Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Marta Diniz Paulo de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Canen, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/468
Resumo: Este artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histórias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pós-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ótica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histórias de identidades culturais marginalizadas.
id FCC-1_e085bab028bac4431778f07670d287fc
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/468
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismoMulticulturalismoIdentidadeNegrosRaçaEste artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histórias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pós-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ótica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histórias de identidades culturais marginalizadas.Fundação Carlos Chagas2004-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/468Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 123 (2004); 709-724Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 123 (2004); 709-724Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 123 (2004); 709-724Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 123 (2004); 709-7241980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/468/472Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Marta Diniz Paulo deCanen, Ana2023-11-01T14:39:20Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/468Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T14:39:20Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo
title Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo
spellingShingle Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo
Assis, Marta Diniz Paulo de
Multiculturalismo
Identidade
Negros
Raça
title_short Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo
title_full Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo
title_fullStr Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo
title_full_unstemmed Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo
title_sort Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo
author Assis, Marta Diniz Paulo de
author_facet Assis, Marta Diniz Paulo de
Canen, Ana
author_role author
author2 Canen, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Marta Diniz Paulo de
Canen, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo
Identidade
Negros
Raça
topic Multiculturalismo
Identidade
Negros
Raça
description Este artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histórias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pós-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ótica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histórias de identidades culturais marginalizadas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/468
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/468/472
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 123 (2004); 709-724
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 123 (2004); 709-724
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 123 (2004); 709-724
Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 123 (2004); 709-724
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309608177664