O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3852 |
Resumo: | A presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo compreender como as crianças da educação infantil constroem noções de número a partir de brincadeiras e jogos e é delimitada a partir do questionamento, como o lúdico auxiliará na construção do número na Educação Infantil. O estudo apresenta algumas características da pesquisa ação. Para a produção dos dados empíricos foram desenvolvidas algumas atividades com crianças da educação infantil, tais como: boliche, brincadeira livre com bichinhos, coleção de tampinhas de garrafa e os números com suas quantidades, as quais envolveram sequência numérica, correspondência termo a termo, agrupamento classificação e contagem. Trazendo nas unidades de análises os seguintes autores que auxiliaram na compreensão das práticas; Smole, Nunes, Bryant, Piaget, Vygotsky, (sendo estes pesquisadores que se referem ao assunto tratado). Considerando as práticas realizadas sintetizadas nos capítulos de analises, apresentou resultados satisfatórios quanto as noções de número deixando clara a construção das mesmas quando expostos os dados empíricos. |
id |
UNIJ_a17763dfe1af6a94cfdc28a448be327c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3852 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil2016-11-0920162016-11-09T18:54:14Z2016-11-09T18:54:14ZA presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo compreender como as crianças da educação infantil constroem noções de número a partir de brincadeiras e jogos e é delimitada a partir do questionamento, como o lúdico auxiliará na construção do número na Educação Infantil. O estudo apresenta algumas características da pesquisa ação. Para a produção dos dados empíricos foram desenvolvidas algumas atividades com crianças da educação infantil, tais como: boliche, brincadeira livre com bichinhos, coleção de tampinhas de garrafa e os números com suas quantidades, as quais envolveram sequência numérica, correspondência termo a termo, agrupamento classificação e contagem. Trazendo nas unidades de análises os seguintes autores que auxiliaram na compreensão das práticas; Smole, Nunes, Bryant, Piaget, Vygotsky, (sendo estes pesquisadores que se referem ao assunto tratado). Considerando as práticas realizadas sintetizadas nos capítulos de analises, apresentou resultados satisfatórios quanto as noções de número deixando clara a construção das mesmas quando expostos os dados empíricos.53 f.Ciências HumanasPedagogiaEducação infantilNoções de númeroLúdicohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3852DMD_hdl_123456789/3852Schwinger, Gabriela Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriela%20Fernandes%20Schwinger.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3852/1/Gabriela%20Fernandes%20Schwinger.pdfapplication/pdf1575572http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3852/1/Gabriela%20Fernandes%20Schwinger.pdff8863aba7b08c2f0bf20885b5f56c83fMD5123456789_3852_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil |
title |
O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil |
spellingShingle |
O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil Schwinger, Gabriela Fernandes Ciências Humanas Pedagogia Educação infantil Noções de número Lúdico |
title_short |
O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil |
title_full |
O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil |
title_fullStr |
O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil |
title_full_unstemmed |
O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil |
title_sort |
O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil |
author |
Schwinger, Gabriela Fernandes |
author_facet |
Schwinger, Gabriela Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwinger, Gabriela Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Educação infantil Noções de número Lúdico |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Educação infantil Noções de número Lúdico |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo compreender como as crianças da educação infantil constroem noções de número a partir de brincadeiras e jogos e é delimitada a partir do questionamento, como o lúdico auxiliará na construção do número na Educação Infantil. O estudo apresenta algumas características da pesquisa ação. Para a produção dos dados empíricos foram desenvolvidas algumas atividades com crianças da educação infantil, tais como: boliche, brincadeira livre com bichinhos, coleção de tampinhas de garrafa e os números com suas quantidades, as quais envolveram sequência numérica, correspondência termo a termo, agrupamento classificação e contagem. Trazendo nas unidades de análises os seguintes autores que auxiliaram na compreensão das práticas; Smole, Nunes, Bryant, Piaget, Vygotsky, (sendo estes pesquisadores que se referem ao assunto tratado). Considerando as práticas realizadas sintetizadas nos capítulos de analises, apresentou resultados satisfatórios quanto as noções de número deixando clara a construção das mesmas quando expostos os dados empíricos. 53 f. |
description |
A presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo compreender como as crianças da educação infantil constroem noções de número a partir de brincadeiras e jogos e é delimitada a partir do questionamento, como o lúdico auxiliará na construção do número na Educação Infantil. O estudo apresenta algumas características da pesquisa ação. Para a produção dos dados empíricos foram desenvolvidas algumas atividades com crianças da educação infantil, tais como: boliche, brincadeira livre com bichinhos, coleção de tampinhas de garrafa e os números com suas quantidades, as quais envolveram sequência numérica, correspondência termo a termo, agrupamento classificação e contagem. Trazendo nas unidades de análises os seguintes autores que auxiliaram na compreensão das práticas; Smole, Nunes, Bryant, Piaget, Vygotsky, (sendo estes pesquisadores que se referem ao assunto tratado). Considerando as práticas realizadas sintetizadas nos capítulos de analises, apresentou resultados satisfatórios quanto as noções de número deixando clara a construção das mesmas quando expostos os dados empíricos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2016-11-09T18:54:14Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-09T18:54:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3852 DMD_hdl_123456789/3852 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3852 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415623867432960 |