Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1645 |
Resumo: | A implementação da educação sexual nas escolas portuguesas assume atualmente um carácter obrigatório. Este estudo pretendeu conhecer os programas de educação sexual de um agrupamento de escolas do Minho, nos 2º e 3º ciclos de ensino básico, bem como as metodologias utilizadas na sua implementação e identificar os modelos que nortearam a educação sexual nestes ciclos. Para o efeito, selecionou-se uma turma de cada ano de escolaridade dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no ano letivo 2010/2011. Adotou-se, no estudo, uma metodologia qualitativa, com recurso a análise documental e a entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que em todas as turmas estudadas a educação sexual foi dinamizada por docentes de diversas áreas curriculares, abordando temas como as relações interpessoais, saúde sexual e reprodutiva, valores, desenvolvimento pubertário, reprodução humana, família, expressões da sexualidade e a identidade sexual. Os docentes utilizaram metodologias expositivas e participativas. Os programas dinamizados pelos docentes seguiram o modelo biográfico e profissional de forma mais acentuada, mas também outros modelos como o modelo de risco e o modelo moral. |
id |
RCAP_c1be610b5ca25ba05d180a755234c3c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1645 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no MinhoAdolescênciaEducação sexualContexto escolarModelos de educação sexualPráticas docentesAdolescenceSex educationSchool contextModels of sex educationTeacher's practicesA implementação da educação sexual nas escolas portuguesas assume atualmente um carácter obrigatório. Este estudo pretendeu conhecer os programas de educação sexual de um agrupamento de escolas do Minho, nos 2º e 3º ciclos de ensino básico, bem como as metodologias utilizadas na sua implementação e identificar os modelos que nortearam a educação sexual nestes ciclos. Para o efeito, selecionou-se uma turma de cada ano de escolaridade dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no ano letivo 2010/2011. Adotou-se, no estudo, uma metodologia qualitativa, com recurso a análise documental e a entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que em todas as turmas estudadas a educação sexual foi dinamizada por docentes de diversas áreas curriculares, abordando temas como as relações interpessoais, saúde sexual e reprodutiva, valores, desenvolvimento pubertário, reprodução humana, família, expressões da sexualidade e a identidade sexual. Os docentes utilizaram metodologias expositivas e participativas. Os programas dinamizados pelos docentes seguiram o modelo biográfico e profissional de forma mais acentuada, mas também outros modelos como o modelo de risco e o modelo moral.The implementation of sex education in Portuguese schools is now compulsory. The present study aimed to know the sex education programs in the 2nd and 3rd cycles of basic education in a Minho’s school, as well as the methodologies used in its implementation and identify the models that guided sex education in these cycles. For this purpose, a class of each grade of the 2nd and 3rd cycles of basic education was selected in the school year 2010/2011. In the study a qualitative approach was followed, using semi-structured interviews and documental analysis. It was found that in the classes studied sex education was developed by teachers of different areas/subjects, covering topics such as interpersonal relationships, sexual and reproductive health, values, pubertal development, human reproduction, family, expressions of sexuality and sexual identity. The teaching methods used were the expository and participatory ones. The programs developed by teachers followed the biographical and professional model more sharply, but also other models such as the risk model and the moral model.2016-09-27T16:11:12Z2013-04-19T00:00:00Z2013-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1645porAlves, Maria Goreti Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:42Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:20.444576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho |
title |
Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho |
spellingShingle |
Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho Alves, Maria Goreti Ramos Adolescência Educação sexual Contexto escolar Modelos de educação sexual Práticas docentes Adolescence Sex education School context Models of sex education Teacher's practices |
title_short |
Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho |
title_full |
Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho |
title_fullStr |
Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho |
title_full_unstemmed |
Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho |
title_sort |
Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho |
author |
Alves, Maria Goreti Ramos |
author_facet |
Alves, Maria Goreti Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Goreti Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Educação sexual Contexto escolar Modelos de educação sexual Práticas docentes Adolescence Sex education School context Models of sex education Teacher's practices |
topic |
Adolescência Educação sexual Contexto escolar Modelos de educação sexual Práticas docentes Adolescence Sex education School context Models of sex education Teacher's practices |
description |
A implementação da educação sexual nas escolas portuguesas assume atualmente um carácter obrigatório. Este estudo pretendeu conhecer os programas de educação sexual de um agrupamento de escolas do Minho, nos 2º e 3º ciclos de ensino básico, bem como as metodologias utilizadas na sua implementação e identificar os modelos que nortearam a educação sexual nestes ciclos. Para o efeito, selecionou-se uma turma de cada ano de escolaridade dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no ano letivo 2010/2011. Adotou-se, no estudo, uma metodologia qualitativa, com recurso a análise documental e a entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que em todas as turmas estudadas a educação sexual foi dinamizada por docentes de diversas áreas curriculares, abordando temas como as relações interpessoais, saúde sexual e reprodutiva, valores, desenvolvimento pubertário, reprodução humana, família, expressões da sexualidade e a identidade sexual. Os docentes utilizaram metodologias expositivas e participativas. Os programas dinamizados pelos docentes seguiram o modelo biográfico e profissional de forma mais acentuada, mas também outros modelos como o modelo de risco e o modelo moral. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-19T00:00:00Z 2013-04-19 2016-09-27T16:11:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1645 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131528949661696 |