Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33509 http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033 |
Resumo: | Nosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação. |
id |
UNB_72f360d061ea3fbec75f2c941e3d7600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/33509 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)Formación docente y la temática étnico-racial en la Revista Brasileira de Educação de la ANPED (1995-2015)Teacher education and ethnic/racial content in ANPEd’s journal Revista Brasileira de Educação from 1995 through 2015Estado da arteRaçaEducaçãoNosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação.Our goal is to analyze the focus of studies on race, ethnicity and teacher formation published in Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Revista Brasileira de Educação, from 1995 to 2015. By correlating bibliographic and documentary sources, the qualitative approach was the main path of research. The predominance of the race-related subject matters was evidenced in the analysis, followed by ethnics. Correlation between race, ethnicity and other social features that characterize exclusion processes also composed the sample. Another important aspect to be highlighted was that the creation of the Study Group 21 and the Working Group 21 of that association and approval of laws 10,639/2003 and 11,645/2008 seem to directly influence the expansion of publications about racial-ethnic issues in Revista Brasileira de Educação.El objetivo fue analizar el enfoque de los estudios sobre raza, etnia y formación docente en la Revista Brasileira de Educação de la Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, de 1995 a 2015. Bajo la correlación de fuentes bibliográficas y documentales, el abordaje cualitativo consiste en el trayecto predominante. La predominancia de la cuestión de raza fue evidente en los análisis, seguida de la temática etnia. La correlación entre raza, etnia y otras configuraciones sociales que caracterizan procesos de exclusión también compusieron la muestra. Otro aspecto destacado fue de que la creación del Grupo de Estudio 21 y del Grupo de Trabajo 21 de dicha asociación y la homologación de las leyes n. 10.639/2003 y n. 11.645/2008, parecen influenciar directamente en la ampliación de publicaciones sobre la cuestión étnico-racial en la Revista Brasileira de Educação.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-02T13:52:54Z2019-01-02T13:52:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfALMEIDA, Neil Franco Pereira de et al. Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230033, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 mar. 2019. Epub June 11, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33509http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033Almeida, Neil Franco Pereira deAmâncio, Márcia HelenaSantos, Sérgio Pereira dosSales, Leydiane Vitóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:26:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/33509Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:26:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) Formación docente y la temática étnico-racial en la Revista Brasileira de Educação de la ANPED (1995-2015) Teacher education and ethnic/racial content in ANPEd’s journal Revista Brasileira de Educação from 1995 through 2015 |
title |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) |
spellingShingle |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) Almeida, Neil Franco Pereira de Estado da arte Raça Educação |
title_short |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) |
title_full |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) |
title_fullStr |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) |
title_full_unstemmed |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) |
title_sort |
Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) |
author |
Almeida, Neil Franco Pereira de |
author_facet |
Almeida, Neil Franco Pereira de Amâncio, Márcia Helena Santos, Sérgio Pereira dos Sales, Leydiane Vitória |
author_role |
author |
author2 |
Amâncio, Márcia Helena Santos, Sérgio Pereira dos Sales, Leydiane Vitória |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Neil Franco Pereira de Amâncio, Márcia Helena Santos, Sérgio Pereira dos Sales, Leydiane Vitória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado da arte Raça Educação |
topic |
Estado da arte Raça Educação |
description |
Nosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-02T13:52:54Z 2019-01-02T13:52:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Neil Franco Pereira de et al. Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230033, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 mar. 2019. Epub June 11, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33509 http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Neil Franco Pereira de et al. Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230033, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 mar. 2019. Epub June 11, 2018. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33509 http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508331081924608 |