G. H. Mead e o valor de sua teoria para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino,Artur José da Renda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pires,Pedro Serafim Anes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100205
Resumo: RESUMO Neste artigo são apresentados a teoria psicossocial e pragmatista erigida pelo filósofo americano George Herbert Mead (1863-1931) e seu valor para a educação escolar no presente. Mediante uma detalhada análise da obra, com apoio de comentadores, Mead é situado no contexto acadêmico de sua época, delineando-se os preceitos de seu pensamento e a idiossincrasia entre seus pares. Seu legado consiste num arcabouço teórico multidisciplinar - tratando-se de psicologia, sociologia e educação, interligados -, em uma linguagem clara e acessível, tendo sempre como princípio norteador a mediação e a construção do self, por intermédio da interação simbólica. O presente trabalho também se baseou em comentadores brasileiros e estrangeiros que estudaram Mead, mas oferece um enfoque diferente de como as ideias do filósofo poderiam ser úteis em elucidar questões pertinentes à educação escolar, tais como inclusão, bullying e papel social da escola.
id EAA-1_18536f95c31f874d56e3cf0a6a731078
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782022000100205
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling G. H. Mead e o valor de sua teoria para a educaçãoG. H. Meadpragmatismoeducaçãointeracionismo simbólicoRESUMO Neste artigo são apresentados a teoria psicossocial e pragmatista erigida pelo filósofo americano George Herbert Mead (1863-1931) e seu valor para a educação escolar no presente. Mediante uma detalhada análise da obra, com apoio de comentadores, Mead é situado no contexto acadêmico de sua época, delineando-se os preceitos de seu pensamento e a idiossincrasia entre seus pares. Seu legado consiste num arcabouço teórico multidisciplinar - tratando-se de psicologia, sociologia e educação, interligados -, em uma linguagem clara e acessível, tendo sempre como princípio norteador a mediação e a construção do self, por intermédio da interação simbólica. O presente trabalho também se baseou em comentadores brasileiros e estrangeiros que estudaram Mead, mas oferece um enfoque diferente de como as ideias do filósofo poderiam ser úteis em elucidar questões pertinentes à educação escolar, tais como inclusão, bullying e papel social da escola.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100205Revista Brasileira de Educação v.27 2022reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782022270009info:eu-repo/semantics/openAccessVitorino,Artur José da RendaPires,Pedro Serafim Anespor2022-02-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782022000100205Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-02-24T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv G. H. Mead e o valor de sua teoria para a educação
title G. H. Mead e o valor de sua teoria para a educação
spellingShingle G. H. Mead e o valor de sua teoria para a educação
Vitorino,Artur José da Renda
G. H. Mead
pragmatismo
educação
interacionismo simbólico
title_short G. H. Mead e o valor de sua teoria para a educação
title_full G. H. Mead e o valor de sua teoria para a educação
title_fullStr G. H. Mead e o valor de sua teoria para a educação
title_full_unstemmed G. H. Mead e o valor de sua teoria para a educação
title_sort G. H. Mead e o valor de sua teoria para a educação
author Vitorino,Artur José da Renda
author_facet Vitorino,Artur José da Renda
Pires,Pedro Serafim Anes
author_role author
author2 Pires,Pedro Serafim Anes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorino,Artur José da Renda
Pires,Pedro Serafim Anes
dc.subject.por.fl_str_mv G. H. Mead
pragmatismo
educação
interacionismo simbólico
topic G. H. Mead
pragmatismo
educação
interacionismo simbólico
description RESUMO Neste artigo são apresentados a teoria psicossocial e pragmatista erigida pelo filósofo americano George Herbert Mead (1863-1931) e seu valor para a educação escolar no presente. Mediante uma detalhada análise da obra, com apoio de comentadores, Mead é situado no contexto acadêmico de sua época, delineando-se os preceitos de seu pensamento e a idiossincrasia entre seus pares. Seu legado consiste num arcabouço teórico multidisciplinar - tratando-se de psicologia, sociologia e educação, interligados -, em uma linguagem clara e acessível, tendo sempre como princípio norteador a mediação e a construção do self, por intermédio da interação simbólica. O presente trabalho também se baseou em comentadores brasileiros e estrangeiros que estudaram Mead, mas oferece um enfoque diferente de como as ideias do filósofo poderiam ser úteis em elucidar questões pertinentes à educação escolar, tais como inclusão, bullying e papel social da escola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100205
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782022270009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.27 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493244735488