Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lüdke,Menga
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Boing,Luiz Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000400005
Resumo: Este texto discute a questão da precarização do trabalho docente, tendo como pano de fundo o conceito de profissão. São trazidas contribuições de autores que se dedicam ao estudo da formação e do trabalho docentes, especialmente as que focalizam os temas da profissionalização do magistério, da identidade e socialização profissionais, das competências, da profissionalidade, do profissionalismo, do desenvolvimento profissional e do saber docente. Procuramos relacionar esses temas com a situação do magistério em nosso país, hoje, levando em conta a introdução das TIC, a parceria e a autonomia do professorado.
id CEDES-1_8f25e40c22a7f9473d58c2d8b5418f42
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302004000400005
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Caminhos da profissão e da profissionalidade docentesTrabalho docenteProfissão docenteDesenvolvimento profissionalProfissionalidadeIdentidade profissionalEste texto discute a questão da precarização do trabalho docente, tendo como pano de fundo o conceito de profissão. São trazidas contribuições de autores que se dedicam ao estudo da formação e do trabalho docentes, especialmente as que focalizam os temas da profissionalização do magistério, da identidade e socialização profissionais, das competências, da profissionalidade, do profissionalismo, do desenvolvimento profissional e do saber docente. Procuramos relacionar esses temas com a situação do magistério em nosso país, hoje, levando em conta a introdução das TIC, a parceria e a autonomia do professorado.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000400005Educação & Sociedade v.25 n.89 2004reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302004000400005info:eu-repo/semantics/openAccessLüdke,MengaBoing,Luiz Albertopor2005-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302004000400005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2005-01-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes
title Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes
spellingShingle Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes
Lüdke,Menga
Trabalho docente
Profissão docente
Desenvolvimento profissional
Profissionalidade
Identidade profissional
title_short Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes
title_full Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes
title_fullStr Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes
title_full_unstemmed Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes
title_sort Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes
author Lüdke,Menga
author_facet Lüdke,Menga
Boing,Luiz Alberto
author_role author
author2 Boing,Luiz Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lüdke,Menga
Boing,Luiz Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Profissão docente
Desenvolvimento profissional
Profissionalidade
Identidade profissional
topic Trabalho docente
Profissão docente
Desenvolvimento profissional
Profissionalidade
Identidade profissional
description Este texto discute a questão da precarização do trabalho docente, tendo como pano de fundo o conceito de profissão. São trazidas contribuições de autores que se dedicam ao estudo da formação e do trabalho docentes, especialmente as que focalizam os temas da profissionalização do magistério, da identidade e socialização profissionais, das competências, da profissionalidade, do profissionalismo, do desenvolvimento profissional e do saber docente. Procuramos relacionar esses temas com a situação do magistério em nosso país, hoje, levando em conta a introdução das TIC, a parceria e a autonomia do professorado.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302004000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.25 n.89 2004
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553472843776