Educação em Direitos Humanos: local da diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos,Aura Helena
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100011
Resumo: O estudo investiga a constituição do currículo de Educação em Direitos Humanos no Brasil, procurando identificar os sujeitos com poder de significar a área e os sentidos em disputa nesse processo - destacadamente o modo como a diferença se articula e constrói consensos nesses espaços curriculares. Focaliza textos voltados à formação continuada de educadores e à formulação de diretrizes curriculares de Educação em Direitos Humanos, produzidos em função de projeto implementado com apoio do Ministério da Educação. Argumenta favoravelmente à assunção de uma noção de Direitos Humanos como espaço de expressão da diferença, arena de dissenso, a partir do que se questionam as práticas prescritivas afirmativas de modelos universalizados que caracterizam políticas curriculares, perspectiva que pode ser identificada na experiência analisada de constituição do currículo de Educação em Direitos Humanos.
id EAA-1_bd9bcaa1ab793ee098945593f4fc84fa
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782011000100011
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação em Direitos Humanos: local da diferençaEducação em Direitos HumanosDireitos Humanospolítica curriculardiferençaO estudo investiga a constituição do currículo de Educação em Direitos Humanos no Brasil, procurando identificar os sujeitos com poder de significar a área e os sentidos em disputa nesse processo - destacadamente o modo como a diferença se articula e constrói consensos nesses espaços curriculares. Focaliza textos voltados à formação continuada de educadores e à formulação de diretrizes curriculares de Educação em Direitos Humanos, produzidos em função de projeto implementado com apoio do Ministério da Educação. Argumenta favoravelmente à assunção de uma noção de Direitos Humanos como espaço de expressão da diferença, arena de dissenso, a partir do que se questionam as práticas prescritivas afirmativas de modelos universalizados que caracterizam políticas curriculares, perspectiva que pode ser identificada na experiência analisada de constituição do currículo de Educação em Direitos Humanos.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100011Revista Brasileira de Educação v.16 n.46 2011reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782011000100011info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Aura Helenapor2011-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782011000100011Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2011-05-16T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Direitos Humanos: local da diferença
title Educação em Direitos Humanos: local da diferença
spellingShingle Educação em Direitos Humanos: local da diferença
Ramos,Aura Helena
Educação em Direitos Humanos
Direitos Humanos
política curricular
diferença
title_short Educação em Direitos Humanos: local da diferença
title_full Educação em Direitos Humanos: local da diferença
title_fullStr Educação em Direitos Humanos: local da diferença
title_full_unstemmed Educação em Direitos Humanos: local da diferença
title_sort Educação em Direitos Humanos: local da diferença
author Ramos,Aura Helena
author_facet Ramos,Aura Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos,Aura Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Direitos Humanos
Direitos Humanos
política curricular
diferença
topic Educação em Direitos Humanos
Direitos Humanos
política curricular
diferença
description O estudo investiga a constituição do currículo de Educação em Direitos Humanos no Brasil, procurando identificar os sujeitos com poder de significar a área e os sentidos em disputa nesse processo - destacadamente o modo como a diferença se articula e constrói consensos nesses espaços curriculares. Focaliza textos voltados à formação continuada de educadores e à formulação de diretrizes curriculares de Educação em Direitos Humanos, produzidos em função de projeto implementado com apoio do Ministério da Educação. Argumenta favoravelmente à assunção de uma noção de Direitos Humanos como espaço de expressão da diferença, arena de dissenso, a partir do que se questionam as práticas prescritivas afirmativas de modelos universalizados que caracterizam políticas curriculares, perspectiva que pode ser identificada na experiência analisada de constituição do currículo de Educação em Direitos Humanos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782011000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.16 n.46 2011
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490907459584