Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara,Rafael da Cunha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Quartiero,Elisa Maria, Bianchetti,Lucídio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100211
Resumo: RESUMO O trabalho docente universitário mediado por tecnologias digitais e móveis ganha cada vez mais contornos de atividade ubíqua, com suas paradoxais repercussões que afetam dois elementos comuns a todas as atividades humanas: tempo e espaço. Desbordamentos de fronteiras entre público e privado e a incorporação do modus operandi da reestruturação produtiva nas políticas de regulação e avaliação da pós-graduação brasileira tensionam o trabalho docente sob diferentes aspectos. Com base em investigação realizada com docentes de 48 cursos de doutorado em educação, analisamos as tendências do trabalho ubíquo, em um contexto em que trabalho e educação enfrentam forte ataque das políticas governamentais. As análises sinalizam uma intensificação do caráter multitarefa de trabalhar e da in/extensificação do trabalho para outros tempos e espaços, o que redesenha e compromete o trabalho intelectual dos pesquisadores.
id EAA-1_4e5a658337b47cebff90f45eb0965903
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782019000100211
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefatrabalho ubíquopós-graduaçãoin/extensificação do trabalhoRESUMO O trabalho docente universitário mediado por tecnologias digitais e móveis ganha cada vez mais contornos de atividade ubíqua, com suas paradoxais repercussões que afetam dois elementos comuns a todas as atividades humanas: tempo e espaço. Desbordamentos de fronteiras entre público e privado e a incorporação do modus operandi da reestruturação produtiva nas políticas de regulação e avaliação da pós-graduação brasileira tensionam o trabalho docente sob diferentes aspectos. Com base em investigação realizada com docentes de 48 cursos de doutorado em educação, analisamos as tendências do trabalho ubíquo, em um contexto em que trabalho e educação enfrentam forte ataque das políticas governamentais. As análises sinalizam uma intensificação do caráter multitarefa de trabalhar e da in/extensificação do trabalho para outros tempos e espaços, o que redesenha e compromete o trabalho intelectual dos pesquisadores.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100211Revista Brasileira de Educação v.24 2019reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782019240014info:eu-repo/semantics/openAccessLara,Rafael da CunhaQuartiero,Elisa MariaBianchetti,Lucídiopor2019-04-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782019000100211Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-04-22T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefa
title Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefa
spellingShingle Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefa
Lara,Rafael da Cunha
trabalho ubíquo
pós-graduação
in/extensificação do trabalho
title_short Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefa
title_full Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefa
title_fullStr Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefa
title_full_unstemmed Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefa
title_sort Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefa
author Lara,Rafael da Cunha
author_facet Lara,Rafael da Cunha
Quartiero,Elisa Maria
Bianchetti,Lucídio
author_role author
author2 Quartiero,Elisa Maria
Bianchetti,Lucídio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara,Rafael da Cunha
Quartiero,Elisa Maria
Bianchetti,Lucídio
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho ubíquo
pós-graduação
in/extensificação do trabalho
topic trabalho ubíquo
pós-graduação
in/extensificação do trabalho
description RESUMO O trabalho docente universitário mediado por tecnologias digitais e móveis ganha cada vez mais contornos de atividade ubíqua, com suas paradoxais repercussões que afetam dois elementos comuns a todas as atividades humanas: tempo e espaço. Desbordamentos de fronteiras entre público e privado e a incorporação do modus operandi da reestruturação produtiva nas políticas de regulação e avaliação da pós-graduação brasileira tensionam o trabalho docente sob diferentes aspectos. Com base em investigação realizada com docentes de 48 cursos de doutorado em educação, analisamos as tendências do trabalho ubíquo, em um contexto em que trabalho e educação enfrentam forte ataque das políticas governamentais. As análises sinalizam uma intensificação do caráter multitarefa de trabalhar e da in/extensificação do trabalho para outros tempos e espaços, o que redesenha e compromete o trabalho intelectual dos pesquisadores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100211
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782019240014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.24 2019
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492752953344