Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Goreti Ramos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1645
Resumo: A implementação da educação sexual nas escolas portuguesas assume atualmente um carácter obrigatório. Este estudo pretendeu conhecer os programas de educação sexual de um agrupamento de escolas do Minho, nos 2º e 3º ciclos de ensino básico, bem como as metodologias utilizadas na sua implementação e identificar os modelos que nortearam a educação sexual nestes ciclos. Para o efeito, selecionou-se uma turma de cada ano de escolaridade dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no ano letivo 2010/2011. Adotou-se, no estudo, uma metodologia qualitativa, com recurso a análise documental e a entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que em todas as turmas estudadas a educação sexual foi dinamizada por docentes de diversas áreas curriculares, abordando temas como as relações interpessoais, saúde sexual e reprodutiva, valores, desenvolvimento pubertário, reprodução humana, família, expressões da sexualidade e a identidade sexual. Os docentes utilizaram metodologias expositivas e participativas. Os programas dinamizados pelos docentes seguiram o modelo biográfico e profissional de forma mais acentuada, mas também outros modelos como o modelo de risco e o modelo moral.
id RCAP_c1be610b5ca25ba05d180a755234c3c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1645
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no MinhoAdolescênciaEducação sexualContexto escolarModelos de educação sexualPráticas docentesAdolescenceSex educationSchool contextModels of sex educationTeacher's practicesA implementação da educação sexual nas escolas portuguesas assume atualmente um carácter obrigatório. Este estudo pretendeu conhecer os programas de educação sexual de um agrupamento de escolas do Minho, nos 2º e 3º ciclos de ensino básico, bem como as metodologias utilizadas na sua implementação e identificar os modelos que nortearam a educação sexual nestes ciclos. Para o efeito, selecionou-se uma turma de cada ano de escolaridade dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no ano letivo 2010/2011. Adotou-se, no estudo, uma metodologia qualitativa, com recurso a análise documental e a entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que em todas as turmas estudadas a educação sexual foi dinamizada por docentes de diversas áreas curriculares, abordando temas como as relações interpessoais, saúde sexual e reprodutiva, valores, desenvolvimento pubertário, reprodução humana, família, expressões da sexualidade e a identidade sexual. Os docentes utilizaram metodologias expositivas e participativas. Os programas dinamizados pelos docentes seguiram o modelo biográfico e profissional de forma mais acentuada, mas também outros modelos como o modelo de risco e o modelo moral.The implementation of sex education in Portuguese schools is now compulsory. The present study aimed to know the sex education programs in the 2nd and 3rd cycles of basic education in a Minho’s school, as well as the methodologies used in its implementation and identify the models that guided sex education in these cycles. For this purpose, a class of each grade of the 2nd and 3rd cycles of basic education was selected in the school year 2010/2011. In the study a qualitative approach was followed, using semi-structured interviews and documental analysis. It was found that in the classes studied sex education was developed by teachers of different areas/subjects, covering topics such as interpersonal relationships, sexual and reproductive health, values, pubertal development, human reproduction, family, expressions of sexuality and sexual identity. The teaching methods used were the expository and participatory ones. The programs developed by teachers followed the biographical and professional model more sharply, but also other models such as the risk model and the moral model.2016-09-27T16:11:12Z2013-04-19T00:00:00Z2013-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1645porAlves, Maria Goreti Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:42Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:20.444576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho
title Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho
spellingShingle Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho
Alves, Maria Goreti Ramos
Adolescência
Educação sexual
Contexto escolar
Modelos de educação sexual
Práticas docentes
Adolescence
Sex education
School context
Models of sex education
Teacher's practices
title_short Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho
title_full Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho
title_fullStr Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho
title_full_unstemmed Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho
title_sort Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho
author Alves, Maria Goreti Ramos
author_facet Alves, Maria Goreti Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Goreti Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Educação sexual
Contexto escolar
Modelos de educação sexual
Práticas docentes
Adolescence
Sex education
School context
Models of sex education
Teacher's practices
topic Adolescência
Educação sexual
Contexto escolar
Modelos de educação sexual
Práticas docentes
Adolescence
Sex education
School context
Models of sex education
Teacher's practices
description A implementação da educação sexual nas escolas portuguesas assume atualmente um carácter obrigatório. Este estudo pretendeu conhecer os programas de educação sexual de um agrupamento de escolas do Minho, nos 2º e 3º ciclos de ensino básico, bem como as metodologias utilizadas na sua implementação e identificar os modelos que nortearam a educação sexual nestes ciclos. Para o efeito, selecionou-se uma turma de cada ano de escolaridade dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no ano letivo 2010/2011. Adotou-se, no estudo, uma metodologia qualitativa, com recurso a análise documental e a entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que em todas as turmas estudadas a educação sexual foi dinamizada por docentes de diversas áreas curriculares, abordando temas como as relações interpessoais, saúde sexual e reprodutiva, valores, desenvolvimento pubertário, reprodução humana, família, expressões da sexualidade e a identidade sexual. Os docentes utilizaram metodologias expositivas e participativas. Os programas dinamizados pelos docentes seguiram o modelo biográfico e profissional de forma mais acentuada, mas também outros modelos como o modelo de risco e o modelo moral.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-19T00:00:00Z
2013-04-19
2016-09-27T16:11:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1645
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131528949661696