Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300679 |
Resumo: | RESUMOEste artigo retoma achados de dois grandes estudos realizados sobre a condição docente no Brasil, realizados sob o patrocínio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), respectivamente em 2009 e 2011, e discute implicações das políticas de formação de professores, problematizando-as à luz de dados recentes, de novas ações de governo nesse campo e das interfaces com outras dimensões das políticas educacionais no contexto atual. |
id |
EAA-1_dfca619d5296618e856fde0cc04c9b1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782015000300679 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneospolíticas docentesformação docenteeducação básicaRESUMOEste artigo retoma achados de dois grandes estudos realizados sobre a condição docente no Brasil, realizados sob o patrocínio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), respectivamente em 2009 e 2011, e discute implicações das políticas de formação de professores, problematizando-as à luz de dados recentes, de novas ações de governo nesse campo e das interfaces com outras dimensões das políticas educacionais no contexto atual.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300679Revista Brasileira de Educação v.20 n.62 2015reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782015206207info:eu-repo/semantics/openAccessBARRETTO,ELBA SIQUEIRA DE SÁpor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782015000300679Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2015-10-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos |
title |
Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos |
spellingShingle |
Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos BARRETTO,ELBA SIQUEIRA DE SÁ políticas docentes formação docente educação básica |
title_short |
Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos |
title_full |
Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos |
title_fullStr |
Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos |
title_full_unstemmed |
Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos |
title_sort |
Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos |
author |
BARRETTO,ELBA SIQUEIRA DE SÁ |
author_facet |
BARRETTO,ELBA SIQUEIRA DE SÁ |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARRETTO,ELBA SIQUEIRA DE SÁ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
políticas docentes formação docente educação básica |
topic |
políticas docentes formação docente educação básica |
description |
RESUMOEste artigo retoma achados de dois grandes estudos realizados sobre a condição docente no Brasil, realizados sob o patrocínio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), respectivamente em 2009 e 2011, e discute implicações das políticas de formação de professores, problematizando-as à luz de dados recentes, de novas ações de governo nesse campo e das interfaces com outras dimensões das políticas educacionais no contexto atual. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300679 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782015206207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.20 n.62 2015 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491633074176 |