O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível

Bibliographic Details
Main Author: Ferreira, Charlene Cidrini
Publication Date: 2018
Format: Article
Language: por
Source: Entrepalavras
Download full: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1280
Summary: As discussões apresentadas neste artigo consideram questões abordadas na minha tese de doutorado, que teve como objetivo identificar sentidos construídos sobre o trabalho do professor em atuação na escola básica que recebe estagiários dos cursos de licenciatura em Letras, Habilitação Português-Espanhol. O aporte teórico se situa na articulação entre os estudos da linguagem, sob uma perspectiva discursiva de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) e os estudos do trabalho (SCHWARTZ, 1997, 2013), pautada numa concepção ampliada de situação de trabalho (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). O encaminhamento metodológico priorizado, neste artigo, foi a organização de fórum de discussão com professores da escola básica que recebem estagiários e análise discursiva de suas falas sobre seu próprio trabalho. Os resultados apontam um trabalho marcado por diversas ausências, entre as quais destacamos: ausência de normatização, de diálogo com a universidade e de valorização do seu papel de formador.
id UFC-9_c479e9a294116f3d4177ed25fb863c46
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1280
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visívelPráticas de linguagem. Trabalho do professor da escola básica. Estágio docente.As discussões apresentadas neste artigo consideram questões abordadas na minha tese de doutorado, que teve como objetivo identificar sentidos construídos sobre o trabalho do professor em atuação na escola básica que recebe estagiários dos cursos de licenciatura em Letras, Habilitação Português-Espanhol. O aporte teórico se situa na articulação entre os estudos da linguagem, sob uma perspectiva discursiva de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) e os estudos do trabalho (SCHWARTZ, 1997, 2013), pautada numa concepção ampliada de situação de trabalho (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). O encaminhamento metodológico priorizado, neste artigo, foi a organização de fórum de discussão com professores da escola básica que recebem estagiários e análise discursiva de suas falas sobre seu próprio trabalho. Os resultados apontam um trabalho marcado por diversas ausências, entre as quais destacamos: ausência de normatização, de diálogo com a universidade e de valorização do seu papel de formador.Universidade Federal do CearáFerreira, Charlene Cidrini2018-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/128010.22168/2237-6321-31280Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-4462237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1280/562Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:01:20Zoai:ojs.localhost:article/1280Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:01:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível
title O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível
spellingShingle O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível
Ferreira, Charlene Cidrini
Práticas de linguagem. Trabalho do professor da escola básica. Estágio docente.
title_short O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível
title_full O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível
title_fullStr O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível
title_full_unstemmed O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível
title_sort O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível
author Ferreira, Charlene Cidrini
author_facet Ferreira, Charlene Cidrini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Charlene Cidrini
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de linguagem. Trabalho do professor da escola básica. Estágio docente.
topic Práticas de linguagem. Trabalho do professor da escola básica. Estágio docente.
description As discussões apresentadas neste artigo consideram questões abordadas na minha tese de doutorado, que teve como objetivo identificar sentidos construídos sobre o trabalho do professor em atuação na escola básica que recebe estagiários dos cursos de licenciatura em Letras, Habilitação Português-Espanhol. O aporte teórico se situa na articulação entre os estudos da linguagem, sob uma perspectiva discursiva de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) e os estudos do trabalho (SCHWARTZ, 1997, 2013), pautada numa concepção ampliada de situação de trabalho (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). O encaminhamento metodológico priorizado, neste artigo, foi a organização de fórum de discussão com professores da escola básica que recebem estagiários e análise discursiva de suas falas sobre seu próprio trabalho. Os resultados apontam um trabalho marcado por diversas ausências, entre as quais destacamos: ausência de normatização, de diálogo com a universidade e de valorização do seu papel de formador.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1280
10.22168/2237-6321-31280
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1280
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-31280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1280/562
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329728283705344