EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
DOI: | 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p203-214 |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2295 |
Resumo: | O artigo apresenta parte das análises desenvolvidas em uma pesquisa de doutorado. O foco da pesquisa e a discussão do artigo são as experiências de formação docente inicial em uma disciplina do curso de Pedagogia que aborda as temáticas de relações de gênero e sexualida-des. A pesquisa tomou como material de análise os diários de bordo que as estudantes produziram a partir da disciplina. Para este artigo foramselecionados excertos narrativos nos quais as estudantes apresentam questões que lhes instigam, seja no contato com as escolas, seja em suas famílias. Conclui-se que a disciplina em questão produz certos modos de as estudantes analisarem seu cotidiano, suas relações pessoais e os aconte-cimentos presenciados nas escolas, problematizando significados hegemô-nicos associados aos gêneros e sexualidades. |
id |
UNEB-3_d6dda27a7da270c43ef530afb9cbb7d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/2295 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
spelling |
EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIAFormação docente inicialRelações de gêneroSexualidadesNarrativasExperiênciaO artigo apresenta parte das análises desenvolvidas em uma pesquisa de doutorado. O foco da pesquisa e a discussão do artigo são as experiências de formação docente inicial em uma disciplina do curso de Pedagogia que aborda as temáticas de relações de gênero e sexualida-des. A pesquisa tomou como material de análise os diários de bordo que as estudantes produziram a partir da disciplina. Para este artigo foramselecionados excertos narrativos nos quais as estudantes apresentam questões que lhes instigam, seja no contato com as escolas, seja em suas famílias. Conclui-se que a disciplina em questão produz certos modos de as estudantes analisarem seu cotidiano, suas relações pessoais e os aconte-cimentos presenciados nas escolas, problematizando significados hegemô-nicos associados aos gêneros e sexualidades.UNEB2016-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/229510.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p203-214Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 25 n. 45 (2016): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 203-2142358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v25.n45reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2295/1601Copyright (c) 2022 Roney Polato de Castro (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Roney Polato de2023-04-18T01:26:53Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/2295Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:26:53Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA |
title |
EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA Castro, Roney Polato de Formação docente inicial Relações de gênero Sexualidades Narrativas Experiência Castro, Roney Polato de Formação docente inicial Relações de gênero Sexualidades Narrativas Experiência |
title_short |
EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA |
title_full |
EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA |
title_sort |
EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA |
author |
Castro, Roney Polato de |
author_facet |
Castro, Roney Polato de Castro, Roney Polato de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Roney Polato de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente inicial Relações de gênero Sexualidades Narrativas Experiência |
topic |
Formação docente inicial Relações de gênero Sexualidades Narrativas Experiência |
description |
O artigo apresenta parte das análises desenvolvidas em uma pesquisa de doutorado. O foco da pesquisa e a discussão do artigo são as experiências de formação docente inicial em uma disciplina do curso de Pedagogia que aborda as temáticas de relações de gênero e sexualida-des. A pesquisa tomou como material de análise os diários de bordo que as estudantes produziram a partir da disciplina. Para este artigo foramselecionados excertos narrativos nos quais as estudantes apresentam questões que lhes instigam, seja no contato com as escolas, seja em suas famílias. Conclui-se que a disciplina em questão produz certos modos de as estudantes analisarem seu cotidiano, suas relações pessoais e os aconte-cimentos presenciados nas escolas, problematizando significados hegemô-nicos associados aos gêneros e sexualidades. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2295 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p203-214 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2295 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p203-214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2295/1601 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Roney Polato de Castro (Autor) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Roney Polato de Castro (Autor) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 25 n. 45 (2016): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 203-214 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v25.n45 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1822181613373489152 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p203-214 |