Subalternização no trabalho e na educação de jovens da agricultura familiar no Primeiro e Segundo Planalto do município da Lapa/Paraná: possibilidades de superação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100219 |
Resumo: | RESUMO Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre jovens da agricultura familiar do município da Lapa/Paraná e sua subalternidade. O método adotado foi o materialismo histórico-dialético, que se orienta pela teoria social de Marx, a qual considera a produção material socialmente determinada, possibilitando captar a subalternidade dos jovens em suas manifestações fenomênicas, seu curso e desenvolvimento. Analisaram-se documentos como o Censo Agropecuário de 2006 e o Censo Demográfico de 2010, além de relatos de entrevista semiestruturada com uma funcionária da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e três jovens da agricultura familiar que residem no município supracitado. O estudo aponta que o trabalho na agricultura familiar na Lapa mantém relações de dupla subalternidade no que diz respeito à produção da vida e ao acesso à educação escolar, pela presença de relações patriarcais e exploração e expropriação do capital monopolista. |
id |
EAA-1_2a3b227a56f0d77cdd4d91b04b225e05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782019000100219 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Subalternização no trabalho e na educação de jovens da agricultura familiar no Primeiro e Segundo Planalto do município da Lapa/Paraná: possibilidades de superaçãotrabalho de jovensagricultura familiareducaçãosubalternidadeRESUMO Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre jovens da agricultura familiar do município da Lapa/Paraná e sua subalternidade. O método adotado foi o materialismo histórico-dialético, que se orienta pela teoria social de Marx, a qual considera a produção material socialmente determinada, possibilitando captar a subalternidade dos jovens em suas manifestações fenomênicas, seu curso e desenvolvimento. Analisaram-se documentos como o Censo Agropecuário de 2006 e o Censo Demográfico de 2010, além de relatos de entrevista semiestruturada com uma funcionária da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e três jovens da agricultura familiar que residem no município supracitado. O estudo aponta que o trabalho na agricultura familiar na Lapa mantém relações de dupla subalternidade no que diz respeito à produção da vida e ao acesso à educação escolar, pela presença de relações patriarcais e exploração e expropriação do capital monopolista.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100219Revista Brasileira de Educação v.24 2019reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782019240022info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Maria de Fátima RodriguesMarcoccia,Patrícia Correia de Paulapor2019-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782019000100219Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-06-19T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Subalternização no trabalho e na educação de jovens da agricultura familiar no Primeiro e Segundo Planalto do município da Lapa/Paraná: possibilidades de superação |
title |
Subalternização no trabalho e na educação de jovens da agricultura familiar no Primeiro e Segundo Planalto do município da Lapa/Paraná: possibilidades de superação |
spellingShingle |
Subalternização no trabalho e na educação de jovens da agricultura familiar no Primeiro e Segundo Planalto do município da Lapa/Paraná: possibilidades de superação Pereira,Maria de Fátima Rodrigues trabalho de jovens agricultura familiar educação subalternidade |
title_short |
Subalternização no trabalho e na educação de jovens da agricultura familiar no Primeiro e Segundo Planalto do município da Lapa/Paraná: possibilidades de superação |
title_full |
Subalternização no trabalho e na educação de jovens da agricultura familiar no Primeiro e Segundo Planalto do município da Lapa/Paraná: possibilidades de superação |
title_fullStr |
Subalternização no trabalho e na educação de jovens da agricultura familiar no Primeiro e Segundo Planalto do município da Lapa/Paraná: possibilidades de superação |
title_full_unstemmed |
Subalternização no trabalho e na educação de jovens da agricultura familiar no Primeiro e Segundo Planalto do município da Lapa/Paraná: possibilidades de superação |
title_sort |
Subalternização no trabalho e na educação de jovens da agricultura familiar no Primeiro e Segundo Planalto do município da Lapa/Paraná: possibilidades de superação |
author |
Pereira,Maria de Fátima Rodrigues |
author_facet |
Pereira,Maria de Fátima Rodrigues Marcoccia,Patrícia Correia de Paula |
author_role |
author |
author2 |
Marcoccia,Patrícia Correia de Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Maria de Fátima Rodrigues Marcoccia,Patrícia Correia de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
trabalho de jovens agricultura familiar educação subalternidade |
topic |
trabalho de jovens agricultura familiar educação subalternidade |
description |
RESUMO Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre jovens da agricultura familiar do município da Lapa/Paraná e sua subalternidade. O método adotado foi o materialismo histórico-dialético, que se orienta pela teoria social de Marx, a qual considera a produção material socialmente determinada, possibilitando captar a subalternidade dos jovens em suas manifestações fenomênicas, seu curso e desenvolvimento. Analisaram-se documentos como o Censo Agropecuário de 2006 e o Censo Demográfico de 2010, além de relatos de entrevista semiestruturada com uma funcionária da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e três jovens da agricultura familiar que residem no município supracitado. O estudo aponta que o trabalho na agricultura familiar na Lapa mantém relações de dupla subalternidade no que diz respeito à produção da vida e ao acesso à educação escolar, pela presença de relações patriarcais e exploração e expropriação do capital monopolista. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100219 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782019240022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.24 2019 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492763439104 |