Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública

Bibliographic Details
Main Author: VIEIRA,PRISCILA MUGNAI
Publication Date: 2017
Other Authors: MATSUKURA,THELMA SIMÕES
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Educação (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000200453
Summary: RESUMO O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar práticas de educação sexual com adolescentes desenvolvidas nas escolas da rede pública, bem como investigar a concepção dos professores envolvidos a respeito do tema. Trata-se de estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, no qual participaram dez professores. Como resultados, identificaram-se duas categorias de análise intituladas modelo biológico-centrado e preventivo e modelo biopsicossocial. Dos professores entrevistados, seis demonstraram utilizar o modelo biológico-centrado e preventivo, e quatro, o modelo biopsicossocial. Conclui-se que permanece a necessidade de avanços, especialmente com relação à autonomia dos indivíduos. A educação sexual a favor da emancipação e da autonomia exige do profissional o reconhecimento da vivência da sexualidade como direito, pois cabe a ele oferecer informações e promover a reflexão entre os adolescentes, de modo esclarecido e consciente, para que façam suas próprias escolhas.
id EAA-1_311b9cb79e7a9ea2db15e2a23173b46e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782017000200453
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede públicaeducação sexualmodelospráticasadolescênciaprofessoresRESUMO O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar práticas de educação sexual com adolescentes desenvolvidas nas escolas da rede pública, bem como investigar a concepção dos professores envolvidos a respeito do tema. Trata-se de estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, no qual participaram dez professores. Como resultados, identificaram-se duas categorias de análise intituladas modelo biológico-centrado e preventivo e modelo biopsicossocial. Dos professores entrevistados, seis demonstraram utilizar o modelo biológico-centrado e preventivo, e quatro, o modelo biopsicossocial. Conclui-se que permanece a necessidade de avanços, especialmente com relação à autonomia dos indivíduos. A educação sexual a favor da emancipação e da autonomia exige do profissional o reconhecimento da vivência da sexualidade como direito, pois cabe a ele oferecer informações e promover a reflexão entre os adolescentes, de modo esclarecido e consciente, para que façam suas próprias escolhas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000200453Revista Brasileira de Educação v.22 n.69 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017226923info:eu-repo/semantics/openAccessVIEIRA,PRISCILA MUGNAIMATSUKURA,THELMA SIMÕESpor2017-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000200453Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-04-25T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública
title Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública
spellingShingle Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública
VIEIRA,PRISCILA MUGNAI
educação sexual
modelos
práticas
adolescência
professores
title_short Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública
title_full Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública
title_fullStr Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública
title_full_unstemmed Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública
title_sort Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública
author VIEIRA,PRISCILA MUGNAI
author_facet VIEIRA,PRISCILA MUGNAI
MATSUKURA,THELMA SIMÕES
author_role author
author2 MATSUKURA,THELMA SIMÕES
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA,PRISCILA MUGNAI
MATSUKURA,THELMA SIMÕES
dc.subject.por.fl_str_mv educação sexual
modelos
práticas
adolescência
professores
topic educação sexual
modelos
práticas
adolescência
professores
description RESUMO O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar práticas de educação sexual com adolescentes desenvolvidas nas escolas da rede pública, bem como investigar a concepção dos professores envolvidos a respeito do tema. Trata-se de estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, no qual participaram dez professores. Como resultados, identificaram-se duas categorias de análise intituladas modelo biológico-centrado e preventivo e modelo biopsicossocial. Dos professores entrevistados, seis demonstraram utilizar o modelo biológico-centrado e preventivo, e quatro, o modelo biopsicossocial. Conclui-se que permanece a necessidade de avanços, especialmente com relação à autonomia dos indivíduos. A educação sexual a favor da emancipação e da autonomia exige do profissional o reconhecimento da vivência da sexualidade como direito, pois cabe a ele oferecer informações e promover a reflexão entre os adolescentes, de modo esclarecido e consciente, para que façam suas próprias escolhas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000200453
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000200453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782017226923
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.22 n.69 2017
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492033630208