A lei n. 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000400897 |
Resumo: | RESUMO A partir da lei n. 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena no ensino básico, a educação brasileira se viu diante de um difícil desafio: modificar sua matriz monocultural para considerar a riqueza e a contribuição da diversidade indígena para a compreensão da cultura e história nacional. O presente estudo investiga a implementação da lei n. 11.645 no estado do Rio de Janeiro. Focaremos nas representações e nas práticas de professores de escolas municipais e estaduais da região do Grande Rio, acerca da lei e do ensino sobre a realidade dos povos indígenas. Para essa análise, realizamos entrevistas, observação em escolas e questionários preenchidos por professores. A relevância deste trabalho se apresenta pela escassez de estudos em relação à aplicação da referida lei no que diz respeito à inclusão da temática indígena na educação básica. |
id |
EAA-1_ab763516df4f3b53067c0598c53bf816 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782016000400897 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A lei n. 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escolalei n. 11.645/2008história e culturas dos povos indígenaseducação básicadiversidade culturalRESUMO A partir da lei n. 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena no ensino básico, a educação brasileira se viu diante de um difícil desafio: modificar sua matriz monocultural para considerar a riqueza e a contribuição da diversidade indígena para a compreensão da cultura e história nacional. O presente estudo investiga a implementação da lei n. 11.645 no estado do Rio de Janeiro. Focaremos nas representações e nas práticas de professores de escolas municipais e estaduais da região do Grande Rio, acerca da lei e do ensino sobre a realidade dos povos indígenas. Para essa análise, realizamos entrevistas, observação em escolas e questionários preenchidos por professores. A relevância deste trabalho se apresenta pela escassez de estudos em relação à aplicação da referida lei no que diz respeito à inclusão da temática indígena na educação básica.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000400897Revista Brasileira de Educação v.21 n.67 2016reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782016216746info:eu-repo/semantics/openAccessRUSSO,KELLYPALADINO,MARIANApor2016-10-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782016000400897Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2016-10-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A lei n. 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escola |
title |
A lei n. 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escola |
spellingShingle |
A lei n. 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escola RUSSO,KELLY lei n. 11.645/2008 história e culturas dos povos indígenas educação básica diversidade cultural |
title_short |
A lei n. 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escola |
title_full |
A lei n. 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escola |
title_fullStr |
A lei n. 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escola |
title_full_unstemmed |
A lei n. 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escola |
title_sort |
A lei n. 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escola |
author |
RUSSO,KELLY |
author_facet |
RUSSO,KELLY PALADINO,MARIANA |
author_role |
author |
author2 |
PALADINO,MARIANA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RUSSO,KELLY PALADINO,MARIANA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
lei n. 11.645/2008 história e culturas dos povos indígenas educação básica diversidade cultural |
topic |
lei n. 11.645/2008 história e culturas dos povos indígenas educação básica diversidade cultural |
description |
RESUMO A partir da lei n. 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena no ensino básico, a educação brasileira se viu diante de um difícil desafio: modificar sua matriz monocultural para considerar a riqueza e a contribuição da diversidade indígena para a compreensão da cultura e história nacional. O presente estudo investiga a implementação da lei n. 11.645 no estado do Rio de Janeiro. Focaremos nas representações e nas práticas de professores de escolas municipais e estaduais da região do Grande Rio, acerca da lei e do ensino sobre a realidade dos povos indígenas. Para essa análise, realizamos entrevistas, observação em escolas e questionários preenchidos por professores. A relevância deste trabalho se apresenta pela escassez de estudos em relação à aplicação da referida lei no que diz respeito à inclusão da temática indígena na educação básica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000400897 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000400897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782016216746 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.21 n.67 2016 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491999027200 |