Avaliação de aprendizagens: retrato traçado por alunos e professores do ensino regular e profissional de uma escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Lígia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10739
Resumo: Não obstante um universo rico e vasto de trabalhos de investigação e um referencial teórico diversificado e cada vez mais especializado da avaliação educacional, a avaliação das aprendizagens assume cada vez mais um papel dominante não só aquando das reformas educativas, mas também no quotidiano de alunos, encarregados de educação, professores, investigadores e outros agentes educativos que no seu dia a dia se debatem com problemáticas avaliativas tanto inquietantes quanto incontornáveis. Perante um contexto educacional que paradoxalmente se tem regido, por um lado, pela ideologia formativa e, por outro lado, pela tendência da accountability, facto que suscita cada vez mais constrangimentos e desafios, sobretudo na vida de alunos e professores, é legítimo concluir que a avaliação é uma área ainda a clarificar e a reajustar. Foi deste pressuposto que emergiu a presente investigação: "Avaliação de aprendizagens: retrato traçado por alunos e professores do Ensino Regular e Profissional de uma escola". Este estudo averigua a forma como professores e alunos percecionam a avaliação, tentando aferir divergências e/ou pontos de contacto entre estes intervenientes. Deste modo, a investigação empírica baseou-se, numa primeira fase, num estudo exploratório e, numa segunda fase, num estudo descritivo, realizado na Escola ES X, com recurso a métodos quantitativos (inquéritos por questionário), embora com uma abordagem qualitativa. Os inquéritos foram aplicados a alunos de 9.º e 12.º anos (Ensino Regular e Profissional) e respetivos docentes a exercer funções naquele estabelecimento de ensino. Os resultados obtidos mostram que as conceções dos alunos espelham genericamente as conceções da maioria dos professores, ou seja, que existe um predomínio da avaliação sumativa sobre a formativa. De facto, na ES X privilegiam-se os testes e/ou exames e uma ação reforçadora do currículo e os instrumentos e atividades formativas são utilizados numa perspetiva quantitativa; ### ABSTRACT: Learning assessment: a portrait outlined by students and teachers of both regular and vocational education at a school Despite a rich and wide universe of research projects and a varied theoretical wellspring, more and more specialized on the educational assessment, learning assessment increasingly takes on a significant role not only when the educational amendments occur, but also on the students, parents, teachers, researchers and other educational agents' daily routine. Considering an educational context which paradoxically has governed itself, on the one hand, by a formative ideology and, on the other hand, by the latest accountability current, which has risen growing constraints and challenges, mainly in the lives of students and teachers, it is rightful to conclude that assessment is still an area to clarify and readjust. It was based on this assumption that this research was born: "Learning assessment: a portrait outlined by students and teachers of both regular and vocational education at a school." This study investigates how students and teachers perceive assessment, and tries to check differences and/or contact areas among these stakeholders. Thus, the empirical research was supported, firstly, on an exploratory study and, secondly, on a descriptive case carried out at the ES X School, through the use of quantitative methods (questionnaire surveys), although with a qualitative approach. The questionnaire surveys were applied to students attending the 9th and the 12th form (regular and vocational education) and also to their teachers who performed duties in that educational establishment. The results show that in general the students' conceptions reflect those of the teachers; in other words, that there is a predominance of summative assessment on the formative one. Actually, at the ES X School both the tests and/or the exams and an action which reinforces the curriculum are the prerogative, and the formative instruments and activities are used on a quantitative basis.
