Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30788 |
Resumo: | A formação inicial e continuada é um dos aspectos cruciais na área de educação, particularmente num contexto em que se pretende requacionar o papel social da escola e do educador na sociedade e seu funcionamento na ótica da sustentabilidade condicionada pela resposta aos desafios educativos e formativos. O presente estudo apresenta uma abordagem sobre a formação de professores, tendo a escola como lócus de formação permanente do professor. O objetivo deste estudo é fornecer subsídios para que os educadores compreendam a importância da formação continuada como oportunidade de reflexão da sua prática e reconheçam a escola como espaço favorável para o desenvolvimento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que pontua a formação continuada como um desafio, suscitando vários questionamentos sobre a formação inicial e continuada. Em relação aos caminhos de construção de uma nova perspectiva de formação continuada, busca-se repensá-la, deslocando-se o lócus da formação continuada da universidade para a própria escola. |
id |
VERACRUZ-0_7a165454a52b97c62f45f380171cd664 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30788 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practicesFormação ProfissionalMagistérioDesenvolvimento Profissional. A formação inicial e continuada é um dos aspectos cruciais na área de educação, particularmente num contexto em que se pretende requacionar o papel social da escola e do educador na sociedade e seu funcionamento na ótica da sustentabilidade condicionada pela resposta aos desafios educativos e formativos. O presente estudo apresenta uma abordagem sobre a formação de professores, tendo a escola como lócus de formação permanente do professor. O objetivo deste estudo é fornecer subsídios para que os educadores compreendam a importância da formação continuada como oportunidade de reflexão da sua prática e reconheçam a escola como espaço favorável para o desenvolvimento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que pontua a formação continuada como um desafio, suscitando vários questionamentos sobre a formação inicial e continuada. Em relação aos caminhos de construção de uma nova perspectiva de formação continuada, busca-se repensá-la, deslocando-se o lócus da formação continuada da universidade para a própria escola.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3078810.34117/bjdv7n6-081Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55059-55069Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55059-55069Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55059-550692525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30788/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Jane AlvesSilva, Stella Alves Rocha daPinto, Filipe de Souza2021-09-21T11:05:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30788Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:20.149129Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices |
title |
Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices |
spellingShingle |
Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices Barbosa, Jane Alves Formação Profissional Magistério Desenvolvimento Profissional. |
title_short |
Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices |
title_full |
Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices |
title_fullStr |
Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices |
title_sort |
Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices |
author |
Barbosa, Jane Alves |
author_facet |
Barbosa, Jane Alves Silva, Stella Alves Rocha da Pinto, Filipe de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Stella Alves Rocha da Pinto, Filipe de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Jane Alves Silva, Stella Alves Rocha da Pinto, Filipe de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Profissional Magistério Desenvolvimento Profissional. |
topic |
Formação Profissional Magistério Desenvolvimento Profissional. |
description |
A formação inicial e continuada é um dos aspectos cruciais na área de educação, particularmente num contexto em que se pretende requacionar o papel social da escola e do educador na sociedade e seu funcionamento na ótica da sustentabilidade condicionada pela resposta aos desafios educativos e formativos. O presente estudo apresenta uma abordagem sobre a formação de professores, tendo a escola como lócus de formação permanente do professor. O objetivo deste estudo é fornecer subsídios para que os educadores compreendam a importância da formação continuada como oportunidade de reflexão da sua prática e reconheçam a escola como espaço favorável para o desenvolvimento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que pontua a formação continuada como um desafio, suscitando vários questionamentos sobre a formação inicial e continuada. Em relação aos caminhos de construção de uma nova perspectiva de formação continuada, busca-se repensá-la, deslocando-se o lócus da formação continuada da universidade para a própria escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30788 10.34117/bjdv7n6-081 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30788 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30788/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55059-55069 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55059-55069 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55059-55069 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645535950667776 |