Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências naturais e biologia e geologia: das perceções às práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia,Sónia de Jesus Elias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cid,Marília Pisco Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100201
Resumo: RESUMO A avaliação das (e para as) aprendizagens tem vindo a assumir uma presença cada vez maior no campo da investigação em Educação. Uma das premissas incontornáveis assume que, ao contrário do que ainda se continua a verificar, a avaliação não deve ser entendida como extrínseca ao processo de ensino e de aprendizagem, pois encontra-se intimamente ligada aos componentes que envolvem o ato de ensinar e de aprender. O artigo resulta de estudo de caso realizado numa escola portuguesa, que pretendeu caracterizar estratégias de avaliação e conhecer perceções sobre avaliação das aprendizagens nas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa. As práticas de avaliação observadas estão associadas às perceções que professor e alunos manifestam sobre avaliação e mostram-se mais orientadas para a classificação e seleção dos alunos do que para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.
id EAA-1_b6f3be3d9886c796ed46b227370175dc
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782021000100201
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências naturais e biologia e geologia: das perceções às práticasavaliação das aprendizagensavaliação para as aprendizagenspráticas avaliativasperceçõesRESUMO A avaliação das (e para as) aprendizagens tem vindo a assumir uma presença cada vez maior no campo da investigação em Educação. Uma das premissas incontornáveis assume que, ao contrário do que ainda se continua a verificar, a avaliação não deve ser entendida como extrínseca ao processo de ensino e de aprendizagem, pois encontra-se intimamente ligada aos componentes que envolvem o ato de ensinar e de aprender. O artigo resulta de estudo de caso realizado numa escola portuguesa, que pretendeu caracterizar estratégias de avaliação e conhecer perceções sobre avaliação das aprendizagens nas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa. As práticas de avaliação observadas estão associadas às perceções que professor e alunos manifestam sobre avaliação e mostram-se mais orientadas para a classificação e seleção dos alunos do que para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100201Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260005info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia,Sónia de Jesus EliasCid,Marília Pisco Castropor2021-03-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100201Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-03-01T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências naturais e biologia e geologia: das perceções às práticas
title Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências naturais e biologia e geologia: das perceções às práticas
spellingShingle Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências naturais e biologia e geologia: das perceções às práticas
Correia,Sónia de Jesus Elias
avaliação das aprendizagens
avaliação para as aprendizagens
práticas avaliativas
perceções
title_short Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências naturais e biologia e geologia: das perceções às práticas
title_full Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências naturais e biologia e geologia: das perceções às práticas
title_fullStr Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências naturais e biologia e geologia: das perceções às práticas
title_full_unstemmed Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências naturais e biologia e geologia: das perceções às práticas
title_sort Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências naturais e biologia e geologia: das perceções às práticas
author Correia,Sónia de Jesus Elias
author_facet Correia,Sónia de Jesus Elias
Cid,Marília Pisco Castro
author_role author
author2 Cid,Marília Pisco Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia,Sónia de Jesus Elias
Cid,Marília Pisco Castro
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação das aprendizagens
avaliação para as aprendizagens
práticas avaliativas
perceções
topic avaliação das aprendizagens
avaliação para as aprendizagens
práticas avaliativas
perceções
description RESUMO A avaliação das (e para as) aprendizagens tem vindo a assumir uma presença cada vez maior no campo da investigação em Educação. Uma das premissas incontornáveis assume que, ao contrário do que ainda se continua a verificar, a avaliação não deve ser entendida como extrínseca ao processo de ensino e de aprendizagem, pois encontra-se intimamente ligada aos componentes que envolvem o ato de ensinar e de aprender. O artigo resulta de estudo de caso realizado numa escola portuguesa, que pretendeu caracterizar estratégias de avaliação e conhecer perceções sobre avaliação das aprendizagens nas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa. As práticas de avaliação observadas estão associadas às perceções que professor e alunos manifestam sobre avaliação e mostram-se mais orientadas para a classificação e seleção dos alunos do que para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100201
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782021260005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.26 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493140926464