Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000200012 |
Resumo: | Esse estudo tem como finalidade discutir sobre o plágio no contexto acadêmico, enquanto ato que se vem afirmando significativamente a partir dos hipertextos digitais, e considerando que, à medida que textos de todos os tipos, referentes às várias áreas do conhecimento, circulam velozmente pela rede, se vão ampliando entre os graduandos as facilidades de fazer cópias, em detrimento da construção da autoria. Na intenção de contribuir com essa discussão, objetivou-se refletir sobre a necessidade de abrir espaços objetivos e subjetivos na universidade - lugar de produção da linguagem - para que, na dialética entre o coletivo e o individual, a construção da autoria se efetive. E que, nesse sentido, as práticas de leitura e escrita, no contexto da sociedade digital, possam ser vivenciadas na perspectiva de incentivo à produção intelectual, bem como na intenção de proporcionar ao graduando - professor em formação - a autonomia para escrever e inscrever-se como autor, no seu percurso labiríntico pelas malhas da rede digital, entendendo que é o ato de escrever que faz o autor. |
id |
EAA-1_5e844eeeaaba4737827547a9459821ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782008000200012 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade?plágioautoriaautorEsse estudo tem como finalidade discutir sobre o plágio no contexto acadêmico, enquanto ato que se vem afirmando significativamente a partir dos hipertextos digitais, e considerando que, à medida que textos de todos os tipos, referentes às várias áreas do conhecimento, circulam velozmente pela rede, se vão ampliando entre os graduandos as facilidades de fazer cópias, em detrimento da construção da autoria. Na intenção de contribuir com essa discussão, objetivou-se refletir sobre a necessidade de abrir espaços objetivos e subjetivos na universidade - lugar de produção da linguagem - para que, na dialética entre o coletivo e o individual, a construção da autoria se efetive. E que, nesse sentido, as práticas de leitura e escrita, no contexto da sociedade digital, possam ser vivenciadas na perspectiva de incentivo à produção intelectual, bem como na intenção de proporcionar ao graduando - professor em formação - a autonomia para escrever e inscrever-se como autor, no seu percurso labiríntico pelas malhas da rede digital, entendendo que é o ato de escrever que faz o autor.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000200012Revista Brasileira de Educação v.13 n.38 2008reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782008000200012info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Obdália Santana Ferrazpor2008-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782008000200012Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2008-09-30T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? |
title |
Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? |
spellingShingle |
Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Silva,Obdália Santana Ferraz plágio autoria autor |
title_short |
Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? |
title_full |
Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? |
title_fullStr |
Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? |
title_full_unstemmed |
Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? |
title_sort |
Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? |
author |
Silva,Obdália Santana Ferraz |
author_facet |
Silva,Obdália Santana Ferraz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Obdália Santana Ferraz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
plágio autoria autor |
topic |
plágio autoria autor |
description |
Esse estudo tem como finalidade discutir sobre o plágio no contexto acadêmico, enquanto ato que se vem afirmando significativamente a partir dos hipertextos digitais, e considerando que, à medida que textos de todos os tipos, referentes às várias áreas do conhecimento, circulam velozmente pela rede, se vão ampliando entre os graduandos as facilidades de fazer cópias, em detrimento da construção da autoria. Na intenção de contribuir com essa discussão, objetivou-se refletir sobre a necessidade de abrir espaços objetivos e subjetivos na universidade - lugar de produção da linguagem - para que, na dialética entre o coletivo e o individual, a construção da autoria se efetive. E que, nesse sentido, as práticas de leitura e escrita, no contexto da sociedade digital, possam ser vivenciadas na perspectiva de incentivo à produção intelectual, bem como na intenção de proporcionar ao graduando - professor em formação - a autonomia para escrever e inscrever-se como autor, no seu percurso labiríntico pelas malhas da rede digital, entendendo que é o ato de escrever que faz o autor. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000200012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782008000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.13 n.38 2008 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122490519486464 |