Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Liliana Soares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100200
Resumo: RESUMO Apresentam-se compreensões de discurso, tendo a dialética como aporte teórico-metodológico. Para tanto, desenvolveu-se percurso teórico-metodológico de modo sistemático, configurado em movimentos de idas e vindas, partindo de um suposto, elaborando sobre ele argumentos, para retomá-los, reiniciar o processo reiteradamente a fim de confirmá-los ou refutá-los, na medida em que foram submetidos ao confronto e à análise comparativa em relação às demais compreensões. Resultante desse percurso teórico-metodológico, este texto visa a apresentar as sistematizações elaboradas em seções que contêm a concepção de discurso, a diferenciação desta em relação às concepções estudadas e considerações sobre a proposição aplicada dessa concepção, considerando a experiência com dados discursivos produzidos no grupo de pesquisa para, em decorrência, sínteses que visam a lançar à frente os estudos sobre o tema.
id EAA-1_9f0fa43bbd99413afed6d5ebeb1d1957
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782020000100200
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidadesdiscursoanálise discursiva dialéticapesquisa em educaçãopráxisRESUMO Apresentam-se compreensões de discurso, tendo a dialética como aporte teórico-metodológico. Para tanto, desenvolveu-se percurso teórico-metodológico de modo sistemático, configurado em movimentos de idas e vindas, partindo de um suposto, elaborando sobre ele argumentos, para retomá-los, reiniciar o processo reiteradamente a fim de confirmá-los ou refutá-los, na medida em que foram submetidos ao confronto e à análise comparativa em relação às demais compreensões. Resultante desse percurso teórico-metodológico, este texto visa a apresentar as sistematizações elaboradas em seções que contêm a concepção de discurso, a diferenciação desta em relação às concepções estudadas e considerações sobre a proposição aplicada dessa concepção, considerando a experiência com dados discursivos produzidos no grupo de pesquisa para, em decorrência, sínteses que visam a lançar à frente os estudos sobre o tema.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100200Revista Brasileira de Educação v.25 2020reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782019250006info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Liliana Soarespor2020-02-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782020000100200Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2020-02-28T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades
title Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades
spellingShingle Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades
Ferreira,Liliana Soares
discurso
análise discursiva dialética
pesquisa em educação
práxis
title_short Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades
title_full Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades
title_fullStr Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades
title_full_unstemmed Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades
title_sort Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades
author Ferreira,Liliana Soares
author_facet Ferreira,Liliana Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Liliana Soares
dc.subject.por.fl_str_mv discurso
análise discursiva dialética
pesquisa em educação
práxis
topic discurso
análise discursiva dialética
pesquisa em educação
práxis
description RESUMO Apresentam-se compreensões de discurso, tendo a dialética como aporte teórico-metodológico. Para tanto, desenvolveu-se percurso teórico-metodológico de modo sistemático, configurado em movimentos de idas e vindas, partindo de um suposto, elaborando sobre ele argumentos, para retomá-los, reiniciar o processo reiteradamente a fim de confirmá-los ou refutá-los, na medida em que foram submetidos ao confronto e à análise comparativa em relação às demais compreensões. Resultante desse percurso teórico-metodológico, este texto visa a apresentar as sistematizações elaboradas em seções que contêm a concepção de discurso, a diferenciação desta em relação às concepções estudadas e considerações sobre a proposição aplicada dessa concepção, considerando a experiência com dados discursivos produzidos no grupo de pesquisa para, em decorrência, sínteses que visam a lançar à frente os estudos sobre o tema.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100200
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782019250006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.25 2020
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492816916480