Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Neil Franco Pereira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amâncio, Márcia Helena, Santos, Sérgio Pereira dos, Sales, Leydiane Vitória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33509
http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033
Resumo: Nosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação.
id UNB_72f360d061ea3fbec75f2c941e3d7600
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33509
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)Formación docente y la temática étnico-racial en la Revista Brasileira de Educação de la ANPED (1995-2015)Teacher education and ethnic/racial content in ANPEd’s journal Revista Brasileira de Educação from 1995 through 2015Estado da arteRaçaEducaçãoNosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação.Our goal is to analyze the focus of studies on race, ethnicity and teacher formation published in Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Revista Brasileira de Educação, from 1995 to 2015. By correlating bibliographic and documentary sources, the qualitative approach was the main path of research. The predominance of the race-related subject matters was evidenced in the analysis, followed by ethnics. Correlation between race, ethnicity and other social features that characterize exclusion processes also composed the sample. Another important aspect to be highlighted was that the creation of the Study Group 21 and the Working Group 21 of that association and approval of laws 10,639/2003 and 11,645/2008 seem to directly influence the expansion of publications about racial-ethnic issues in Revista Brasileira de Educação.El objetivo fue analizar el enfoque de los estudios sobre raza, etnia y formación docente en la Revista Brasileira de Educação de la Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, de 1995 a 2015. Bajo la correlación de fuentes bibliográficas y documentales, el abordaje cualitativo consiste en el trayecto predominante. La predominancia de la cuestión de raza fue evidente en los análisis, seguida de la temática etnia. La correlación entre raza, etnia y otras configuraciones sociales que caracterizan procesos de exclusión también compusieron la muestra. Otro aspecto destacado fue de que la creación del Grupo de Estudio 21 y del Grupo de Trabajo 21 de dicha asociación y la homologación de las leyes n. 10.639/2003 y n. 11.645/2008, parecen influenciar directamente en la ampliación de publicaciones sobre la cuestión étnico-racial en la Revista Brasileira de Educação.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-02T13:52:54Z2019-01-02T13:52:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfALMEIDA, Neil Franco Pereira de et al. Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230033, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 mar. 2019. Epub June 11, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33509http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033Almeida, Neil Franco Pereira deAmâncio, Márcia HelenaSantos, Sérgio Pereira dosSales, Leydiane Vitóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:26:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/33509Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:26:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
Formación docente y la temática étnico-racial en la Revista Brasileira de Educação de la ANPED (1995-2015)
Teacher education and ethnic/racial content in ANPEd’s journal Revista Brasileira de Educação from 1995 through 2015
title Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
spellingShingle Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
Almeida, Neil Franco Pereira de
Estado da arte
Raça
Educação
title_short Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
title_full Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
title_fullStr Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
title_full_unstemmed Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
title_sort Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
author Almeida, Neil Franco Pereira de
author_facet Almeida, Neil Franco Pereira de
Amâncio, Márcia Helena
Santos, Sérgio Pereira dos
Sales, Leydiane Vitória
author_role author
author2 Amâncio, Márcia Helena
Santos, Sérgio Pereira dos
Sales, Leydiane Vitória
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Neil Franco Pereira de
Amâncio, Márcia Helena
Santos, Sérgio Pereira dos
Sales, Leydiane Vitória
dc.subject.por.fl_str_mv Estado da arte
Raça
Educação
topic Estado da arte
Raça
Educação
description Nosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:52:54Z
2019-01-02T13:52:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Neil Franco Pereira de et al. Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230033, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 mar. 2019. Epub June 11, 2018. 
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33509
http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033
identifier_str_mv ALMEIDA, Neil Franco Pereira de et al. Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230033, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 mar. 2019. Epub June 11, 2018. 
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33509
http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508331081924608