As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16238 https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6407 |
Resumo: | Esse artigo objetiva discutir as condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil, no ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia de COVID-19, a partir de pesquisas sobre a temática. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico e de caráter analítico. Como fonte de dados, recorreu-se à análise das pesquisas: “Trabalho docente em tempos de pandemia”, realizada em 2020, pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e “Educação escolar em tempos de pandemia”, desenvolvida nesse mesmo ano pela Fundação Carlos Chagas (FCC). A partir do diálogo entre esses dados, analisam-se aspectos das condições de trabalho, especialmente, a intensificação e a precarização que foram agravadas durante o ensino remoto emergencial. Esse cenário aponta para a necessidade de políticas de valorização docente, as quais serão ainda mais prementes no contexto pós-pandemia. |
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As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.Working conditions of basic education teachers in emergency remote education : a brief research analysis.Atividades de magistérioDocênciaFormação de professoresProblemática do magistérioRegime de trabalho docenteEsse artigo objetiva discutir as condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil, no ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia de COVID-19, a partir de pesquisas sobre a temática. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico e de caráter analítico. Como fonte de dados, recorreu-se à análise das pesquisas: “Trabalho docente em tempos de pandemia”, realizada em 2020, pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e “Educação escolar em tempos de pandemia”, desenvolvida nesse mesmo ano pela Fundação Carlos Chagas (FCC). A partir do diálogo entre esses dados, analisam-se aspectos das condições de trabalho, especialmente, a intensificação e a precarização que foram agravadas durante o ensino remoto emergencial. Esse cenário aponta para a necessidade de políticas de valorização docente, as quais serão ainda mais prementes no contexto pós-pandemia.This article aims to discuss the working conditions of basic education teachers in Brazil in the emergency remote teaching adopted during the COVID-19 pandemic, based on research about the subject. A qualitative methodology of bibliographic and analytical character was used. We collected data from the analysis of the following studies: “Teaching work in times of a pandemic”, carried out in 2020, by the Study Group on Educational Policy and Teaching Work (GESTRADO) in partnership with the National Confederation of Education Workers ( CNTE), and “School education in times of a pandemic”, developed that same year by the Carlos Chagas Foundation (FCC). Based on the dialogue between these data, aspects of working conditions are analyzed, especially the intensification and precariousness that were aggravated during emergency remote teaching. This scenario points to the need for teacher appreciation policies, which will be even more pressing in the post-pandemic context.2023-02-24T19:03:52Z2023-02-24T19:03:52Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, F. F.; NUNES, C. M. F.; GOMES, V. A. F. M. As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial: breve análise de pesquisas. Educação em Foco, v. 45, p. 31-51, 2022. Disponível em: <https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6407>. Acesso em: 06 jul. 2022.2317-0093http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16238https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6407Os direitos de licenciamento utilizados pela revista Educação em Foco é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Fernanda FrancoNunes, Célia Maria FernandesGomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinhoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-02-24T19:04:00Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16238Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-02-24T19:04Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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