O Programa Bolsa Família e a condicionalidade educacional: uma análise do desempenho escolar de estudantes em situação de pobreza
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100266 |
Resumo: | Resumo Ao identificar uma lacuna na produção científica referente a pesquisas que tratem do desempenho escolar dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) e da opinião destes sobre o programa, realizou-se um estudo focado no desempenho de estudantes do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. O estudo explorou as percepções formuladas por estudantes — beneficiários e não beneficiários — a respeito do programa e do desempenho que alcançaram no transcurso do processo de escolarização. Parte dos dados analisados foi coletada por meio de dois questionários respondidos pelos estudantes, e outra parte procede dos históricos escolares consultados. O cruzamento de dados e o uso da estatística possibilitaram comparar o desempenho escolar de beneficiários com o de não beneficiários. Os resultados indicaram pouca diferença entre os dois subgrupos e ressaltaram o impacto positivo do PBF na escolarização dos estudantes beneficiados. |
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