Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226 |
Resumo: | RESUMO Nosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação. |
id |
EAA-1_c3cfe08ede3edc0fc5be10e9cb931ca3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782018000100226 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)estado da arteraçaetniaeducaçãoRevista Brasileira de EducaçãoRESUMO Nosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230033info:eu-repo/semantics/openAccessALMEIDA,NEIL FRANCO PEREIRA DEAMÂNCIO,MÁRCIA HELENASANTOS,SÉRGIO PEREIRA DOSSALES,LEYDIANE VITÓRIApor2018-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100226Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2018-06-08T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) |
title |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) |
spellingShingle |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) ALMEIDA,NEIL FRANCO PEREIRA DE estado da arte raça etnia educação Revista Brasileira de Educação |
title_short |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) |
title_full |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) |
title_fullStr |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) |
title_full_unstemmed |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) |
title_sort |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) |
author |
ALMEIDA,NEIL FRANCO PEREIRA DE |
author_facet |
ALMEIDA,NEIL FRANCO PEREIRA DE AMÂNCIO,MÁRCIA HELENA SANTOS,SÉRGIO PEREIRA DOS SALES,LEYDIANE VITÓRIA |
author_role |
author |
author2 |
AMÂNCIO,MÁRCIA HELENA SANTOS,SÉRGIO PEREIRA DOS SALES,LEYDIANE VITÓRIA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA,NEIL FRANCO PEREIRA DE AMÂNCIO,MÁRCIA HELENA SANTOS,SÉRGIO PEREIRA DOS SALES,LEYDIANE VITÓRIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estado da arte raça etnia educação Revista Brasileira de Educação |
topic |
estado da arte raça etnia educação Revista Brasileira de Educação |
description |
RESUMO Nosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782018230033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.23 2018 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492394340352 |