Fios e furos: a trama da subjetividade e a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Mériti de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200010
Resumo: Discute a constituição da subjetividade atravessada pelo pathos e pelo logos e remetida ao singular e ao coletivo. Essa concepção demanda a análise do excluído da identidade individualizada do homem moderno e do conhecimento como ancorado exclusivamente na razão. Considerando o trabalho desenvolvido com a população escolar e a escuta dos discursos produzidos pela alocação dessas pessoas em lugares subjetivos perante o saber, indaga-se a possibilidade da prática pedagógica constituir-se em experiência produzindo efeitos de subjetivação.
id EAA-1_18b580b362f79a67a38ab1e1fedf2ec9
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782004000200010
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Fios e furos: a trama da subjetividade e a educaçãosubjetividadeeducaçãoescolamodernidadeDiscute a constituição da subjetividade atravessada pelo pathos e pelo logos e remetida ao singular e ao coletivo. Essa concepção demanda a análise do excluído da identidade individualizada do homem moderno e do conhecimento como ancorado exclusivamente na razão. Considerando o trabalho desenvolvido com a população escolar e a escuta dos discursos produzidos pela alocação dessas pessoas em lugares subjetivos perante o saber, indaga-se a possibilidade da prática pedagógica constituir-se em experiência produzindo efeitos de subjetivação.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200010Revista Brasileira de Educação n.26 2004reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782004000200010info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Mériti depor2006-09-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782004000200010Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-09-20T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Fios e furos: a trama da subjetividade e a educação
title Fios e furos: a trama da subjetividade e a educação
spellingShingle Fios e furos: a trama da subjetividade e a educação
Souza,Mériti de
subjetividade
educação
escola
modernidade
title_short Fios e furos: a trama da subjetividade e a educação
title_full Fios e furos: a trama da subjetividade e a educação
title_fullStr Fios e furos: a trama da subjetividade e a educação
title_full_unstemmed Fios e furos: a trama da subjetividade e a educação
title_sort Fios e furos: a trama da subjetividade e a educação
author Souza,Mériti de
author_facet Souza,Mériti de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Mériti de
dc.subject.por.fl_str_mv subjetividade
educação
escola
modernidade
topic subjetividade
educação
escola
modernidade
description Discute a constituição da subjetividade atravessada pelo pathos e pelo logos e remetida ao singular e ao coletivo. Essa concepção demanda a análise do excluído da identidade individualizada do homem moderno e do conhecimento como ancorado exclusivamente na razão. Considerando o trabalho desenvolvido com a população escolar e a escuta dos discursos produzidos pela alocação dessas pessoas em lugares subjetivos perante o saber, indaga-se a possibilidade da prática pedagógica constituir-se em experiência produzindo efeitos de subjetivação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782004000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.26 2004
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489836863488