id RCAP_81d692aaa86d4b76dfaa5f1dc452efc3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10739
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de aprendizagens: retrato traçado por alunos e professores do ensino regular e profissional de uma escolaAvaliação das aprendizagensPerceçõesAlunosProfessoresPráticas de avaliaçãoNão obstante um universo rico e vasto de trabalhos de investigação e um referencial teórico diversificado e cada vez mais especializado da avaliação educacional, a avaliação das aprendizagens assume cada vez mais um papel dominante não só aquando das reformas educativas, mas também no quotidiano de alunos, encarregados de educação, professores, investigadores e outros agentes educativos que no seu dia a dia se debatem com problemáticas avaliativas tanto inquietantes quanto incontornáveis. Perante um contexto educacional que paradoxalmente se tem regido, por um lado, pela ideologia formativa e, por outro lado, pela tendência da accountability, facto que suscita cada vez mais constrangimentos e desafios, sobretudo na vida de alunos e professores, é legítimo concluir que a avaliação é uma área ainda a clarificar e a reajustar. Foi deste pressuposto que emergiu a presente investigação: "Avaliação de aprendizagens: retrato traçado por alunos e professores do Ensino Regular e Profissional de uma escola". Este estudo averigua a forma como professores e alunos percecionam a avaliação, tentando aferir divergências e/ou pontos de contacto entre estes intervenientes. Deste modo, a investigação empírica baseou-se, numa primeira fase, num estudo exploratório e, numa segunda fase, num estudo descritivo, realizado na Escola ES X, com recurso a métodos quantitativos (inquéritos por questionário), embora com uma abordagem qualitativa. Os inquéritos foram aplicados a alunos de 9.º e 12.º anos (Ensino Regular e Profissional) e respetivos docentes a exercer funções naquele estabelecimento de ensino. Os resultados obtidos mostram que as conceções dos alunos espelham genericamente as conceções da maioria dos professores, ou seja, que existe um predomínio da avaliação sumativa sobre a formativa. De facto, na ES X privilegiam-se os testes e/ou exames e uma ação reforçadora do currículo e os instrumentos e atividades formativas são utilizados numa perspetiva quantitativa; ### ABSTRACT: Learning assessment: a portrait outlined by students and teachers of both regular and vocational education at a school Despite a rich and wide universe of research projects and a varied theoretical wellspring, more and more specialized on the educational assessment, learning assessment increasingly takes on a significant role not only when the educational amendments occur, but also on the students, parents, teachers, researchers and other educational agents' daily routine. Considering an educational context which paradoxically has governed itself, on the one hand, by a formative ideology and, on the other hand, by the latest accountability current, which has risen growing constraints and challenges, mainly in the lives of students and teachers, it is rightful to conclude that assessment is still an area to clarify and readjust. It was based on this assumption that this research was born: "Learning assessment: a portrait outlined by students and teachers of both regular and vocational education at a school." This study investigates how students and teachers perceive assessment, and tries to check differences and/or contact areas among these stakeholders. Thus, the empirical research was supported, firstly, on an exploratory study and, secondly, on a descriptive case carried out at the ES X School, through the use of quantitative methods (questionnaire surveys), although with a qualitative approach. The questionnaire surveys were applied to students attending the 9th and the 12th form (regular and vocational education) and also to their teachers who performed duties in that educational establishment. The results show that in general the students' conceptions reflect those of the teachers; in other words, that there is a predominance of summative assessment on the formative one. Actually, at the ES X School both the tests and/or the exams and an action which reinforces the curriculum are the prerogative, and the formative instruments and activities are used on a quantitative basis.Universidade de Évora2014-02-19T16:16:44Z2014-02-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10739http://hdl.handle.net/10174/10739TID:201243890porginhamed@gmail.com681Araújo, Lígiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:33.077564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de aprendizagens: retrato traçado por alunos e professores do ensino regular e profissional de uma escola
title Avaliação de aprendizagens: retrato traçado por alunos e professores do ensino regular e profissional de uma escola
spellingShingle Avaliação de aprendizagens: retrato traçado por alunos e professores do ensino regular e profissional de uma escola
Araújo, Lígia
Avaliação das aprendizagens
Perceções
Alunos
Professores
Práticas de avaliação
title_short Avaliação de aprendizagens: retrato traçado por alunos e professores do ensino regular e profissional de uma escola
