O método Gaspariano como perspectiva crítica de qualificação didática no ensino superior: pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Terezinha Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Wagner,Valdilene, Gasparin,João Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100253
Resumo: RESUMO Este artigo critica o modelo reprodutivista acrítico de transmissão do conhecimento centrado na figura do professor e investiga o potencial da ação didática docente, no ensino superior, quando amparada pelo método Gaspariano. Estudo de método qualitativo do tipo pesquisa-ação e avaliação formativa elaborado sob a voz dos docentes coparticipantes do projeto de intervenção. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados mostraram engajamento dos docentes em relação ao método, clima favorável à aprendizagem dos discentes, boa adaptação, superação das dificuldades e compromisso com a intervenção. A ação didática docente, a partir do método, aproximou os acadêmicos das discussões e ações políticas e sociais do cotidiano, proporcionando o protagonismo acadêmico, além de fornecer insights que desafiaram dialeticamente as questões sociais situadas, indicando um cenário propício de implementação futura.
id EAA-1_c464324dac10596a301b98917c75387f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782022000100253
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling O método Gaspariano como perspectiva crítica de qualificação didática no ensino superior: pesquisa-açãopedagogia histórico-críticateoria histórico-culturalmétodo GasparianoRESUMO Este artigo critica o modelo reprodutivista acrítico de transmissão do conhecimento centrado na figura do professor e investiga o potencial da ação didática docente, no ensino superior, quando amparada pelo método Gaspariano. Estudo de método qualitativo do tipo pesquisa-ação e avaliação formativa elaborado sob a voz dos docentes coparticipantes do projeto de intervenção. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados mostraram engajamento dos docentes em relação ao método, clima favorável à aprendizagem dos discentes, boa adaptação, superação das dificuldades e compromisso com a intervenção. A ação didática docente, a partir do método, aproximou os acadêmicos das discussões e ações políticas e sociais do cotidiano, proporcionando o protagonismo acadêmico, além de fornecer insights que desafiaram dialeticamente as questões sociais situadas, indicando um cenário propício de implementação futura.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100253Revista Brasileira de Educação v.27 2022reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782022270080info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Terezinha LimaWagner,ValdileneGasparin,João Luizpor2022-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782022000100253Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-09-01T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv O método Gaspariano como perspectiva crítica de qualificação didática no ensino superior: pesquisa-ação
title O método Gaspariano como perspectiva crítica de qualificação didática no ensino superior: pesquisa-ação
spellingShingle O método Gaspariano como perspectiva crítica de qualificação didática no ensino superior: pesquisa-ação
Pereira,Terezinha Lima
pedagogia histórico-crítica
teoria histórico-cultural
método Gaspariano
title_short O método Gaspariano como perspectiva crítica de qualificação didática no ensino superior: pesquisa-ação
title_full O método Gaspariano como perspectiva crítica de qualificação didática no ensino superior: pesquisa-ação
title_fullStr O método Gaspariano como perspectiva crítica de qualificação didática no ensino superior: pesquisa-ação
title_full_unstemmed O método Gaspariano como perspectiva crítica de qualificação didática no ensino superior: pesquisa-ação
title_sort O método Gaspariano como perspectiva crítica de qualificação didática no ensino superior: pesquisa-ação
author Pereira,Terezinha Lima
author_facet Pereira,Terezinha Lima
Wagner,Valdilene
Gasparin,João Luiz
author_role author
author2 Wagner,Valdilene
Gasparin,João Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Terezinha Lima
Wagner,Valdilene
Gasparin,João Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia histórico-crítica
teoria histórico-cultural
método Gaspariano
topic pedagogia histórico-crítica
teoria histórico-cultural
método Gaspariano
description RESUMO Este artigo critica o modelo reprodutivista acrítico de transmissão do conhecimento centrado na figura do professor e investiga o potencial da ação didática docente, no ensino superior, quando amparada pelo método Gaspariano. Estudo de método qualitativo do tipo pesquisa-ação e avaliação formativa elaborado sob a voz dos docentes coparticipantes do projeto de intervenção. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados mostraram engajamento dos docentes em relação ao método, clima favorável à aprendizagem dos discentes, boa adaptação, superação das dificuldades e compromisso com a intervenção. A ação didática docente, a partir do método, aproximou os acadêmicos das discussões e ações políticas e sociais do cotidiano, proporcionando o protagonismo acadêmico, além de fornecer insights que desafiaram dialeticamente as questões sociais situadas, indicando um cenário propício de implementação futura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100253
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782022270080
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.27 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493472276480