Um "templo de luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues,Petrônio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300008
Resumo: O artigo examina como a Frente Negra Brasileira (1931-1937) - considerada a maior e mais importante organização negra que se projetou no cenário nacional após a abolição da escravatura - discutiu, problematizou e tratou a questão da educação. Verifica-se como as lideranças dessa organização tinham uma visão crítica em relação à falta de políticas públicas voltadas à população negra e concebiam a educação como uma ferramenta estratégica para a inserção desse segmento populacional à sociedade. Além da integração social, a educação possibilitaria a eliminação dos preconceitos e, em última instância, garantiria as condições para o exercício da cidadania plena.
id EAA-1_866b4e8ba4d10cf7790017e0ee385c77
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782008000300008
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Um "templo de luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educaçãonegrosrelações raciaiseducaçãomulticulturalismoO artigo examina como a Frente Negra Brasileira (1931-1937) - considerada a maior e mais importante organização negra que se projetou no cenário nacional após a abolição da escravatura - discutiu, problematizou e tratou a questão da educação. Verifica-se como as lideranças dessa organização tinham uma visão crítica em relação à falta de políticas públicas voltadas à população negra e concebiam a educação como uma ferramenta estratégica para a inserção desse segmento populacional à sociedade. Além da integração social, a educação possibilitaria a eliminação dos preconceitos e, em última instância, garantiria as condições para o exercício da cidadania plena.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300008Revista Brasileira de Educação v.13 n.39 2008reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782008000300008info:eu-repo/semantics/openAccessDomingues,Petrôniopor2009-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782008000300008Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2009-01-19T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Um "templo de luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação
title Um "templo de luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação
spellingShingle Um "templo de luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação
Domingues,Petrônio
negros
relações raciais
educação
multiculturalismo
title_short Um "templo de luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação
title_full Um "templo de luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação
title_fullStr Um "templo de luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação
title_full_unstemmed Um "templo de luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação
title_sort Um "templo de luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação
author Domingues,Petrônio
author_facet Domingues,Petrônio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues,Petrônio
dc.subject.por.fl_str_mv negros
relações raciais
educação
multiculturalismo
topic negros
relações raciais
educação
multiculturalismo
description O artigo examina como a Frente Negra Brasileira (1931-1937) - considerada a maior e mais importante organização negra que se projetou no cenário nacional após a abolição da escravatura - discutiu, problematizou e tratou a questão da educação. Verifica-se como as lideranças dessa organização tinham uma visão crítica em relação à falta de políticas públicas voltadas à população negra e concebiam a educação como uma ferramenta estratégica para a inserção desse segmento populacional à sociedade. Além da integração social, a educação possibilitaria a eliminação dos preconceitos e, em última instância, garantiria as condições para o exercício da cidadania plena.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782008000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.13 n.39 2008
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490533117952