A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Devechi,Catia Piccolo Viero
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tauchen,Gionara, Trevisan,Amarildo Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100248
Resumo: RESUMO Os estudos comparados em educação buscaram, historicamente, atender a diferentes preocupações e abordagens teóricas passando pela comparação das semelhanças e dessemelhanças entre os sistemas educativos nacionais, como estratégia para orientar as reformas educativas, até os estudos visando à produção de sentidos e de solidariedades simbólicas. Por isso, este artigo objetiva colocar em relevo os rastros históricos dos estudos comparados para contextualizar a evolução de suas discussões até o presente. O estudo, de natureza teórica, é referenciado na abordagem hemenêutico-reconstrutiva de Habermas. A atualidade da educação comparada revela que a compreensão científica tem exigido a investigação de contextos diversificados de modo que possa elucidar problemas comuns. Assim, entendemos que, ao se debruçar nos problemas educacionais, a educação comparada pode, por meio do discurso com o outro, encontrar caminhos cada vez mais adequados às nossas experiências no mundo vivido.
id EAA-1_ad33b52ffa4e3d016ef853efdbe1ee61
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782018000100248
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativaeducação comparadaaprendizagem comunicativadiscursohermenêuticaRESUMO Os estudos comparados em educação buscaram, historicamente, atender a diferentes preocupações e abordagens teóricas passando pela comparação das semelhanças e dessemelhanças entre os sistemas educativos nacionais, como estratégia para orientar as reformas educativas, até os estudos visando à produção de sentidos e de solidariedades simbólicas. Por isso, este artigo objetiva colocar em relevo os rastros históricos dos estudos comparados para contextualizar a evolução de suas discussões até o presente. O estudo, de natureza teórica, é referenciado na abordagem hemenêutico-reconstrutiva de Habermas. A atualidade da educação comparada revela que a compreensão científica tem exigido a investigação de contextos diversificados de modo que possa elucidar problemas comuns. Assim, entendemos que, ao se debruçar nos problemas educacionais, a educação comparada pode, por meio do discurso com o outro, encontrar caminhos cada vez mais adequados às nossas experiências no mundo vivido.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100248Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230055info:eu-repo/semantics/openAccessDevechi,Catia Piccolo VieroTauchen,GionaraTrevisan,Amarildo Luizpor2018-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100248Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2018-10-10T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
title A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
spellingShingle A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
Devechi,Catia Piccolo Viero
educação comparada
aprendizagem comunicativa
discurso
hermenêutica
title_short A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
title_full A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
title_fullStr A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
title_full_unstemmed A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
title_sort A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
author Devechi,Catia Piccolo Viero
author_facet Devechi,Catia Piccolo Viero
Tauchen,Gionara
Trevisan,Amarildo Luiz
author_role author
author2 Tauchen,Gionara
Trevisan,Amarildo Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Devechi,Catia Piccolo Viero
Tauchen,Gionara
Trevisan,Amarildo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv educação comparada
aprendizagem comunicativa
discurso
hermenêutica
topic educação comparada
aprendizagem comunicativa
discurso
hermenêutica
description RESUMO Os estudos comparados em educação buscaram, historicamente, atender a diferentes preocupações e abordagens teóricas passando pela comparação das semelhanças e dessemelhanças entre os sistemas educativos nacionais, como estratégia para orientar as reformas educativas, até os estudos visando à produção de sentidos e de solidariedades simbólicas. Por isso, este artigo objetiva colocar em relevo os rastros históricos dos estudos comparados para contextualizar a evolução de suas discussões até o presente. O estudo, de natureza teórica, é referenciado na abordagem hemenêutico-reconstrutiva de Habermas. A atualidade da educação comparada revela que a compreensão científica tem exigido a investigação de contextos diversificados de modo que possa elucidar problemas comuns. Assim, entendemos que, ao se debruçar nos problemas educacionais, a educação comparada pode, por meio do discurso com o outro, encontrar caminhos cada vez mais adequados às nossas experiências no mundo vivido.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100248
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782018230055
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.23 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492426846208