curricular Língua Portuguesa, das regulamentações que guiam a escolha dos materiais que participam do PNLD e das contribuições teóricas de estudiosos da área. A aplicação dos critérios efetivou-se nas atividades relacionadas à prática de linguagem em um capítulo da obra. Após a transposição dos critérios, culminaram considerações relevantes no que diz respeito à prática de ensino da língua relacionada às metodologias de ensino a partir do uso do livro didático e a consonância de sua proposta em relação aos referenciais curriculares. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-07T17:24:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-07T17:24:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9454 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9454/1/TCC%20Nataniela%20Bett.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9454/2/TCC%20Nataniela%20Bett.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9454/3/TCC%20Nataniela%20Bett.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a439512e44519e71954c20300aad915 c09230ea9fc507cb2e78a70422f60a1e d2be1406cf0bbbb35c39b30cff8636ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308879717629952 |