O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwinger, Gabriela Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3852
Resumo: A presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo compreender como as crianças da educação infantil constroem noções de número a partir de brincadeiras e jogos e é delimitada a partir do questionamento, como o lúdico auxiliará na construção do número na Educação Infantil. O estudo apresenta algumas características da pesquisa ação. Para a produção dos dados empíricos foram desenvolvidas algumas atividades com crianças da educação infantil, tais como: boliche, brincadeira livre com bichinhos, coleção de tampinhas de garrafa e os números com suas quantidades, as quais envolveram sequência numérica, correspondência termo a termo, agrupamento classificação e contagem. Trazendo nas unidades de análises os seguintes autores que auxiliaram na compreensão das práticas; Smole, Nunes, Bryant, Piaget, Vygotsky, (sendo estes pesquisadores que se referem ao assunto tratado). Considerando as práticas realizadas sintetizadas nos capítulos de analises, apresentou resultados satisfatórios quanto as noções de número deixando clara a construção das mesmas quando expostos os dados empíricos.
id UNIJ_a17763dfe1af6a94cfdc28a448be327c
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3852
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil2016-11-0920162016-11-09T18:54:14Z2016-11-09T18:54:14ZA presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo compreender como as crianças da educação infantil constroem noções de número a partir de brincadeiras e jogos e é delimitada a partir do questionamento, como o lúdico auxiliará na construção do número na Educação Infantil. O estudo apresenta algumas características da pesquisa ação. Para a produção dos dados empíricos foram desenvolvidas algumas atividades com crianças da educação infantil, tais como: boliche, brincadeira livre com bichinhos, coleção de tampinhas de garrafa e os números com suas quantidades, as quais envolveram sequência numérica, correspondência termo a termo, agrupamento classificação e contagem. Trazendo nas unidades de análises os seguintes autores que auxiliaram na compreensão das práticas; Smole, Nunes, Bryant, Piaget, Vygotsky, (sendo estes pesquisadores que se referem ao assunto tratado). Considerando as práticas realizadas sintetizadas nos capítulos de analises, apresentou resultados satisfatórios quanto as noções de número deixando clara a construção das mesmas quando expostos os dados empíricos.53 f.Ciências HumanasPedagogiaEducação infantilNoções de númeroLúdicohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3852DMD_hdl_123456789/3852Schwinger, Gabriela Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriela%20Fernandes%20Schwinger.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3852/1/Gabriela%20Fernandes%20Schwinger.pdfapplication/pdf1575572http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3852/1/Gabriela%20Fernandes%20Schwinger.pdff8863aba7b08c2f0bf20885b5f56c83fMD5123456789_3852_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil
title O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil
spellingShingle O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil
Schwinger, Gabriela Fernandes
Ciências Humanas
Pedagogia
Educação infantil
Noções de número
Lúdico
title_short O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil
title_full O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil
title_fullStr O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil
title_full_unstemmed O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil
title_sort O lúdico na elaboração de noções do número por crianças da educação infantil
author Schwinger, Gabriela Fernandes
author_facet Schwinger, Gabriela Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwinger, Gabriela Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Educação infantil
Noções de número
Lúdico
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Educação infantil
Noções de número
Lúdico
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo compreender como as crianças da educação infantil constroem noções de número a partir de brincadeiras e jogos e é delimitada a partir do questionamento, como o lúdico auxiliará na construção do número na Educação Infantil. O estudo apresenta algumas características da pesquisa ação. Para a produção dos dados empíricos foram desenvolvidas algumas atividades com crianças da educação infantil, tais como: boliche, brincadeira livre com bichinhos, coleção de tampinhas de garrafa e os números com suas quantidades, as quais envolveram sequência numérica, correspondência termo a termo, agrupamento classificação e contagem. Trazendo nas unidades de análises os seguintes autores que auxiliaram na compreensão das práticas; Smole, Nunes, Bryant, Piaget, Vygotsky, (sendo estes pesquisadores que se referem ao assunto tratado). Considerando as práticas realizadas sintetizadas nos capítulos de analises, apresentou resultados satisfatórios quanto as noções de número deixando clara a construção das mesmas quando expostos os dados empíricos.
53 f.
description A presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo compreender como as crianças da educação infantil constroem noções de número a partir de brincadeiras e jogos e é delimitada a partir do questionamento, como o lúdico auxiliará na construção do número na Educação Infantil. O estudo apresenta algumas características da pesquisa ação. Para a produção dos dados empíricos foram desenvolvidas algumas atividades com crianças da educação infantil, tais como: boliche, brincadeira livre com bichinhos, coleção de tampinhas de garrafa e os números com suas quantidades, as quais envolveram sequência numérica, correspondência termo a termo, agrupamento classificação e contagem. Trazendo nas unidades de análises os seguintes autores que auxiliaram na compreensão das práticas; Smole, Nunes, Bryant, Piaget, Vygotsky, (sendo estes pesquisadores que se referem ao assunto tratado). Considerando as práticas realizadas sintetizadas nos capítulos de analises, apresentou resultados satisfatórios quanto as noções de número deixando clara a construção das mesmas quando expostos os dados empíricos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-09
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-11-09T18:54:14Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-09T18:54:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3852
DMD_hdl_123456789/3852
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3852
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415623867432960