O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Entrepalavras |
Download full: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1280 |
Summary: | As discussões apresentadas neste artigo consideram questões abordadas na minha tese de doutorado, que teve como objetivo identificar sentidos construídos sobre o trabalho do professor em atuação na escola básica que recebe estagiários dos cursos de licenciatura em Letras, Habilitação Português-Espanhol. O aporte teórico se situa na articulação entre os estudos da linguagem, sob uma perspectiva discursiva de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) e os estudos do trabalho (SCHWARTZ, 1997, 2013), pautada numa concepção ampliada de situação de trabalho (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). O encaminhamento metodológico priorizado, neste artigo, foi a organização de fórum de discussão com professores da escola básica que recebem estagiários e análise discursiva de suas falas sobre seu próprio trabalho. Os resultados apontam um trabalho marcado por diversas ausências, entre as quais destacamos: ausência de normatização, de diálogo com a universidade e de valorização do seu papel de formador. |
id |
UFC-9_c479e9a294116f3d4177ed25fb863c46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1280 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visívelPráticas de linguagem. Trabalho do professor da escola básica. Estágio docente.As discussões apresentadas neste artigo consideram questões abordadas na minha tese de doutorado, que teve como objetivo identificar sentidos construídos sobre o trabalho do professor em atuação na escola básica que recebe estagiários dos cursos de licenciatura em Letras, Habilitação Português-Espanhol. O aporte teórico se situa na articulação entre os estudos da linguagem, sob uma perspectiva discursiva de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) e os estudos do trabalho (SCHWARTZ, 1997, 2013), pautada numa concepção ampliada de situação de trabalho (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). O encaminhamento metodológico priorizado, neste artigo, foi a organização de fórum de discussão com professores da escola básica que recebem estagiários e análise discursiva de suas falas sobre seu próprio trabalho. Os resultados apontam um trabalho marcado por diversas ausências, entre as quais destacamos: ausência de normatização, de diálogo com a universidade e de valorização do seu papel de formador.Universidade Federal do CearáFerreira, Charlene Cidrini2018-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/128010.22168/2237-6321-31280Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-4462237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1280/562Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:01:20Zoai:ojs.localhost:article/1280Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:01:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível |
title |
O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível |
spellingShingle |
O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível Ferreira, Charlene Cidrini Práticas de linguagem. Trabalho do professor da escola básica. Estágio docente. |
title_short |
O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível |
title_full |
O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível |
title_fullStr |
O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível |
title_full_unstemmed |
O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível |
title_sort |
O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível |
author |
Ferreira, Charlene Cidrini |
author_facet |
Ferreira, Charlene Cidrini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Charlene Cidrini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de linguagem. Trabalho do professor da escola básica. Estágio docente. |
topic |
Práticas de linguagem. Trabalho do professor da escola básica. Estágio docente. |
description |
As discussões apresentadas neste artigo consideram questões abordadas na minha tese de doutorado, que teve como objetivo identificar sentidos construídos sobre o trabalho do professor em atuação na escola básica que recebe estagiários dos cursos de licenciatura em Letras, Habilitação Português-Espanhol. O aporte teórico se situa na articulação entre os estudos da linguagem, sob uma perspectiva discursiva de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) e os estudos do trabalho (SCHWARTZ, 1997, 2013), pautada numa concepção ampliada de situação de trabalho (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). O encaminhamento metodológico priorizado, neste artigo, foi a organização de fórum de discussão com professores da escola básica que recebem estagiários e análise discursiva de suas falas sobre seu próprio trabalho. Os resultados apontam um trabalho marcado por diversas ausências, entre as quais destacamos: ausência de normatização, de diálogo com a universidade e de valorização do seu papel de formador. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1280 10.22168/2237-6321-31280 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1280 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-31280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1280/562 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 427-446 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329728283705344 |