Papéis sociais no ensino médio: uma análise baseada na teoria das redes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800008 |
Resumo: | A análise de redes sociais foi usada para estudar 22 turmas de alunos das primeiras classes de ensino médio na região da Toscana, Itália. A análise dos dados derivou da comparação de redes de diferentes amplitudes (o número de estudantes por classe), considerando determinadas medidas de normalização. Além de destacar alguns elementos críticos no processo de integração, propõe-se neste artigo uma análise das redes sociais dos alunos em relação ao tipo de família de origem: as medidas de densidade e centralidade do grupo e os papéis sociais (brokerage). |
id |
EAA-1_5b5731e99d200ee1d0fd3c011c88a47d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782014000800008 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Papéis sociais no ensino médio: uma análise baseada na teoria das redesanálise de redes sociaisintegração socialpapéis sociaisanálise comparadaA análise de redes sociais foi usada para estudar 22 turmas de alunos das primeiras classes de ensino médio na região da Toscana, Itália. A análise dos dados derivou da comparação de redes de diferentes amplitudes (o número de estudantes por classe), considerando determinadas medidas de normalização. Além de destacar alguns elementos críticos no processo de integração, propõe-se neste artigo uma análise das redes sociais dos alunos em relação ao tipo de família de origem: as medidas de densidade e centralidade do grupo e os papéis sociais (brokerage).ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800008Revista Brasileira de Educação v.19 n.58 2014reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782014000800008info:eu-repo/semantics/openAccessCarbonai,DavideColvero,Ronaldo Bernardinopor2014-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782014000800008Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-10-07T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Papéis sociais no ensino médio: uma análise baseada na teoria das redes |
title |
Papéis sociais no ensino médio: uma análise baseada na teoria das redes |
spellingShingle |
Papéis sociais no ensino médio: uma análise baseada na teoria das redes Carbonai,Davide análise de redes sociais integração social papéis sociais análise comparada |
title_short |
Papéis sociais no ensino médio: uma análise baseada na teoria das redes |
title_full |
Papéis sociais no ensino médio: uma análise baseada na teoria das redes |
title_fullStr |
Papéis sociais no ensino médio: uma análise baseada na teoria das redes |
title_full_unstemmed |
Papéis sociais no ensino médio: uma análise baseada na teoria das redes |
title_sort |
Papéis sociais no ensino médio: uma análise baseada na teoria das redes |
author |
Carbonai,Davide |
author_facet |
Carbonai,Davide Colvero,Ronaldo Bernardino |
author_role |
author |
author2 |
Colvero,Ronaldo Bernardino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carbonai,Davide Colvero,Ronaldo Bernardino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
análise de redes sociais integração social papéis sociais análise comparada |
topic |
análise de redes sociais integração social papéis sociais análise comparada |
description |
A análise de redes sociais foi usada para estudar 22 turmas de alunos das primeiras classes de ensino médio na região da Toscana, Itália. A análise dos dados derivou da comparação de redes de diferentes amplitudes (o número de estudantes por classe), considerando determinadas medidas de normalização. Além de destacar alguns elementos críticos no processo de integração, propõe-se neste artigo uma análise das redes sociais dos alunos em relação ao tipo de família de origem: as medidas de densidade e centralidade do grupo e os papéis sociais (brokerage). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782014000800008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.19 n.58 2014 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491571208192 |