Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/468 |
Resumo: | Este artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histórias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pós-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ótica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histórias de identidades culturais marginalizadas. |
id |
FCC-1_e085bab028bac4431778f07670d287fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/468 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismoMulticulturalismoIdentidadeNegrosRaçaEste artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histórias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pós-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ótica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histórias de identidades culturais marginalizadas.Fundação Carlos Chagas2004-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/468Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 123 (2004); 709-724Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 123 (2004); 709-724Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 123 (2004); 709-724Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 123 (2004); 709-7241980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/468/472Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Marta Diniz Paulo deCanen, Ana2023-11-01T14:39:20Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/468Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T14:39:20Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo |
title |
Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo |
spellingShingle |
Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo Assis, Marta Diniz Paulo de Multiculturalismo Identidade Negros Raça |
title_short |
Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo |
title_full |
Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo |
title_fullStr |
Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo |
title_full_unstemmed |
Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo |
title_sort |
Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo |
author |
Assis, Marta Diniz Paulo de |
author_facet |
Assis, Marta Diniz Paulo de Canen, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Canen, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Marta Diniz Paulo de Canen, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalismo Identidade Negros Raça |
topic |
Multiculturalismo Identidade Negros Raça |
description |
Este artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histórias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pós-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ótica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histórias de identidades culturais marginalizadas. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/468 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/468/472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 123 (2004); 709-724 Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 123 (2004); 709-724 Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 123 (2004); 709-724 Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 123 (2004); 709-724 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330309608177664 |