Discursos do profissionalismo docente paradoxos e alternativas conceptuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores,Maria Assunção
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000900003
Resumo: Neste texto procuramos identificar e analisar os discursos do profissionalismo docente por meio de distintas concepções, características e dimensões. Para tal, convocam-se os autores que mais se têm dedicado a essa temática no panorama internacional. Defende-se, assim, que a análise do profissionalismo docente no quadro atual implica a consideração dos múltiplos discursos que têm emergido nesse domínio, sobretudo aqueles que se associam às chamadas "culturas de performatividade" e de prestação de contas, no intuito de desvelar as implicações (e as contradições) que lhes estão subjacentes, com repercussões nas identidades profissionais dos professores.
id EAA-1_14b7dc2ba01ed155da32f1d70c81695d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782014000900003
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Discursos do profissionalismo docente paradoxos e alternativas conceptuaisprofissionalismo docentetrabalho docenteidentidades profissionaisNeste texto procuramos identificar e analisar os discursos do profissionalismo docente por meio de distintas concepções, características e dimensões. Para tal, convocam-se os autores que mais se têm dedicado a essa temática no panorama internacional. Defende-se, assim, que a análise do profissionalismo docente no quadro atual implica a consideração dos múltiplos discursos que têm emergido nesse domínio, sobretudo aqueles que se associam às chamadas "culturas de performatividade" e de prestação de contas, no intuito de desvelar as implicações (e as contradições) que lhes estão subjacentes, com repercussões nas identidades profissionais dos professores.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000900003Revista Brasileira de Educação v.19 n.59 2014reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782014000900003info:eu-repo/semantics/openAccessFlores,Maria Assunçãopor2014-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782014000900003Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-12-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos do profissionalismo docente paradoxos e alternativas conceptuais
title Discursos do profissionalismo docente paradoxos e alternativas conceptuais
spellingShingle Discursos do profissionalismo docente paradoxos e alternativas conceptuais
Flores,Maria Assunção
profissionalismo docente
trabalho docente
identidades profissionais
title_short Discursos do profissionalismo docente paradoxos e alternativas conceptuais
title_full Discursos do profissionalismo docente paradoxos e alternativas conceptuais
title_fullStr Discursos do profissionalismo docente paradoxos e alternativas conceptuais
title_full_unstemmed Discursos do profissionalismo docente paradoxos e alternativas conceptuais
title_sort Discursos do profissionalismo docente paradoxos e alternativas conceptuais
author Flores,Maria Assunção
author_facet Flores,Maria Assunção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores,Maria Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv profissionalismo docente
trabalho docente
identidades profissionais
topic profissionalismo docente
trabalho docente
identidades profissionais
description Neste texto procuramos identificar e analisar os discursos do profissionalismo docente por meio de distintas concepções, características e dimensões. Para tal, convocam-se os autores que mais se têm dedicado a essa temática no panorama internacional. Defende-se, assim, que a análise do profissionalismo docente no quadro atual implica a consideração dos múltiplos discursos que têm emergido nesse domínio, sobretudo aqueles que se associam às chamadas "culturas de performatividade" e de prestação de contas, no intuito de desvelar as implicações (e as contradições) que lhes estão subjacentes, com repercussões nas identidades profissionais dos professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000900003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000900003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782014000900003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.19 n.59 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491580645376