title_full Avaliação de aprendizagens: retrato traçado por alunos e professores do ensino regular e profissional de uma escola
title_fullStr Avaliação de aprendizagens: retrato traçado por alunos e professores do ensino regular e profissional de uma escola
title_full_unstemmed Avaliação de aprendizagens: retrato traçado por alunos e professores do ensino regular e profissional de uma escola
title_sort Avaliação de aprendizagens: retrato traçado por alunos e professores do ensino regular e profissional de uma escola
author Araújo, Lígia
author_facet Araújo, Lígia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Lígia
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação das aprendizagens
Perceções
Alunos
Professores
Práticas de avaliação
topic Avaliação das aprendizagens
Perceções
Alunos
Professores
Práticas de avaliação
description Não obstante um universo rico e vasto de trabalhos de investigação e um referencial teórico diversificado e cada vez mais especializado da avaliação educacional, a avaliação das aprendizagens assume cada vez mais um papel dominante não só aquando das reformas educativas, mas também no quotidiano de alunos, encarregados de educação, professores, investigadores e outros agentes educativos que no seu dia a dia se debatem com problemáticas avaliativas tanto inquietantes quanto incontornáveis. Perante um contexto educacional que paradoxalmente se tem regido, por um lado, pela ideologia formativa e, por outro lado, pela tendência da accountability, facto que suscita cada vez mais constrangimentos e desafios, sobretudo na vida de alunos e professores, é legítimo concluir que a avaliação é uma área ainda a clarificar e a reajustar. Foi deste pressuposto que emergiu a presente investigação: "Avaliação de aprendizagens: retrato traçado por alunos e professores do Ensino Regular e Profissional de uma escola". Este estudo averigua a forma como professores e alunos percecionam a avaliação, tentando aferir divergências e/ou pontos de contacto entre estes intervenientes. Deste modo, a investigação empírica baseou-se, numa primeira fase, num estudo exploratório e, numa segunda fase, num estudo descritivo, realizado na Escola ES X, com recurso a métodos quantitativos (inquéritos por questionário), embora com uma abordagem qualitativa. Os inquéritos foram aplicados a alunos de 9.º e 12.º anos (Ensino Regular e Profissional) e respetivos docentes a exercer funções naquele estabelecimento de ensino. Os resultados obtidos mostram que as conceções dos alunos espelham genericamente as conceções da maioria dos professores, ou seja, que existe um predomínio da avaliação sumativa sobre a formativa. De facto, na ES X privilegiam-se os testes e/ou exames e uma ação reforçadora do currículo e os instrumentos e atividades formativas são utilizados numa perspetiva quantitativa; ### ABSTRACT: Learning assessment: a portrait outlined by students and teachers of both regular and vocational education at a school Despite a rich and wide universe of research projects and a varied theoretical wellspring, more and more specialized on the educational assessment, learning assessment increasingly takes on a significant role not only when the educational amendments occur, but also on the students, parents, teachers, researchers and other educational agents' daily routine. Considering an educational context which paradoxically has governed itself, on the one hand, by a formative ideology and, on the other hand, by the latest accountability current, which has risen growing constraints and challenges, mainly in the lives of students and teachers, it is rightful to conclude that assessment is still an area to clarify and readjust. It was based on this assumption that this research was born: "Learning assessment: a portrait outlined by students and teachers of both regular and vocational education at a school." This study investigates how students and teachers perceive assessment, and tries to check differences and/or contact areas among these stakeholders. Thus, the empirical research was supported, firstly, on an exploratory study and, secondly, on a descriptive case carried out at the ES X School, through the use of quantitative methods (questionnaire surveys), although with a qualitative approach. The questionnaire surveys were applied to students attending the 9th and the 12th form (regular and vocational education) and also to their teachers who performed duties in that educational establishment. The results show that in general the students' conceptions reflect those of the teachers; in other words, that there is a predominance of summative assessment on the formative one. Actually, at the ES X School both the tests and/or the exams and an action which reinforces the curriculum are the prerogative, and the formative instruments and activities are used on a quantitative basis.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-19T16:16:44Z
2014-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10739
http://hdl.handle.net/10174/10739
TID:201243890
url http://hdl.handle.net/10174/10739
identifier_str_mv TID:201243890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ginhamed@gmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136529650548736