Modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica: abordagens na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita,Milene Nagila
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ceolim,Amauri Jersi, Cibotto,Rosefran Adriano Gonçales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100217
Resumo: RESUMO Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar percepções de professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) sobre atividades de Modelagem Matemática (MM), na perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC), na Educação Básica (EB). Foram investigados trabalhos publicados na página do PDE, sob a orientação de docentes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Os pressupostos teóricos foram baseados em Ole Skovsmose - EMC e alguns autores que abordam a MM no âmbito da EB. O emprego da Análise Textual Discursiva, sugerida por Roque de Moraes, possibilitou a construção de duas categorias que evidenciaram contribuições das atividades de MM para o ensino e a aprendizagem de matemática. Uma contempla o planejamento, a implementação e a avaliação das atividades de MM na EB, a outra evidencia a preocupação docente com a formação do senso crítico.
id EAA-1_b1c4f1fa110e7f3ebdfb56ef2b0801d1
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782021000100217
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica: abordagens na educação básicaeducação matemática críticamodelagem matemáticaPrograma de Desenvolvimento Educacionaltransformação socialRESUMO Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar percepções de professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) sobre atividades de Modelagem Matemática (MM), na perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC), na Educação Básica (EB). Foram investigados trabalhos publicados na página do PDE, sob a orientação de docentes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Os pressupostos teóricos foram baseados em Ole Skovsmose - EMC e alguns autores que abordam a MM no âmbito da EB. O emprego da Análise Textual Discursiva, sugerida por Roque de Moraes, possibilitou a construção de duas categorias que evidenciaram contribuições das atividades de MM para o ensino e a aprendizagem de matemática. Uma contempla o planejamento, a implementação e a avaliação das atividades de MM na EB, a outra evidencia a preocupação docente com a formação do senso crítico.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100217Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260022info:eu-repo/semantics/openAccessMesquita,Milene NagilaCeolim,Amauri JersiCibotto,Rosefran Adriano Gonçalespor2021-04-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100217Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-04-20T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica: abordagens na educação básica
title Modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica: abordagens na educação básica
spellingShingle Modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica: abordagens na educação básica
Mesquita,Milene Nagila
educação matemática crítica
modelagem matemática
Programa de Desenvolvimento Educacional
transformação social
title_short Modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica: abordagens na educação básica
title_full Modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica: abordagens na educação básica
title_fullStr Modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica: abordagens na educação básica
title_full_unstemmed Modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica: abordagens na educação básica
title_sort Modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica: abordagens na educação básica
author Mesquita,Milene Nagila
author_facet Mesquita,Milene Nagila
Ceolim,Amauri Jersi
Cibotto,Rosefran Adriano Gonçales
author_role author
author2 Ceolim,Amauri Jersi
Cibotto,Rosefran Adriano Gonçales
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita,Milene Nagila
Ceolim,Amauri Jersi
Cibotto,Rosefran Adriano Gonçales
dc.subject.por.fl_str_mv educação matemática crítica
modelagem matemática
Programa de Desenvolvimento Educacional
transformação social
topic educação matemática crítica
modelagem matemática
Programa de Desenvolvimento Educacional
transformação social
description RESUMO Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar percepções de professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) sobre atividades de Modelagem Matemática (MM), na perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC), na Educação Básica (EB). Foram investigados trabalhos publicados na página do PDE, sob a orientação de docentes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Os pressupostos teóricos foram baseados em Ole Skovsmose - EMC e alguns autores que abordam a MM no âmbito da EB. O emprego da Análise Textual Discursiva, sugerida por Roque de Moraes, possibilitou a construção de duas categorias que evidenciaram contribuições das atividades de MM para o ensino e a aprendizagem de matemática. Uma contempla o planejamento, a implementação e a avaliação das atividades de MM na EB, a outra evidencia a preocupação docente com a formação do senso crítico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100217
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782021260022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.26 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493163995136