Cartografia de redes de conversação entre os profissionais da educação básica e superior nos estágios e práticas de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Rejane Conceição Silveira da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Laurino,Débora Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100230
Resumo: RESUMO O presente artigo discute e problematiza o espaço dos estágios e práticas dos cursos de formação docente sob o olhar dos professores orientadores da universidade e dos docentes que acolhem estagiários em escolas públicas. O estudo tem por base teórica e epistemológica a biologia do conhecer, proposta por Humberto Maturana e Francisco Varela, e utiliza a cartografia como método para mapear os territórios. Para compor a cartografia, valemo-nos das narrativas produzidas acerca de nossas experiências e dos dados resultantes das conversas realizadas com os professores. Na produção e análise desses elementos, percebemos que os estágios e o campo das práticas, por meio da constituição de redes de conversação, podem oportunizar experiências, reflexões e aprendizagens para todos os envolvidos. Além disso, são vias de acesso importantes para estabelecermos uma convivência coinspirativa capaz de contribuir para a melhoria da formação e do desenvolvimento da profissão docente.
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