As contribuições do estágio supervisionado para a constituição da profissionalidade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
DOI: | 10.24933/horizontes.v33i1.148 |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/148 |
Resumo: | Esse artigo é um recorte de pesquisa de doutorado e traz como discussão o papel do estágio supervisionado como espaço privilegiado no processo de formação inicial e de constituição da profissionalidade docente de futuras professoras. As contribuições de Montero (2001), Goodson (2008) e Shulman (1987) sobre conhecimentos profissionais e profissionalidade docente, bem como as contribuições de Passegi (2010) sobre o papel das narrativas na formação indicaram que os significados e as conquistas alcançadas durante a participação no estágio fazem parte da compreensão sobre os conhecimentos necessários para o exercício da docência. O artigo traz as análises das narrativas de cinco alunas do curso de Pedagogia decorrentes do estágio junto às professoras das séries iniciais nas aulas de matemática. O compartilhamento das narrativas evidenciou o potencial formativo dos estágios associado a sua possibilidade de afetar o processo de constituição da profissionalidade docente dos futuros professores. |
id |
USF_88db6ca1503262a5eb4aaf4d47af7a87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/148 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
spelling |
As contribuições do estágio supervisionado para a constituição da profissionalidade docenteProfissionalidade docenteConhecimentos ProfissionaisFormação InicialNarrativas.Esse artigo é um recorte de pesquisa de doutorado e traz como discussão o papel do estágio supervisionado como espaço privilegiado no processo de formação inicial e de constituição da profissionalidade docente de futuras professoras. As contribuições de Montero (2001), Goodson (2008) e Shulman (1987) sobre conhecimentos profissionais e profissionalidade docente, bem como as contribuições de Passegi (2010) sobre o papel das narrativas na formação indicaram que os significados e as conquistas alcançadas durante a participação no estágio fazem parte da compreensão sobre os conhecimentos necessários para o exercício da docência. O artigo traz as análises das narrativas de cinco alunas do curso de Pedagogia decorrentes do estágio junto às professoras das séries iniciais nas aulas de matemática. O compartilhamento das narrativas evidenciou o potencial formativo dos estágios associado a sua possibilidade de afetar o processo de constituição da profissionalidade docente dos futuros professores. Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/14810.24933/horizontes.v33i1.148Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/148/82Marquesin, Denise Filomena BagnePassos, Laurizete Ferragutinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:31Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/148Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:59.077354Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições do estágio supervisionado para a constituição da profissionalidade docente |
title |
As contribuições do estágio supervisionado para a constituição da profissionalidade docente |
spellingShingle |
As contribuições do estágio supervisionado para a constituição da profissionalidade docente As contribuições do estágio supervisionado para a constituição da profissionalidade docente Marquesin, Denise Filomena Bagne Profissionalidade docente Conhecimentos Profissionais Formação Inicial Narrativas. Marquesin, Denise Filomena Bagne Profissionalidade docente Conhecimentos Profissionais Formação Inicial Narrativas. |
title_short |
As contribuições do estágio supervisionado para a constituição da profissionalidade docente |
title_full |
As contribuições do estágio supervisionado para a constituição da profissionalidade docente |
title_fullStr |
As contribuições do estágio supervisionado para a constituição da profissionalidade docente As contribuições do estágio supervisionado para a constituição da profissionalidade docente |
title_full_unstemmed |
As contribuições do estágio supervisionado para a constituição da profissionalidade docente As contribuições do estágio supervisionado para a constituição da profissionalidade docente |
title_sort |
As contribuições do estágio supervisionado para a constituição da profissionalidade docente |
author |
Marquesin, Denise Filomena Bagne |
author_facet |
Marquesin, Denise Filomena Bagne Marquesin, Denise Filomena Bagne Passos, Laurizete Ferragut Passos, Laurizete Ferragut |
author_role |
author |
author2 |
Passos, Laurizete Ferragut |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marquesin, Denise Filomena Bagne Passos, Laurizete Ferragut |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissionalidade docente Conhecimentos Profissionais Formação Inicial Narrativas. |
topic |
Profissionalidade docente Conhecimentos Profissionais Formação Inicial Narrativas. |
description |
Esse artigo é um recorte de pesquisa de doutorado e traz como discussão o papel do estágio supervisionado como espaço privilegiado no processo de formação inicial e de constituição da profissionalidade docente de futuras professoras. As contribuições de Montero (2001), Goodson (2008) e Shulman (1987) sobre conhecimentos profissionais e profissionalidade docente, bem como as contribuições de Passegi (2010) sobre o papel das narrativas na formação indicaram que os significados e as conquistas alcançadas durante a participação no estágio fazem parte da compreensão sobre os conhecimentos necessários para o exercício da docência. O artigo traz as análises das narrativas de cinco alunas do curso de Pedagogia decorrentes do estágio junto às professoras das séries iniciais nas aulas de matemática. O compartilhamento das narrativas evidenciou o potencial formativo dos estágios associado a sua possibilidade de afetar o processo de constituição da profissionalidade docente dos futuros professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/148 10.24933/horizontes.v33i1.148 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/148 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v33i1.148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/148/82 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v33i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1822178652221079552 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24933/horizontes.v33i1.148 |