Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Jane Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Stella Alves Rocha da, Pinto, Filipe de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30788
Resumo:  A formação inicial e continuada é um dos aspectos cruciais na área de educação, particularmente num contexto em que se pretende requacionar o papel social da escola e do educador na sociedade e seu funcionamento na ótica da sustentabilidade condicionada pela resposta aos desafios educativos e formativos. O presente estudo apresenta uma abordagem sobre a formação de professores, tendo a escola como lócus de formação permanente do professor. O objetivo deste estudo é fornecer subsídios para que os educadores compreendam a importância da formação continuada como oportunidade de reflexão da sua prática e reconheçam a escola como espaço favorável para o desenvolvimento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que pontua a formação continuada como um desafio, suscitando vários questionamentos sobre a formação inicial e continuada. Em relação aos caminhos de construção de uma nova perspectiva de formação continuada, busca-se repensá-la, deslocando-se o lócus da formação continuada da universidade para a própria escola.
id VERACRUZ-0_7a165454a52b97c62f45f380171cd664
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30788
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practicesFormação ProfissionalMagistérioDesenvolvimento Profissional. A formação inicial e continuada é um dos aspectos cruciais na área de educação, particularmente num contexto em que se pretende requacionar o papel social da escola e do educador na sociedade e seu funcionamento na ótica da sustentabilidade condicionada pela resposta aos desafios educativos e formativos. O presente estudo apresenta uma abordagem sobre a formação de professores, tendo a escola como lócus de formação permanente do professor. O objetivo deste estudo é fornecer subsídios para que os educadores compreendam a importância da formação continuada como oportunidade de reflexão da sua prática e reconheçam a escola como espaço favorável para o desenvolvimento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que pontua a formação continuada como um desafio, suscitando vários questionamentos sobre a formação inicial e continuada. Em relação aos caminhos de construção de uma nova perspectiva de formação continuada, busca-se repensá-la, deslocando-se o lócus da formação continuada da universidade para a própria escola.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3078810.34117/bjdv7n6-081Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55059-55069Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55059-55069Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55059-550692525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30788/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Jane AlvesSilva, Stella Alves Rocha daPinto, Filipe de Souza2021-09-21T11:05:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30788Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:20.149129Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices
title Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices
spellingShingle Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices
Barbosa, Jane Alves
Formação Profissional
Magistério
Desenvolvimento Profissional.
title_short Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices
title_full Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices
title_fullStr Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices
title_sort Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas / Continuous teacher education: policies, contexts and practices
author Barbosa, Jane Alves
author_facet Barbosa, Jane Alves
Silva, Stella Alves Rocha da
Pinto, Filipe de Souza
author_role author
author2 Silva, Stella Alves Rocha da
Pinto, Filipe de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Jane Alves
Silva, Stella Alves Rocha da
Pinto, Filipe de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Profissional
Magistério
Desenvolvimento Profissional.
topic Formação Profissional
Magistério
Desenvolvimento Profissional.
description  A formação inicial e continuada é um dos aspectos cruciais na área de educação, particularmente num contexto em que se pretende requacionar o papel social da escola e do educador na sociedade e seu funcionamento na ótica da sustentabilidade condicionada pela resposta aos desafios educativos e formativos. O presente estudo apresenta uma abordagem sobre a formação de professores, tendo a escola como lócus de formação permanente do professor. O objetivo deste estudo é fornecer subsídios para que os educadores compreendam a importância da formação continuada como oportunidade de reflexão da sua prática e reconheçam a escola como espaço favorável para o desenvolvimento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que pontua a formação continuada como um desafio, suscitando vários questionamentos sobre a formação inicial e continuada. Em relação aos caminhos de construção de uma nova perspectiva de formação continuada, busca-se repensá-la, deslocando-se o lócus da formação continuada da universidade para a própria escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30788
10.34117/bjdv7n6-081
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30788
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30788/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55059-55069
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55059-55069
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55059-55069
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645535950667776