Educação profissional paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100206 |
Resumo: | RESUMO O trabalho objetiva analisar as relações entre o público e o privado nas políticas de educação profissional do estado de São Paulo e, mais especificamente, nas propostas de organização curricular do ensino técnico de nível médio desenvolvido no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, nos anos 1995-2018. O estudo utiliza fontes primárias (documentos governamentais e os produzidos na instituição) e secundárias (revisão bibliográfica). Observa-se, nesse período histórico de gestão neoliberal dos governos do Partido da Social Democracia Brasileira no estado, a crescente atuação de agentes privados na formulação, no monitoramento e na avaliação das políticas curriculares da instituição. Tal movimento caracteriza um processo peculiar de privatização endógena do ensino profissional no âmbito da rede pública estadual de educação. |
id |
EAA-1_e3545d469eb32479058f401c85212609 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782022000100206 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação profissional paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018)educação profissionalpolítica educacional paulistaproposta curricularprivatização da educaçãoRESUMO O trabalho objetiva analisar as relações entre o público e o privado nas políticas de educação profissional do estado de São Paulo e, mais especificamente, nas propostas de organização curricular do ensino técnico de nível médio desenvolvido no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, nos anos 1995-2018. O estudo utiliza fontes primárias (documentos governamentais e os produzidos na instituição) e secundárias (revisão bibliográfica). Observa-se, nesse período histórico de gestão neoliberal dos governos do Partido da Social Democracia Brasileira no estado, a crescente atuação de agentes privados na formulação, no monitoramento e na avaliação das políticas curriculares da instituição. Tal movimento caracteriza um processo peculiar de privatização endógena do ensino profissional no âmbito da rede pública estadual de educação.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100206Revista Brasileira de Educação v.27 2022reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782022270005info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes,Carmen Sylvia VidigalReis,Elydimara Durso dosAlencar,Felipepor2022-02-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782022000100206Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-02-24T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação profissional paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018) |
title |
Educação profissional paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018) |
spellingShingle |
Educação profissional paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018) Moraes,Carmen Sylvia Vidigal educação profissional política educacional paulista proposta curricular privatização da educação |
title_short |
Educação profissional paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018) |
title_full |
Educação profissional paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018) |
title_fullStr |
Educação profissional paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018) |
title_full_unstemmed |
Educação profissional paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018) |
title_sort |
Educação profissional paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018) |
author |
Moraes,Carmen Sylvia Vidigal |
author_facet |
Moraes,Carmen Sylvia Vidigal Reis,Elydimara Durso dos Alencar,Felipe |
author_role |
author |
author2 |
Reis,Elydimara Durso dos Alencar,Felipe |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes,Carmen Sylvia Vidigal Reis,Elydimara Durso dos Alencar,Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação profissional política educacional paulista proposta curricular privatização da educação |
topic |
educação profissional política educacional paulista proposta curricular privatização da educação |
description |
RESUMO O trabalho objetiva analisar as relações entre o público e o privado nas políticas de educação profissional do estado de São Paulo e, mais especificamente, nas propostas de organização curricular do ensino técnico de nível médio desenvolvido no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, nos anos 1995-2018. O estudo utiliza fontes primárias (documentos governamentais e os produzidos na instituição) e secundárias (revisão bibliográfica). Observa-se, nesse período histórico de gestão neoliberal dos governos do Partido da Social Democracia Brasileira no estado, a crescente atuação de agentes privados na formulação, no monitoramento e na avaliação das políticas curriculares da instituição. Tal movimento caracteriza um processo peculiar de privatização endógena do ensino profissional no âmbito da rede pública estadual de educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100206 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782022270005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.27 2022 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122493405167616 |