Avaliação das Aprendizagens: Perceções e Práticas de professores do 3ºciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Ana Margarida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12628
Resumo: Este estudo de natureza qualitativa teve como objetivos a caracterização das perceções dos professores acerca de avaliação, a identificação das estratégias e instrumentos de avaliação que os professores dizem utilizar e indagar a existência de relação entre essas perceções e as suas práticas avaliativas. Baseou-se em dados empíricos obtidos a partir da aplicação de três técnicas de recolha de dados: entrevistas, observação direta e análise documental. Constatou-se alguma influência da tradição clássica de avaliação nas suas perceções, que se enquadram nas primeiras gerações da avaliação, onde prevalece a orientação para a classificação/ certificação em detrimento da orientação para a regulação/ melhoria das aprendizagens, sugerindo práticas avaliativas características da avaliação da aprendizagem e não da avaliação para a aprendizagem, destacando-se a tentativa das participantes em diversificar e modificar as suas estratégias e instrumentos avaliativos o que parece uma aproximação à quarta geração de avaliação.
id RCAP_abc30b0944f88276805aa16e1100b89b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação das Aprendizagens: Perceções e Práticas de professores do 3ºciclo do Ensino Básicopráticas avaliativas de professoresavaliação das aprendizagensperceções sobre avaliaçãoEste estudo de natureza qualitativa teve como objetivos a caracterização das perceções dos professores acerca de avaliação, a identificação das estratégias e instrumentos de avaliação que os professores dizem utilizar e indagar a existência de relação entre essas perceções e as suas práticas avaliativas. Baseou-se em dados empíricos obtidos a partir da aplicação de três técnicas de recolha de dados: entrevistas, observação direta e análise documental. Constatou-se alguma influência da tradição clássica de avaliação nas suas perceções, que se enquadram nas primeiras gerações da avaliação, onde prevalece a orientação para a classificação/ certificação em detrimento da orientação para a regulação/ melhoria das aprendizagens, sugerindo práticas avaliativas características da avaliação da aprendizagem e não da avaliação para a aprendizagem, destacando-se a tentativa das participantes em diversificar e modificar as suas estratégias e instrumentos avaliativos o que parece uma aproximação à quarta geração de avaliação.2015-02-19T10:03:13Z2015-02-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12628http://hdl.handle.net/10174/12628TID:201234173porÉvora112ÉvoraMestradoD ped e educação bibliotecaanamargarida.vilhena@gmail.com229Branco, Ana Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:52.912761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das Aprendizagens: Perceções e Práticas de professores do 3ºciclo do Ensino Básico
title Avaliação das Aprendizagens: Perceções e Práticas de professores do 3ºciclo do Ensino Básico
spellingShingle Avaliação das Aprendizagens: Perceções e Práticas de professores do 3ºciclo do Ensino Básico
Branco, Ana Margarida
práticas avaliativas de professores
avaliação das aprendizagens
perceções sobre avaliação
title_short Avaliação das Aprendizagens: Perceções e Práticas de professores do 3ºciclo do Ensino Básico
title_full Avaliação das Aprendizagens: Perceções e Práticas de professores do 3ºciclo do Ensino Básico
title_fullStr Avaliação das Aprendizagens: Perceções e Práticas de professores do 3ºciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Avaliação das Aprendizagens: Perceções e Práticas de professores do 3ºciclo do Ensino Básico
title_sort Avaliação das Aprendizagens: Perceções e Práticas de professores do 3ºciclo do Ensino Básico
author Branco, Ana Margarida
author_facet Branco, Ana Margarida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Ana Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv práticas avaliativas de professores
avaliação das aprendizagens
perceções sobre avaliação
topic práticas avaliativas de professores
avaliação das aprendizagens
perceções sobre avaliação
description Este estudo de natureza qualitativa teve como objetivos a caracterização das perceções dos professores acerca de avaliação, a identificação das estratégias e instrumentos de avaliação que os professores dizem utilizar e indagar a existência de relação entre essas perceções e as suas práticas avaliativas. Baseou-se em dados empíricos obtidos a partir da aplicação de três técnicas de recolha de dados: entrevistas, observação direta e análise documental. Constatou-se alguma influência da tradição clássica de avaliação nas suas perceções, que se enquadram nas primeiras gerações da avaliação, onde prevalece a orientação para a classificação/ certificação em detrimento da orientação para a regulação/ melhoria das aprendizagens, sugerindo práticas avaliativas características da avaliação da aprendizagem e não da avaliação para a aprendizagem, destacando-se a tentativa das participantes em diversificar e modificar as suas estratégias e instrumentos avaliativos o que parece uma aproximação à quarta geração de avaliação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-02-19T10:03:13Z
2015-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12628
http://hdl.handle.net/10174/12628
TID:201234173
url http://hdl.handle.net/10174/12628
identifier_str_mv TID:201234173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Évora
112
Évora
Mestrado
D ped e educação biblioteca
anamargarida.vilhena@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136533771452416