As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernanda Franco
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nunes, Célia Maria Fernandes, Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16238
https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6407
Resumo: Esse artigo objetiva discutir as condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil, no ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia de COVID-19, a partir de pesquisas sobre a temática. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico e de caráter analítico. Como fonte de dados, recorreu-se à análise das pesquisas: “Trabalho docente em tempos de pandemia”, realizada em 2020, pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e “Educação escolar em tempos de pandemia”, desenvolvida nesse mesmo ano pela Fundação Carlos Chagas (FCC). A partir do diálogo entre esses dados, analisam-se aspectos das condições de trabalho, especialmente, a intensificação e a precarização que foram agravadas durante o ensino remoto emergencial. Esse cenário aponta para a necessidade de políticas de valorização docente, as quais serão ainda mais prementes no contexto pós-pandemia.
id UFOP_13717db036f3335f0796b47cb8bb8ae6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16238
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.Working conditions of basic education teachers in emergency remote education : a brief research analysis.Atividades de magistérioDocênciaFormação de professoresProblemática do magistérioRegime de trabalho docenteEsse artigo objetiva discutir as condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil, no ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia de COVID-19, a partir de pesquisas sobre a temática. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico e de caráter analítico. Como fonte de dados, recorreu-se à análise das pesquisas: “Trabalho docente em tempos de pandemia”, realizada em 2020, pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e “Educação escolar em tempos de pandemia”, desenvolvida nesse mesmo ano pela Fundação Carlos Chagas (FCC). A partir do diálogo entre esses dados, analisam-se aspectos das condições de trabalho, especialmente, a intensificação e a precarização que foram agravadas durante o ensino remoto emergencial. Esse cenário aponta para a necessidade de políticas de valorização docente, as quais serão ainda mais prementes no contexto pós-pandemia.This article aims to discuss the working conditions of basic education teachers in Brazil in the emergency remote teaching adopted during the COVID-19 pandemic, based on research about the subject. A qualitative methodology of bibliographic and analytical character was used. We collected data from the analysis of the following studies: “Teaching work in times of a pandemic”, carried out in 2020, by the Study Group on Educational Policy and Teaching Work (GESTRADO) in partnership with the National Confederation of Education Workers ( CNTE), and “School education in times of a pandemic”, developed that same year by the Carlos Chagas Foundation (FCC). Based on the dialogue between these data, aspects of working conditions are analyzed, especially the intensification and precariousness that were aggravated during emergency remote teaching. This scenario points to the need for teacher appreciation policies, which will be even more pressing in the post-pandemic context.2023-02-24T19:03:52Z2023-02-24T19:03:52Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, F. F.; NUNES, C. M. F.; GOMES, V. A. F. M. As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial: breve análise de pesquisas. Educação em Foco, v. 45, p. 31-51, 2022. Disponível em: <https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6407>. Acesso em: 06 jul. 2022.2317-0093http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16238https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6407Os direitos de licenciamento utilizados pela revista Educação em Foco é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Fernanda FrancoNunes, Célia Maria FernandesGomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinhoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-02-24T19:04:00Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16238Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-02-24T19:04Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.
Working conditions of basic education teachers in emergency remote education : a brief research analysis.
title As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.
spellingShingle As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.
Santos, Fernanda Franco
Atividades de magistério
Docência
Formação de professores
Problemática do magistério
Regime de trabalho docente
title_short As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.
title_full As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.
title_fullStr As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.
title_full_unstemmed As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.
title_sort As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.
author Santos, Fernanda Franco
author_facet Santos, Fernanda Franco
Nunes, Célia Maria Fernandes
Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
author_role author
author2 Nunes, Célia Maria Fernandes
Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernanda Franco
Nunes, Célia Maria Fernandes
Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades de magistério
Docência
Formação de professores
Problemática do magistério
Regime de trabalho docente
topic Atividades de magistério
Docência
Formação de professores
Problemática do magistério
Regime de trabalho docente
description Esse artigo objetiva discutir as condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil, no ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia de COVID-19, a partir de pesquisas sobre a temática. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico e de caráter analítico. Como fonte de dados, recorreu-se à análise das pesquisas: “Trabalho docente em tempos de pandemia”, realizada em 2020, pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e “Educação escolar em tempos de pandemia”, desenvolvida nesse mesmo ano pela Fundação Carlos Chagas (FCC). A partir do diálogo entre esses dados, analisam-se aspectos das condições de trabalho, especialmente, a intensificação e a precarização que foram agravadas durante o ensino remoto emergencial. Esse cenário aponta para a necessidade de políticas de valorização docente, as quais serão ainda mais prementes no contexto pós-pandemia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-02-24T19:03:52Z
2023-02-24T19:03:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, F. F.; NUNES, C. M. F.; GOMES, V. A. F. M. As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial: breve análise de pesquisas. Educação em Foco, v. 45, p. 31-51, 2022. Disponível em: <https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6407>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2317-0093
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16238
https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6407
identifier_str_mv SANTOS, F. F.; NUNES, C. M. F.; GOMES, V. A. F. M. As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial: breve análise de pesquisas. Educação em Foco, v. 45, p. 31-51, 2022. Disponível em: <https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6407>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2317-0093
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16238
https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002814513741824